O que esperar do tempo no Brasil na quinta-feira, 24 de agosto de 2023?

Saiba tudo sobre a previsão do tempo para o Brasil nesta quinta, dia 24.

Você está curioso para saber como será o clima no Brasil hoje, dia 24 de agosto de 2023, quinta-feira? Então, você está no lugar certo. Neste artigo, eu vou te mostrar as principais informações sobre o tempo, a temperatura, a umidade relativa do ar e os alertas meteorológicos para as diferentes regiões do país. Todas as informações, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Vamos conferir?

Região Norte: chuva e trovoadas isoladas em alguns estados

Primeiramente, hoje, a região Norte apresentará tempo parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará. Dessa forma, nas outras áreas, o tempo estará parcialmente nublado a claro.

A temperatura na região Norte amanhã variará entre 23 °C e 39 °C, sendo que as capitais mais quentes serão Palmas, Manaus e Rio Branco, com máxima de 39 °C. A umidade relativa do ar na região Norte amanhã variará entre 50% e 95%, sendo que as áreas mais úmidas serão o Amapá e o Amazonas.

O que esperar do tempo no Brasil na quinta-feira- Reprodução Canva
O que esperar do tempo no Brasil na quinta-feira- Reprodução Canva

Região Nordeste: tempo seco na maior parte da região

Hoje, o tempo na região Nordeste será com nuvens parciais a claro na maior parte da região. Nas regiões do leste da Bahia e no litoral de Pernambuco, o tempo se apresentará de forma nublada a parcialmente nublada.

A temperatura na região Nordeste amanhã variará entre 21 °C e 37 °C. Dessa forma, a capital mais quente será Teresina, com máxima de 37 °C. A umidade relativa do ar na região Nordeste amanhã variará entre 35% e 95%, sendo que as áreas mais secas serão o Piauí e o Maranhão.

Há alerta amarelo de ondas de calor para todo o interior do Nordeste, onde há previsão de temperatura 5?°C acima da média.

Região Centro-Oeste: pancadas de chuva à noite em alguns estados

A região Centro-Oeste abriga o bioma do Cerrado, o qual é considerado um dos hotspots de biodiversidade do mundo.

Hoje, o tempo na região Centro-Oeste será parcialmente nublado a claro com névoa seca em todos os estados da região Centro-Oeste.

A temperatura na região Centro-Oeste amanhã vai variar entre 16 °C e 39 °C. Sendo assim, a capital mais quente será Cuiabá, com máxima de 39 °C. A umidade relativa do ar na região Centro-Oeste amanhã vai variar entre 15% e 50%, sendo que as áreas mais secas serão Goiás e Mato Grosso.

Há alerta amarelo de baixa umidade e ondas de calor para toda a região, com risco de incêndios florestais e à saúde nessas áreas.

Região Sudeste: chuvas intensas à noite em alguns estados

Essa é a região mais desenvolvida e industrializada do país, com uma grande concentração de pessoas e atividades econômicas. A região Sudeste possui uma variedade de climas, como o tropical, o subtropical e o temperado.

Hoje, na região Sudeste, teremos condições de tempo variando entre parcialmente nublado e nublado, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a noite em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Nas outras regiões, o tempo estará predominantemente parcialmente nublado a claro.

A temperatura na região Sudeste amanhã variará entre 15 °C e 40 °C, sendo que as capitais mais frias serão Belo Horizonte e São Paulo, com mínima de 15 °C. A umidade relativa do ar na região Sudeste amanhã variará entre 25% e 95%. Sendo que, as áreas mais úmidas serão o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Há alerta amarelo de declínio da temperatura e ondas de calor para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais hoje.

Região Sul: tempo instável em toda a região

Essa é a região mais meridional do país, com uma forte influência da imigração europeia. Sendo assim, a região Sul possui um clima subtropical, com quatro estações bem definidas e a ocorrência de geadas e neve em algumas áreas.

Hoje, o tempo na região Sul será nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, o tempo será nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à noite.

Ademais, a temperatura na região Sul amanhã variará entre 12 °C e 26 °C, sendo que a capital mais fria será Porto Alegre, com mínima de 12 °C. A umidade relativa do ar na região Sul amanhã variará entre 40% e 95%. Sendo que, as áreas mais úmidas serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Por fim, há alerta laranja de tempestades para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, hoje. Portanto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nessas áreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.