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O Surgimento do Call Center

A história do Call Center

O Call Center atua no setor de vendas, cobranças, atendimento ao cliente e pesquisa de mercado. Por isso, existem muitos novos entrantes nessa área. Assim sendo, é uma boa vertente do empreendedorismo, seja terceirizando algum setor da empresa ou atuando com uma prestadora desse serviço.

O setor de Call Center se originou da junção das técnicas de telecomunicações, marketing e vendas. Atualmente, é um setor que cresce no país, chegando ao faturamento de R$ 46 bilhões ao ano.

Relacionamento com o cliente e inovação tecnológica

A atividade de Call Center é utilizada pelas empresas para prestar serviços referentes ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Bem como é um dos canais de criar relacionamento com o cliente.

A popularização dos serviços de Call Center se deu após a privatização da Telebrás, no ano de 1988. Foi nessa época que o mercado de telefonia se abriu para a concorrência privada.

Sendo também nessa época que as linhas fixas cresceram no mercado, tornando-se uma inovação tecnológica.

Crescimento de mercado e múltiplos serviços

Em 11 anos as linhas telefônicas passaram de 24,5 milhões para 211 milhões. Dada essa expansão, em 1990 surgiu o CDC (Código de Defesa do Consumidor), que regularizou a prestação de serviço para atender as demandas dos clientes.

Sendo assim, o Call Center atua nos serviços de vendas, pesquisas de mercado, cobranças de inadimplências, cadastros, agendamentos, reclamações e outros tipos de atendimentos.

Certamente o Call Center foi uma porta de entrada para vários serviços que encontramos atualmente no mercado. Sendo uma tecnológica que inovou o mercado na época de seu surgimento, como a tecnologia do PABX Virtual, por exemplo.

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