OBMEP: Provas da 16ª Olimpíada de Matemática serão aplicadas até 3 de agosto

As escolas participantes da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) deverão aplicar as provas até o dia 3 de agosto. Conforme o calendário estabelecido pela OBMEP, a aplicação das provas teve início no dia 28 de junho, última segunda-feira. 

Devido à pandemia da covid-19, a 16ª edição da Olimpíada de Matemática trouxe mudanças no regulamento na tentativa de se adaptar ao atual contexto. Com isso, a organização decidiu por alterar a duração da 1ª fase e dar às escolas mais tempo para a aplicação das provas. 

Assim, em entrevista à Agência Brasil, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e diretor adjunto do IMPA, explicou:

“A ideia é garantir a presença de um maior número de alunos na segunda fase. Como muitas escolas estavam fechadas e, de fato, algumas ainda não voltaram às aulas presenciais, nós permitimos que as escolas aplicassem as provas no período de um pouco mais de um mês, com a única ideia de a escola poder escolher o dia mais conveniente para aplicar a prova. E dando liberdade às escolas que ainda estão em modo virtual de aplicar o exame nesse formato”.

Sobre as provas da 16ª Olimpíada de Matemática

As provas foram elaboradas e distribuídas IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). As provas da 1ª fase são compostas por 20 questões de múltipla escolha, enquanto a 2ª fase é feita por meio de uma prova discursiva com seis questões.

As escolas devem enviar a lista de candidatos aprovados para a próxima etapa da OBMEP até o dia 11 de agosto, por correio ou através do aplicativo. No dia 9 de setembro, a organização divulgará os nomes dos participantes aprovados para a 2ª fase. 

A divulgação dos resultados da 2ª fase está prevista para dezembro deste ano. No entanto, a premiação só será feita em 2022, em data a definir.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além disso, a olimpíada conta com recursos do Ministério da Educação (MEC) para a sua realização. 

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB libera a 2ª chamada da seleção 2021 via notas do Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.