Obmep 2023: Olimpíada de Matemática abre inscrições para 18ª edição

Em sua 18ª edição, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abriu nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o período de inscrição para a competição de 2023. De acordo com o cronograma, as escolas interessadas poderão realizar o cadastro até o dia 17 de março

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente por meio do site da Obmep 2023. É de responsabilidade das escolas realizar as inscrições dos estudantes. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para escolas públicas. Já as escolas particulares deverão pagar uma taxa de inscrição, cujo valor varia de acordo com o nível.

A competição conta com três níveis. O nível 1 abarca estudantes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, enquanto a nível 2 é para alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental. Já o nível 3 é exclusivo para os estudantes matriculados em uma das séries do Ensino Médio.

Poderão participar da 18ª edição da Obmep as escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

OBMEP 2023

A competição de conhecimento é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Conforme as orientações do Instituto, os gestores não devem deixar a inscrição para a última hora pois é necessário repassar as informações dos participantes para a organização da competição de maneira detalhada.

Nesta edição, a Obmep tem como novidade o aumento no número de premiações. Segundo o IMPA, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional.

Desse modo, a olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

De acordo com o cronograma, as provas da 1ª fase da Obmep 2023 estão marcadas para o dia 30 de maio e serão compostas por por 20 questões objetivas. Já a 2ª fase está prevista para 7 de outubro e contará com uma prova discursiva com seis questões. A divulgação do resultado final da 18ª Obmep está prevista para 20 de dezembro.

Veja mais detalhes no site da Olimpíada.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Uerj divulgou nesta quarta-feira (1º) a lista de classificação final do Vestibular Estadual 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.