Organização no ambiente de trabalho – Como se organizar?

Saiba quais ações podem melhorar a sua organização no trabalho.

organização no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença nos resultados de uma pessoa. É ela quem promove a motivação ou a preguiça; impulsiona a criatividade ou simplesmente cria um bloqueio mental; entre outros efeitos significativos.

Por isso, observar a sua rotina de trabalho e a sua própria mesa é de suma importância para conquistar resultados mais promissores.

Dicas de organização no ambiente de trabalho

A organização no ambiente de trabalho pode acontecer a todo momento, mas o ideal é que você comece a preparar a sua mesa logo cedo, quando você começa a trabalhar.

Isso dará mais energia para você focar nas principais atividades do dia, além de fazer com que o seu cérebro se sinta mais concentrado em cada ação que deve ser tomada.

Sendo assim, veja as nossas dicas e comece a colocá-las em prática o quanto antes:

1- Prepare a sua mesa sempre no começo do dia

Ao chegar no seu trabalho, prepare a sua mesa para começar o seu dia. Aqui, você deve limpar se houver poeira sobre os materiais; deve deixar à mão a sua agenda e outros tipos de ferramentas de trabalho; deve tirar de perto todas as distrações, como o celular; entre outras organizações necessária.

Se você puder chegar mais cedo para tomar essa ação, será ainda melhor. Afinal, antes mesmo de começar o trabalho você já estará deixando tudo pronto para um dia muito mais motivador.

2- Descarte a papelada e os materiais que não fazem mais sentido

Enquanto você estiver organizando a sua mesa, foque em descartar toda aquela papelada que não faz sentido permanecer ali. Tire os materiais que não são utilizados há mais de duas semanas e guarde-os de maneira organizada em outro local (pode ser uma gaveta ou até mesmo uma caixa organizadora).

Deixe apenas aquilo que você usa todos os dias e possíveis materiais de suporte que também são usados de maneira recorrente, embora não todos os dias.

3- Prefira os documentos digitais

Ao invés de imprimir tudo o que for importante, que tal começar a aderir mais aos documentos digitais? Pois eles podem otimizar o espaço e fazer com que a organização no ambiente de trabalho seja muito maior. Afinal, você não terá um acúmulo de papéis na sua mesa.

Portanto, antes de solicitar aquele relatório impresso a alguém, que tal solicitar por e-mail ou até mesmo através do Google Docs? Pense nisso!

4- Tenha uma agenda e um único bloco de notas – evite dezenas de papéis e anotações

Não seja aquele tipo de pessoa que fica espalhando um monta de post-it e papéis com anotações sobre a mesa. Mas sim, tenha uma única agenda para o seu checklist e um único bloco de anotações para manter tudo sempre à mão e organizado.

Dezenas de papéis de anotações sobre a mesa podem “minar” o seu foco e fazer com que a sensação de bagunça roube a sua criatividade e concentração. Cuide disso se você quiser ter mais organização no ambiente de trabalho. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.