O que fazer quando um concurso é suspenso?

Confira mais detalhes sobre o que fazer e eventuais consequências da suspensão do concurso

Você já pensou sobre o que fazer quando um concurso é suspenso? Então, muitos problemas podem ocorrer durante o processo do certame, o que pode levar a suspensão das provas. Com isso, você precisa estar preparado.

Várias vezes já aconteceu do concurso ser suspenso faltando meses ou dias para a aplicação das provas. Então, o que deixa os candidatos perdidos e sem saber como proceder.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e informações para ajudar você que está passando por essa situação. E também, para ficar como forma de prevenção para concursos próximos.

Quer saber mais? Então, é só ler até o final para não perder nenhum detalhe sobre este assunto.

Concurso suspenso, é legal?

Como não existe uma lei específica para a regulamentação de concursos, esse é um ponto bastante subjetivo. Pois, a Administração Pública pode, sim, suspender a aplicação das provas por muitas razões. Contudo, saiba que essa suspensão não é algo definitivo.

Na verdade, o que existe é a suspensão da data de aplicação da prova, sem que uma nova data seja prevista. Durante a pandemia, que se instalou em 2020, muitos concursos foram suspensos por questões de isolamento social.

A suspensão de certames, pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo, por situações de calamidade pública, dificuldades financeiras, crises sanitárias, entre outros. Logo, funcionam como justificativas para que a decisão da Administração Pública esteja dentro da legalidade.

Já quando falamos em suspensão do prazo de validade de um certame, é que a situação se diversifica. Afinal, nesse caso há, sim, normas regulamentadoras e que precisam ser respeitadas.

Concurso público pode ser suspenso?

Sim, na verdade essa decisão cabe ao órgão responsável pelo certame. A Administração Pública pode entender que há situação favorável à aplicação, decidindo assim, por suspender ou adiar o concurso.

Contudo, no geral, a decisão de manter um concurso suspenso decorre de problemas estruturais. No fim das contas, tudo dependerá do interesse dos responsáveis em dar prosseguimento ao processo.

Nesse ponto, é comum que ações sejam movidas contra esses responsáveis, junto ao Poder Judiciário. Aliás, essas ações ocorrem sobre o subjetivismo das decisões dos responsáveis a respeito de suspensões ou adiamentos de concursos.

Quem pode suspender um concurso e por quanto tempo?

A aplicação de provas em um concurso é consequência da necessidade de contratação por parte de um órgão público. Apesar de haver contratação de empresas especialistas nesse processo, as bancas organizadoras, a decisão de suspender um certame é sempre do órgão público que o abriu.

Ademais, não existe um prazo pré-estabelecido para que o concurso fique suspenso.

Contudo, isso não justifica longos períodos de tempo nessa situação, sem que se resolva. Afinal, nessas situações, o certame pode acabar sendo cancelado, por conta da judicialização do caso.

O que fazer quando um concurso suspenso?

A regra é simples: a suspensão de um certame ocorre em detrimento de situações de força maior. Por exemplo, como foi o caso da crise sanitária que ocorreu em 2020.

Afinal, a administração das cidades, municípios e outros órgãos públicos têm a necessidade de fazer novas contratações para garantir que a máquina pública continue a funcionar.

Caso o concurso para o qual você se preparar seja suspenso, faltando dias ou meses, o ideal é não se desesperar. Sendo assim, veja pelo lado positivo: você ganhou mais tempo.

Desse modo, utilize esse tempo para aprimorar seus conhecimentos. Para isso, estude, revise materiais e treine o conteúdo programático de ponta a ponta. Para aqueles que vão prestar um concurso com grande concorrência e com um alto nível de dificuldade, a suspensão pode acabar se tornando um presente.

Pois assim, você ganha um prazo maior para garantir que aprendeu tudo o que precisava para se sair bem nas provas.

Concursos suspensos por longos períodos de tempo

Então, a dica aqui é não perder o foco. Isto é, continuar com sua rotina de estudos. Pois se você acredita que já está pronto e as provas demoram a acontecer, você pode acabar se desviando de seu objetivo.

Por isso, mesmo com a rotina intensa de estudos, quando um concurso é suspenso por um longo período, tire pelo menos um dia na semana para estudar.

Afinal, além de garantir que os conteúdos continuarão frescos em sua mente, você pode absorver mais conteúdo. Ou seja, aprimorando o que já aprendeu anteriormente.

Se você teve o concurso suspenso, continue estudando e fique atento às notícias, para saber qual é a previsão de retomada. Além disso, saberá quando as provas serão aplicadas para não perder a data.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.