Entenda as três fases da Revolução Industrial 

A Revolução Industrial foi um dos processos mais importantes do desenvolvimento da sociedade contemporânea. 

Devido sua importância, aparece sempre em diversas questões de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre as três fases da Revolução Industrial. 

Conceito

A Revolução Industrial, consistiu em uma série de mudanças na maneira de produzir. E teve início na Inglaterra no século XVIII. 

O trabalho que antes era doméstico ou artesanal, passou a ser assalariado e com uso de máquinas produzindo em grandes escalas. 

Além disso, ocasionou o aumento do comércio internacional nos séculos XVI e XVII a burguesia aumentou sua riqueza e por isso conseguiu recursos para investir na evolução produtiva. 

Dessa maneira, a burguesia inglesa começou a investir na criação de máquinas para a indústria e aperfeiçoamento das técnicas de produção, buscando aumentar os lucros. 

Os ingleses foram a primeira nação a iniciar a industrialização do país com a utilização de máquinas. Dentre os fatores que facilitaram essa implementação, podemos destacar como os principais:

  • Burguesia forte economicamente 
  • Principal zona de livre comércio da Europa 
  • Localização privilegiada por estar junto ao mar 
  • Êxodo rural 

Ademais, vamos entender como aconteceu as três fases da Revolução Industrial. 

Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX. Teve como principal características o uso das máquinas no processo produtivo, ocasionando grandes transformações em vários setores da sociedade. 

Por esses motivos foi possível o aparecimento de indústrias de tecido de algodão, além disso, ocorreu o aprimoramento de máquinas a vapor. 

Além disso, economicamente houve a separação do capital, representada pelos donos dos meios de produção e o trabalho desempenhado pelos operários assalariados. 

Com o aparecimento das fábricas, os operários tinham que operar uma máquina específica para realização das suas tarefas. 

No entanto, as condições de trabalho eram precárias e por isso surgiram organizações trabalhistas e sindicatos, buscando reivindicar melhores condições de trabalho e salário justo. 

Ademais, outros fatores surgiram com a Revolução industrial como o êxodo rural, crescimento urbano e surgimento da classe operária. 

Segunda Revolução Industrial

Ocorreu no século XIX e teve a industrialização de outras nações como a Alemanha, França, Itália e Rússia. 

Além disso, a Segunda Revolução Industrial também apresentou um modo capitalista menos competitivo e virado para o monopólio. Ou seja, empresas e países controlavam e monopolizam o comércio. 

Nessa etapa aconteceu o aperfeiçoamento tecnológico e científico visando a invenção de técnicas produtivas satisfatórias como a criação de produtos de qualidade, visando um melhor desempenho industrial. 

Trata-se de uma época inovadora, principalmente pelo uso do aço, da energia elétrica e dos derivados de petróleo. Ademais, ocorreu a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e a criação de produtos químicos. 

Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial começou no século XX e visou o desenvolvimento eletrônico que corroborou para o surgimento da informática e automação das indústrias. 

Esse fato corroborou para a substituição da mão de obra humana por máquinas. Ou seja, o trabalhador passou a intervir somente em algumas etapas do processo produtivo. 

Ademais, os avanços tecnológicos obtidos nessa fase foram primordiais para a criação de diversos produtos como:

  • Computador 
  • Celular 
  • Fax 
  • Carros de alta tecnologia 
  • Aviões de ponta 
  • Entre outros 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Revolução Industrial?

Não deixe de ler também – Saiba mais sobre Toyotismo e sua influência para a globalização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.