Os Beduínos: conheça esses grupos!

Os Beduínos: um resumo

O termo “beduíno” é utilizado para classificar um dos tantos povos que vivem no Oriente Médio de maneira nômade. 

Esse assunto pode aparecer em uma grande quantidade de provas de história, principalmente naquela dos vestibulares.

Os Beduínos: introdução

Os beduínos são povos nômades que habitam as regiões desertas no norte da África e do Oriente Médio desde o período em que o local era dominado pelo Egito Antigo

Os Beduínos: origem do termo

O termo “beduínos” deriva das palavras árabes al bedu e al beit, termos que significam habitantes dos desertos ou povos das tendas. 

Os Beduínos: características

Os beduínos vivem, desde os primórdios de seu surgimento, da criação de  animais como cabras, ovelhas e camelos. Podemos destacar também os indivíduos mais velhos entre os membros dos grupos de beduínos são os responsáveis por domesticar os camelos.

Em sua grande maioria, esses grupos seguem a religião islâmica e se organizam com base em um particular sistema político baseado na unidade familiar patriarcal.

Os grupos de beduínos possuem um líder político e espiritual, denominado de xeque, e que pode sofrer com variações de status de acordo com as tribos. Esses status podem ser definidos a partir da ancestralidade de cada tribo: naquelas com ancestrais importantes, os líderes são considerados nobres, enquanto nas outras, os líderes lideram seus grupos para que eles sirvam as tribos nobres trabalhando como artesãos e ferreiros. 

Normalmente, as tribos caminham pelo deserto até chegar a um oásis, onde estendem as suas tendas, feitas a partir de pele de camelo e cabra. Essas, por sua vez, são colocadas de forma a criar uma divisão entre a parte dos homens e aquela das mulheres e crianças. O local destinado aos homens é palco das transações comerciais e da recepção de convidados, enquanto o das mulheres e crianças é o palco do armazém e da cozinha. 

Os Beduínos: migrações

Inicialmente, os beduínos migraram da península arábica para o norte da África, região que era controlada pelo povo árabe a partir do século VII. No entanto, após o fim da Primeira Guerra Mundial, manter o estilo de vida nômade desses grupos se tornou cada vez mais difícil, uma vez que o controle dos territórios cresceu juntamente com a expansão das formas de governo.

Atualmente, os beduínos são poucos e cada vez mais se tornam um povo sedentário, que se afasta de suas tradições devido às imposições sociais da atualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.