OMS: Ivermectina não deve ser usada contra Covid-19 - Notícias Concursos

OMS: Ivermectina não deve ser usada contra Covid-19

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (31), a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que a ivermectina não seja usada no tratamento de pacientes com Covid-19, exceto em ensaios clínicos.

Apesar de não ter comprovação científica na prevenção ou tratamento da Covid-19, o medicamento antiparasitário está presente no ‘kit covid’ defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo especialistas da OMS, os dados de estudos clínicos para medir sua eficácia contra a Covid-19 não produziram resultados conclusivos.

“Nossa recomendação é não usar ivermectina para pacientes com Covid-19, independentemente do nível de gravidade ou duração dos sintomas”, disse Janet Díaz, chefe da equipe de resposta clínica à Covid-19 da agência da ONU, em entrevista coletiva.

A equipe da OMS chegou a conclusão de não recomendar a ivermectina contra Covid-19 com base em 16 ensaios clínicos randomizados com 2.400 participantes. Alguns dos estudos compararam a ivermectina com outros medicamentos.

Assim como a OMS, a Agência Europeia de Medicamentos e o órgão regulador nos Estados Unidos, a FDA, também não recomendam o uso da ivermectina no tratamento ou prevenção da Covid-19.

A própria fabricante do medicamento, o laboratório Merck, chegou a vir a público para informar que a ivermectina não tem eficácia contra a Covid-19.

Ivermectina deve ser banida do tratamento da Covid-19

Na semana passada, diversas associações médicas do Brasil solicitaram a suspensão do uso da ivermectina e da cloroquina, entre outros medicamentos do ‘kit covid’, no tratamento ou prevenção da Covid-19.

Na nota divulgada pela Associação Médica Brasileira (AMB), o grupo afirma que a ivermectina não tem eficácia comprovada.

“Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, disse em nota a AMB.

Além de não ajudar no tratamento, a ivermectina pode causar problemas de saúde, como a hepatite medicamentosa, quando usada para fins que não constam na bula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?