Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BC), o Open Banking é o sistema financeiro aberto. De forma sucinta, trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor final, sendo bastante vantajoso por conta das ofertas personalizadas.
Open Banking: iniciação com Pix facilita o fluxo do e-commerce
Uma informação não muito popular sobre o Open Banking, é o fato de que, anteriormente à implementação do Open Banking no Brasil, algumas iniciativas abriram caminho para a sua instituição. Por exemplo, a alteração das regras do Cadastro Positivo em abril de 2019, conforme informações oficiais do Open Banking Brasil
Instrução Normativa BCB N° 171
Conforme informações oficiais, em 11 de outubro de 2021, através da Instrução Normativa BCB N° 171, o Banco Central do Brasil anunciou os limites operacionais. Bem como, a mesma IN estabelece prazos para o lançamento escalonado e eficiente das interfaces dedicadas ao compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix, sendo essa, a Fase 3 do sistema financeiro aberto, o Open Banking no Brasil.
Open Banking: compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix
Conforme expresso pela nova normativa, todas as instituições participantes do Open Banking no Brasil deverão implementar o lançamento escalonado e eficiente de APIs (ou Application Programming Interfaces) no âmbito do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix.
QR Code no fluxo do e-commerce
De acordo com informações do Open Finance, um cenário possível com o novo modelo de iniciação será realizar a compra online em um site de e-commerce por meio de leitura de QR Code.
QR Code ou Pix Copia e Cola na jornada do cliente
Sendo assim, o site no qual o cliente realiza a compra, durante o processo de finalização da compra e pagamento, faz a leitura do código QR (PIX) apresentado, além de poder fazer uso da opção copia e cola, direcionando a jornada do cliente.
O processo de compra do cliente se torna mais rápido e eficiente
Assim sendo, o cliente será automaticamente direcionado para a tela de autenticação da transação no aplicativo do seu próprio banco. Após a conclusão da transação, será direcionado automaticamente de volta para a loja virtual ou para o aplicativo do e-commerce. Ou seja, o fluxo da empresa será mais rápido, amparando o processo de compra do cliente final.