Os Curdos: vai cair no ENEM!

Os Curdos: tudo aquilo que você precisa saber

Os Curdos formam um povo apátrida que conta com mais de trinta milhões de pessoas em todo o mundo.

Questões sobre esse povo são extremamente comuns nos principais vestibulares do país e na prova do ENEM, principalmente nas matérias de geografia e de atualidades.

Os Curdos: Introdução

Os curdos são conhecidos por serem o maior povo apátrida de todo o mundo, compondo uma população de cerca de 30 milhões de pessoas. Apesar de serem o quarto maior grupo étnico de todo Oriente Médio, esse povo nunca conseguiu um país próprio. Dessa maneira, eles vivem em territórios de todo o mundo, com um destaque especial para cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia.

É válido destacar que os curdos desempenham um papel importantíssimo na atualidade, lutando contra o Estado Islâmico.

Os Curdos: Origem

Historiadores afirmam que o povo curdo teria se originado no Oriente Médio, integrando parte do Império Turco-Otomano. Já no século XIII os curdos eram citados pelo grande viajante Marco Polo, que conhecia diversos territórios do Oriente. O grupo está presente, ainda, em diversos textos árabes de toda a Idade Média.

É válido destacar também que um dos maiores líderes muçulmanos da Idade Média e que tomou Jerusalém dos católicos durante as Cruzadas, Saladino, era da etnia curda.

Os Curdos: Religião

Os curdos não possuem uma religião específica. Dessa forma, podemos encontrar curdos que praticam o islamismo, outros que praticando o cristianismo e outros ainda que praticam o judaísmo. Ainda, alguns curdos seguem a religião yazidi, que mescla características do zoroastrismo, do islamismo e do judaísmo.

Os Curdos: Nacionalismo

O nacionalismo do povo curdo foi consolidado, de fato, no ano de 1910, quando ainda faziam parte do império dos turcos-otomanos. Foi nesse mesmo ano que a bandeira do país curdo que eles deixavam formar foi criada.

A criação de um país para os curdos foi cogitada após a Primeira Guerra Mundial, com a assinatura do Tratado de Sèvres, no ano de 1920. Porém, a ideia seria abandonada e pouco tempo devido à interesses conflitantes da  Turquia e da Inglaterra.

Os Curdos: Curdistão

Os curdos sempre foram perseguidos pelos iraquianos. Porém, a partir do ano de 1970, a Região do Curdistão, em que habitam 7 milhões de pessoas da etnia curda, passou a ser extremamente atacada pela ditador Saddam Hussein.

Todavia, com a morte do ditador no ano de 2006, os curdos passaram a exigir uma maior autonomia em relação ao Iraque, com o objetivo de formar uma espécie de região independente. Em setembro de 2017, foi realizado um referendo sobre a independência do Curdistão. Porém, a votação foi contestada pelo governo do Iraque, que a classificou como ilegal. É válido ressaltar que o Iraque não deseja perder a região do Curdistão, uma vez que ela possui amplas e valiosas reservas de petróleo.

Os curdos ainda não conseguiram a consolidação de um Estado Nacional próprio e os conflitos entre os membros dessa etnia e diversos outros povos permanecem ocorrendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.