Cronograma ENEM 2023: confira TODAS as datas

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.

Atualmente, a prova é aplicada em todos os estados brasileiros pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos centros de aplicação no Brasil.

As inscrições para o ENEM 2023 começam em menos de um mês e, dessa maneira, é muito importante que você tenha todas as principais datas do cronograma em mente.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as principais datas do cronograma ENEM 2023. Confira!

Cronograma ENEM 2023: período de inscrições

Todos os candidatos poderão se inscrever para o ENEM 2023 entre os dias 5 de junho e 16 de junho de 2023.

É válido destacar que as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online por meio da Página do Participante do ENEM, no site do INEP.

Os candidatos que precisarem de atendimento especializado durante a aplicação do ENEM 2023 deverão fazer a solicitação para o mesmo e receberão a resposta até o dia 26 de junho de 2023.

Cronograma ENEM 2023: pagamento da taxa de inscrição

Segundo o edital do ENEM 2023, a taxa de inscrição para participação do ENEM não sofreu alterações em relação ao valor do ano passado (edição 2022). Dessa maneira, todos os candidatos (com exceção daqueles que obtiveram a isenção do pagamento) deverão pagar o valor de R$ 85,00.

O pagamento deverá ser realizado entre os dias 5 de junho e 21 de junho de 2023. Todos os candidatos podem pagar a taxa por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O boleto pode ser pago em lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e aplicativos.

Além disso, é válido destacar que alguns candidatos (Estudantes da rede pública ou bolsistas integral na rede particular; Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e inscritos no CadÚnicopuderam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O resultado das isenções foi divulgado nesta segunda-feira, dia 8 de maio de 2023.

Cronograma ENEM 2023: atendimento especializado e tratamento pelo nome social

Os candidatos que quiserem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social deverão fazer esse procedimento entre os dias 5 e 16 de junho de 2023.

O resultado será disponibilizado no dia 26 de junho e os recursos poderão ser apresentados entre os dias 26 e 30 de junho de 2023.

Por fim, o resultado dos recursos será divulgado somente no dia 5 de julho de 2023.

Cronograma ENEM 2023: datas das provas

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Elas serão divididas da seguinte forma:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Além disso, segundo as informações que já foram divulgadas, cartão de confirmação de inscrição, em que serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, será disponibilizado para os candidatos no mês de outubro.

Cronograma ENEM 2023: divulgação do gabarito e resultados

O gabarito oficial do ENEM 2023 será divulgado no dia 24 de novembro de 2023.

Os resultados oficiais, por sua vez, serão disponibilizados somente em 2024, no dia 16 de janeiro. Tenha em mente, porém, que a data de divulgação dos resultados obtidos pelos candidatos treineiros, ou seja, que ainda não concluíram o Ensino Médio, serão divulgadas somente depois dessa data, em outra ocasião.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.