Resumão: 8 maiores eventos históricos da Europa

A Europa é conhecida não apenas por suas revoluções e guerras, mas também por suas mudanças socioculturais, incluindo a Renascença, a Reforma Protestante e o colonialismo. Os efeitos dessas mudanças ainda podem ser vistos no mundo de hoje.

Acompanhe abaixo uma lista com os principais eventos que ocorreram na Europa e se dissiparam para todos os cantos do planeta.

Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural e sócio-político dos séculos XV e XVI. Ele enfatizou a redescoberta de textos e ideias da antiguidade clássica.

Na verdade, esse movimento começou ao longo de alguns séculos, ocorrendo à medida que as estruturas de classe e políticas da Europa medieval começaram a se desintegrar.

O Renascimento começou na Itália, mas logo abrangeu toda a Europa. Essa foi a época de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Assistiu a revoluções no pensamento, na ciência e na arte, bem como na exploração do mundo. O Renascimento foi um renascimento cultural que atingiu toda a Europa.

Colonialismo e imperialismo

Os europeus conquistaram, se estabeleceram e governaram uma grande proporção da massa de terra da Terra. Os efeitos desses impérios ultramarinos ainda são sentidos hoje.

Os historiadores geralmente concordam que a expansão colonial da Europa ocorreu em várias fases. O século 15 viu os primeiros assentamentos nas Américas e isso se estendeu até o século 19. Ao mesmo tempo, os ingleses, holandeses, franceses, espanhóis, portugueses e outros países europeus exploraram e colonizaram a África, Índia, Ásia e o continente que se tornaria a Austrália.

Esses impérios eram mais do que órgãos governamentais sobre terras estrangeiras. O impacto também se espalhou para a religião e a cultura, deixando um toque da influência europeia em todo o mundo.

Reforma Protestante

A Reforma foi uma divisão na igreja cristã latina durante o século XVI. É introduzido o protestantismo para o mundo e criou uma grande divisão que dura até hoje.

Tudo começou na Alemanha em 1517 com os ideais de Martinho Lutero. Sua pregação atraiu uma população que estava insatisfeita com o exagero da Igreja Católica. Não demorou muito para que a Reforma varresse a Europa.

A Reforma Protestante foi uma revolução espiritual e política que levou a várias igrejas reformistas. Ajudou a moldar o governo moderno e as instituições religiosas e como essas duas interagem.

Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural dos séculos XVII e XVIII. Os principais pensadores do Iluminismo, a saber, enfatizaram o valor da razão sobre a fé cega e a superstição.

Este movimento foi liderado ao longo dos anos por um grupo de escritores e pensadores. As filosofias de homens como Hobbes, Locke e Voltaire levaram a novas maneiras de pensar sobre a sociedade, o governo, assim como a educação que mudariam o mundo para sempre.

Do mesmo modo, o trabalho de Newton reformulou a “filosofia natural”. Muitos desses homens foram perseguidos por suas novas formas de pensar. Sua influência, porém, é inegável.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa, que começou em 1789, afetou todos os aspectos da França e grande parte da Europa. Muitas vezes, recebe o nome de início da era moderna. A revolução começou com uma crise financeira e uma monarquia que sobrecarregou e sobrecarregou seu povo.

A revolta inicial foi apenas o começo do caos que varreria a França, assim como desafiaria todas as tradições e costumes do governo.

No final, a Revolução Francesa teve suas consequências. O principal deles, a saber, foi a ascensão de Napoleão Bonaparte em 1802. Ele lançaria toda a Europa na guerra e, no processo, redefiniria o continente para sempre.

Revolução Industrial

A segunda metade do século 18 viu mudanças científicas e tecnológicas que mudariam radicalmente o mundo. A primeira “revolução industrial” começou por volta de 1760 e terminou na década de 1840. Durante esse tempo, a mecanização, assim como as fábricas alteraram a natureza da economia e da sociedade. Além disso, a urbanização e a industrialização remodelaram a paisagem física e mental.

Essa foi a época em que o carvão e o ferro assumiram as indústrias e começaram a modernizar os sistemas de produção. Também testemunhou a introdução da energia a vapor que revolucionou o transporte. Isso levou a uma grande mudança e crescimento populacional como o mundo nunca tinha visto.

Revoluções russas

Em 1917, duas revoluções convulsionaram a Rússia. O primeiro levou à guerra civil e à derrubada dos czares. Isso ocorreu perto do fim da Primeira Guerra Mundial e terminou com a segunda revolução e a criação de um governo comunista.

Em outubro daquele ano, Vladimir Lenin e os bolcheviques conquistaram o país. A introdução do comunismo em uma grande potência mundial ajudou a transformar a política mundial.

Holocausto

A Alemanha imperial entrou em colapso no final da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, a Alemanha passou por uma época tumultuada que culminou com a ascensão do nazismo e a Segunda Guerra Mundial.

A República de Weimar manteve o controle da República Alemã após a primeira guerra. Foi por meio dessa estrutura de governo única – que durou apenas 15 anos – que o Partido Nazista surgiu.

Liderada por Adolf Hitler, a Alemanha enfrentaria seus maiores desafios políticos, sociais e morais. A devastação causada por Hitler e seus homólogos na Segunda Guerra Mundial marcaria permanentemente a Europa e o mundo inteiro.

E então, gostou de conhecer todos esses importantes eventos? Todos eles costumam aparecer nas provas do Enem, vestibular, assim como concursos.

Não deixe de ler também – Peste Bubônica: Conheça a pandemia que devastou a Europa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.