Open Banking: implementação faseada e centralização de informações financeiras 

O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados financeiros. Saiba mais!

O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados financeiros de clientes entre instituições financeiras e de pagamentos por meio da abertura e integração de seus respectivos sistemas, define o próprio BC. 

?Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BC) o Open Banking é uma padronização de informações, processos e tecnologias.

Open Banking: implementação faseada e centralização de informações financeiras 

Sendo assim, trata-se de um sistema que permite a instituições autorizadas pelo Banco Central compartilharem entre si dados e serviços, por meio da integração de seus sistemas, mediante a disponibilização de Application Programming Interface (API) padronizadas. Essas instituições são os bancos, cooperativas e outras instituições financeiras e instituições de pagamento. 

Implementação faseada

Conforme informações oficiais, o Open Banking será faseado. Confira os principais pontos de cada fase do processo de implementação:

Open Data padronizado das instituições financeiras – Fase 1

Open Data padronizado das instituições financeiras: as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado, informa o site oficial.

Compartilhamento de dados do consumido – Fase 2

Compartilhamento de dados do consumidor: você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. O Banco Central ressalta que tudo é feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento, sendo um processo seguro para o cliente.

Serviços à  escolha do consumidor – Fase 3

Serviços à  escolha do consumidor: acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento, otimizando os acessos, informa o BC.

Ampliação de dados, produtos e serviços – Fase 4

Ampliação de dados, produtos e serviços: inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada. Ou seja, será feita uma espécie de centralização de dados financeiros, que pode ser viável em diversas situações.

Escolha do cliente e a praticidade dos processos

O Banco Central ressalta que com o Open Banking o cliente escolhe como, quando e com quem compartilhar os seus dados através do consentimento à  instituição detentora dos dados.

Dessa forma, o BC informa que sempre que o cliente desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a Instituição escolhida de um jeito prático e acessível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.