Cartão virtual: aprenda o que é, como funciona e se é realmente vantajoso

Esse produto financeiro ficou mais popular por conta da pandemia

Cada vez mais popular no Brasil, o uso do cartão virtual oferece praticidade e mais segurança para os usuários durante compras online. Assim, não há a necessidade de ir a um estabelecimento físico.

Vários bancos e instituições financeiras já disponibilizam essa forma de pagamento. Mas, ainda existem dúvidas sobre como funciona a tecnologia, qual a diferença com relação ao cartão físico e quais as vantagens. Contudo, o Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (29) responderá a todos os questionamentos sobre o cartão virtual.

O que é cartão virtual?

O cartão de crédito virtual é uma opção desenvolvida para oferecer mais segurança e praticidade ao usuário. Com isso, ele pode usar na hora de realizar compras em sites e aplicativos nacionais e estrangeiros.

Na prática, o cartão é crédito, usado somente em gastos feitos pela internet. Ele possui uma sequência de números, um código verificador e uma senha. Ademais, pode ser gerado no aplicativo das instituições financeiras ou ser uma imagem já disponível de forma online para o cliente.

Certas instituições limitam o uso do mesmo, permitindo que o cliente utilize por algumas horas ou apenas para uma única transação. Outras, apresentam a possibilidade de escolha do valor a ser gasto, por quanto tempo o cartão ficará ativo e quantas operações poderão ser feitas. Vale ressaltar que para ter um cartão virtual necessita-se possuir uma versão física no banco escolhido.

Cartão virtual: aprenda o que é, como funciona e se é realmente vantajoso
Cartão virtual: aprenda o que é, como funciona e se é realmente vantajoso – Canva Pro

Como gerar um cartão?

Ele pode ser solicitado por meio do aplicativo de seu banco ou instituição financeira, desde que o mesmo ofereça a tecnologia. O serviço está disponível para celulares Android e iOS. O processo geralmente é bem parecido em todos os lugares. Basta:

  • Acessar o app oficial do banco desejado;
  • Solicitar a criação de um cartão virtual;
  • Utilizar a senha do cartão físico para concluir a solicitação;
  • Pronto! Você irá visualizar a versão virtual para realizar compras online.

Qual a diferença entre o virtual e o físico?

O que difere o virtual do físico é o número, a validade e o código de segurança (CVV). Outro ponto importante é que as informações do cartão virtual aparecem apenas na tela no celular, no aplicativo. Não é possível pegá-lo na mão.

E lembre-se que só dá para utilizar o virtual em compras online. Mas, você pode usar em um comércio eletrônico, aplicativo de delivery e transporte, serviço de streaming ou qualquer outra transação feita na internet (em sites nacionais e internacionais).

Onde vejo a fatura do cartão virtual?

A fatura é uma só. Ou seja, visualiza-se as compras realizadas com a via virtual e com o cartão físico no mesmo lugar. A fatura fica disponível no aplicativo do seu banco e, na maioria das vezes, é enviada por e-mail, em anexo (alguns lugares mandam o boleto pelo correio).

O pagamento pode ser feito por meio do internet banking, pelo aplicativo do banco, em agências bancárias e lotéricas. Vale lembrar que faturas pagas após da data de vencimento acarretam juros e podem gerar dor de cabeça lá na frente.

Quais as vantagens do virtual?

A principal vantagem é a segurança. Caso o cliente tenha algum problema em uma compra online (como cair em um golpe e fornecer a senha em um site malicioso), é possível cancelar o virtual e, muitas vezes, ainda ficar com o cartão físico.

Algumas instituições geram um cartão para cada compra do cliente. Outras, permitem bloqueio pelo app. De qualquer forma, ele funciona como um segundo cartão e está conectado à mesma fatura e limite.

Na maioria dos casos, o virtual pode ser usado em sites e aplicativos para pagamentos frequentes sem precisar alterar todos os cadastros. O cartão pode ser gerado no aplicativo da sua instituição financeira, sem precisar ir até uma agência para isso. Em caso de problemas com o cartão físico (como roubo ou clonagem), o virtual continua funcionando normalmente para compras online (não presenciais).

Durante várias circunstâncias, ter um cartão virtual pode significar mais segurança e proteção contra a propagação do vírus. Afinal, com ele, é possível realizar transações direto da sua casa e, consequentemente, economizar tempo e facilitar o dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.