Confira quais são as quatro novas tendências de gestão empresarial para 2023

Empreendedores devem ficar atento a novas mudanças no mercado

Atualmente, as organizações têm buscado colaboradores altamente qualificados para compor seu quadro de funcionários garantindo uam boa gestão empresarial. No entanto, ao conseguirem profissionais gabaritados para atuarem, elas muitas vezes esquecem deles e não dão a atenção devida para sua carreira e crescimento dentro da companhia.

De fato, 2022 foi um ano atípico, onde o mercado precisou aprender com as novas tendências e novidades relacionadas à atuação de seus colaboradores. Este ano pode ser um período onde será necessário dar a devida atenção aos profissionais que atuam dentro da corporação, de forma a valorizá-los.

De acordo com o cofundador do NeuroLeadership Institute, David Rock, o empreendedor deve observar quatro tendências relacionadas ao ambiente empresarial de forma que a gestão do negócio seja propícia ao desenvolvimento não só da organização, mas também de seu quadro de funcionários.

Para David Rock, é preciso que o empresário fique atento a algumas questões importantes, como por exemplo um ambiente de bem estar no trabalho, ou ainda, segurança empresarial, respeito às diferenças dentro da empresa, e a recuperação econômica depois da crise da covid-19.

Entraremos abaixo em mais detalhes sobre estas quatro questões:

1 – Bem estar no ambiente de trabalho

Durante muito tempo os gestores empresariais e líderes de uma organização viam seu papel como se fossem apenas eles os responsáveis por levar a empresa ao topo, conquistando mais negócios, lucros e crescimento no empreendimento. Com a pandemia, houve a necessidade de se pensar no bem estar de seus colaboradores.

A saúde mental se tornou importante, e os líderes corporativos devem buscar uma maior proatividade relacionada a esta questão, de modo a fomentar a tranquilidade no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que benefícios como descontos em academias de ginástica, aconselhamento financeiro, etc, não são mais suficientes.

É preciso observar que atualmente as empresas são responsáveis pela saúde física e mental de seus funcionários. As organizações que desejam ter sucesso precisam ter uma boa estrutura de modo a evitar um ambiente de trabalho tóxico, promovendo o bem estar de todos os envolvidos.

2 – A segurança corporativa e a gestão empresarial

Deve-se observar que a economia é uma questão delicada, que pode afetar todo o empreendimento. Sendo assim, muitos administradores possuem a tendência de buscar uma maior segurança em seu ambiente corporativo. Eles acabam por ficar quietos demais, não se mostrar, quando se sentem ameaçados.

No entanto, atualmente, espera-se que as lideranças empresariais se mostrem corajosas, compartilhando pensamentos inovadores e ideias desafiantes. No cenário econômico atual, é preciso se mostrar arrojado e ativo. Sendo assim, a segurança psicológica deve ser fomentada pela organização.

Isto quer dizer que o funcionário deve ter uma segurança para partilhar suas ideias, e se for preciso, ir contra a decisão do gestor. Todavia, os empresários devem encorajar seus colaboradores a ter uma voz ativa dentro da organização. É preciso que os líderes criem uma sensação de segurança.

3 – Os gestores e o respeito às diferenças

A grande maioria dos gestores empresariais acredita que ao liderar um grande número de pessoas, é importante considerá-las iguais na forma com que veem o mundo e o que os motiva a trabalhar dentro da organização. No entanto, cada indivíduo processa o mundo de uma maneira única.

A princípio, o cérebro de cada um tem respostas neurológicas diferenciadas, refletindo nas mesmas experiências observadas de modos alternativos. Isso quer dizer que cada um dos colaboradores tem uma percepção sensorial da realidade ao qual estão inseridos, dessemelhantes.

No ambiente corporativo é indicado que se respeite estas diferenças cognitivas, garantindo que as formas de se trabalhar sejam acessíveis para todos os envolvidos. Os colaboradores devem ter várias opções de processos e operações empresariais, que devem se encaixar em seu perfil profissional.

4 – Recuperação econômica

Desde 2020 que o mundo vem presenciando situações que refletem negativamente na economia, como a pandemia e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Estas questões fizeram com que a população apresentasse o chamado “trauma coletivo”, no qual apareceram desafios relacionados à saúde mental, por exemplo.

Dessa maneira, atualmente , para uma boa gestão empresarial, é necessário que se entenda que as necessidades dos colaboradores possam ser diferentes, inseridas neste contexto. Há um processo de recuperação desse trauma que deve ser entendido. As empresas devem apresentar os recursos necessários para que seus funcionários possam sair desta crise.

As pessoas reagem a eventos traumáticos de maneiras diferenciadas. Algumas ficam atentas a possíveis ameaças. Portanto, é preciso pensar não apenas na recuperação da economia após a crise financeira que a guerra e a pandemia causaram, mas também a fatores psicológicos que cada colaborador apresenta. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.