Estima-se que mais de 62 milhões de brasileiros estão em inadimplência atualmente. Este número corresponde a cerca de 39% da população brasileira.
Como estamos próximos do fim do ano, podemos projetar, como acontece todos os anos, que em janeiro, o número de inadimplência terá alta. Mas o quer dizer esse termo? O que significa estar inadimplente? O Notícias Concursos responderá a essas perguntas na matéria desta quarta-feira (30).
O que é inadimplência?
Em poucas palavras, a inadimplência é o descumprimento de alguma obrigação financeira. Quer dizer, quando não é realizado algum pagamento previsto em contrato até a sua data de vencimento.
Um bom e comum exemplo é quando não é feito o pagamento de uma parcela de empréstimo ou de uma fatura do cartão de crédito. Essa situação pode acontecer também com pessoas jurídicas, quando uma empresa deixa de pagar alguma conta ou imposto previsto em contrato.
É importante dizer também que não se fica inadimplente somente com instituições financeiras. Você pode ficar inadimplente com seu condomínio e até com o governo federal, por exemplo.
Nome sujo
No Brasil, a consequência mais comum, e pelo que ela mais é conhecida, é de ficar com o “nome sujo”. Resumidamente, é quando os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) restringirem o nome e CPF da pessoa que está inadimplente. Os índices são, inclusive, calculados por esses mesmos órgãos de proteção ao crédito.
Dívida é a mesma coisa?
Vale dizer que dívida é algo diferente. Pode-se ficar inadimplente também com uma dívida, por exemplo, mas nem toda dívida é uma inadimplência. Uma compra parcelada no cartão de crédito é uma dívida: são parcelas futuras que deverão ser pagas em determinado momento. Na prática, o parcelamento é um montante em aberto que você ainda deve pagar.
A inadimplência, por sua vez, acontece quando alguma dívida não é paga dentro de determinado período. Por isso, não pagar determinada dívida pode te deixar inadimplente.
Quais são as consequências de estar inadimplente?
Antes de tudo, uma consequência é ver o valor que você deverá pagar aumentar cada vez mais. Quanto maior o tempo que você fica inadimplente, maiores os juros que vão incidir sobre o montante.
Na prática, ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, já que ela possui débitos em aberto. Por isso, ela encontrará dificuldades para:
- Conseguir um empréstimo;
- Fazer qualquer tipo de financiamento, seja de imóvel, carro ou outros bens;
- Abrir uma conta-corrente ou adquirir um novo cartão de crédito (para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque);
- No geral, pessoas com o nome sujo ou negativado podem ter o seu score reduzido.
Como deixar de ficar inadimplente?
Deixar de ficar inadimplente, seja para quem tem ou não o nome sujo, só é possível depois de pagar as contas que te deixaram assim. Aqui, a dica é entrar em contato com a empresa que está te cobrando e negociar o pagamento.
Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga, a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer na inadimplência.