O que é MVP e como fazer em sua empresa?

O que é MVP e como fazer em sua empresa?

Confira mais detalhes dessa estratégia que pode ser funcional para o seu negócio

O conceito de MVP ou Produto Mínimo Viável teve origem no mercado de inovação e inicialização, mas desde então conquistou o resto do mundo. Por causa de sua praticidade e adaptabilidade, ele rapidamente se espalhou para além do reino da tecnologia, para ser usado por empreendedores. Por isso que hoje, nós vamos dizer o que é MVP e como fazer em sua empresa.

O que realmente significa um MVP?

MVP significa Minimum Viable Product, que traduzindo no sentido literal, representa o produto viável mínimo. Por isso, pode ser algum tipo de software, serviço, item físico ou produto digital.

O MVP deve ser uma versão totalmente funcional que pode ser testada por um pequeno grupo de clientes e usada para coletar feedback.

O lançamento de um produto ou serviço é um grande empreendimento. Então, é melhor esperar até que a versão de teste seja refinada para maximizar a probabilidade de sucesso comercial e adoção generalizada.

Como fazer o MVP em sua empresa?

Apresentamos na sequência, um guia, tendo como base, a obra de Paulo Caroli, “Direto ao Ponto”.

1º Passo: Monte uma equipe

É legal se o conceito inicial for seu, mas muitas perspectivas diferentes serão necessárias para torná-lo realidade. Mesmo se você não tiver funcionários reais, é inteligente formar uma equipe com pelo menos três pessoas:

  • Alguém com senso de negócios, para avaliar a viabilidade financeira;
  • Alguém que possa prever como o produto será usado (profissional de design thinking);
  • Por fim, alguém que atinge a perfeição em todos os aspectos da engenharia do produto ou serviço, incluindo a distribuição em grande escala.

2º Passo: Criando personagens

Primeiro, você deve dar uma olhada ampla no mercado em que sua solução se encaixa. Em seguida, fazer um ou mais ajustes para determinar a qual nicho ela atende.

Assim, você terá os dados amplos necessários para construir uma persona de cliente ideal (ou várias dessas pessoas). Para isso, inclua informações sobre idade, ocupação, localização, estado civil, interesses e preferências para entender melhor a quem se destina sua solução.

Você também pode entrar em contato com pessoas com essas características para obter feedback sobre seu MVP.

3º Passo: Livre-se dos extras para fazer o MVP

Logo após, selecione os recursos mais importantes pensando no seu público-alvo e no problema que está tentando resolver com seu produto ou serviço. Aliás, são eles que devem estar no time de MVP.

4º Passo: Teste e Monitoramento Contínuo

O MVP foi aperfeiçoado com perfeição e agora está pronto para lançamento e teste. Sendo assim, selecione o tipo que melhor se adapta à sua situação e requisitos entre os que já apresentamos.

Não se esqueça de definir métricas ou indicadores chave de desempenho (KPIs) para rastrear se a solução foi bem-sucedida ou se precisa de maior refinamento.

5º Passo: Analise as reações do público

O MVP é mais do que apenas uma estratégia de mitigação de riscos. Acima de tudo, ele atua como um termômetro, permitindo determinar as preferências do público-alvo por uma determinada solução.

No entanto, deve-se ter em mente que o cliente não está munido de respostas prontas. É importante repensar as informações que você recebe como feedback para apontar oportunidades imprevistas.

6º Passo: Comparação frente a frente

O MVP também é algo que deve ser criado coletivamente e com base nas experiências dos outros. Por conta disso, a estratégia de benchmarking é amplamente utilizada no desenvolvimento de produtos minimamente viáveis.

A premissa do método é basear as decisões nos sucessos (e fracassos) de outros negócios. No entanto, nunca é tarde para lembrar que benchmarking não é o mesmo que copiar.

Na verdade, o objetivo nesta fase é aprender com os erros dos outros, analisando as decisões que eles tomaram e seus resultados. Até o próprio Facebook utilizou precedentes para orientar seu desenvolvimento, como o Orkut, a maior rede social do mundo na primeira metade dos anos 2000.

7º Passo: Defina seus objetivos

Ninguém contestaria o fato de que o sucesso financeiro pode ser alcançado por meio da introdução de uma solução viável. No entanto, esse não deve ser o objetivo ao introduzir um novo produto no mercado, especialmente se o intuito do produto é interromper o status quo.

Agora, você já sabe que o ciclo de desenvolvimento do MVP não está focado nos interesses da empresa, mas sim nos do cliente. É fundamental, então, que esse procedimento seja norteado por metas, e que esses objetivos estejam relacionados ao que o consumidor deseja e necessita.

Por exemplo, a definição pode ser feita usando o método SMART. Aliás, que sugere que as metas devem ser: Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Limitadas no Tempo.

Em suma, ao criar seus MVPs, você não precisa ser o próximo Steve Jobs. Você só precisa que o produto tenha bom funcionamento.

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