Open Banking: compartilhamento padronizado de dados e faseamento
O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que viabiliza o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros.
Conforme informações oficiais do BC, o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que viabiliza o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros.
Open Banking: compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros
Sendo assim, esse processo ocorre por meio da abertura e integração de sistemas entre as instituições participantes e autorizadas a funcionar pelo BCB. O BC reforça que o processo só pode ser iniciado com o consentimento (autorização) do cliente. Sendo assim, o compartilhamento de dados é 100% gratuito e digital, e ocorre exclusivamente nos canais oficiais das instituições participantes.
Melhores atributos ao consumidor final
Conforme definição do BC, o objetivo do Open Banking é dinamizar o sistema financeiro nacional, ampliar a competitividade do mercado e, como consequência, alcançar melhores atributos ao consumidor final.
Origem de dados
A origem de dados se referem aos produtos ou serviços na Instituição Transmissora que serão utilizados para compartilhar os dados objeto de compartilhamento (ex.: conta poupança, cartão de crédito etc.).
Sendo assim, para redução de caracteres, especialmente em interfaces gráficas menores, é possível usar apenas o termo “origem dos dados”, caso o contexto de compartilhamento esteja claro nos demais elementos, informa o BC, explicando o conceito de origem de dados dentro do sistema Open Banking.
Solicitação de compartilhamento
Assim sendo, a solicitação de compartilhamento se refere a solicitação iniciada por um cliente para compartilhamento com a Instituição Receptora de seus dados mantidos na Instituição Transmissora.
O Open Banking será implementado de forma gradual e em fases. Confira as fases do Open Banking, de acordo com informações oficiais.
Fase 1 – Open Data padronizado das instituições financeiras
Na primeira etapa, as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.
Fase 2 – Compartilhamento de dados do consumidor
Por conseguinte, na segunda etapa, você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.
Fase 3 – Serviços à escolha do consumidor
Conforme informa o BC, a 3ª fase permite o acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento.
Fase 4 – Ampliação de dados, produtos e serviços
Por fim, o BC informa que na 4ª fase ocorrerá a inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.