Entender sobre o fluxo de caixa é muito importante para qualquer empreendedor, pois dele depende a saúde financeira de sua empresa. Por isso que, hoje, nós vamos falar sobre o que é fluxo de caixa e por que ele é importante para a sua empresa.
Um dos maiores erros dos empreendedores, é avaliar somente as entradas de dinheiro da empresa, pois dá a falsa impressão que sobrará capital para cumprir com as obrigações.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa auxilia o empreendedor na gestão financeira do seu negócio, pois permite o acompanhamento detalhado da movimentação do dinheiro na empresa. A base de análise está nas entradas e saídas de valores, que podem servir para orientar na tomada de decisões e, ainda, fazer previsões sobre o que é possível fazer para equilibrar as contas da empresa ou aplicar em equipamentos, por exemplo.
Se houver falhas nos prazos dos pagamentos e dos recebimentos, é possível que falte dinheiro para pagar as contas básicas da empresa. Dessa forma, fica evidente que a perda de controle sobre as finanças é um problema muito sério para o empreendedor.
Quais são os benefícios de ter controle sobre o fluxo de caixa?
Saiba que ter controle sobre o fluxo de caixa pode ser muito positivo para a empresa. Confira alguns motivos:
- Realizar a previsão, planejamento e controle das entradas e saídas dentro de um certo período.
- Possibilitar a antecipação de decisões a respeito da falta e sobra de dinheiro.
- Constatar se as entradas vindas das vendas serão suficientes para pagar os gastos.
- Perceber a saúde financeira da empresa.
- Poder constatar com clareza a possibilidade de fazer o ajuste nos preços.
- Avaliar a possibilidade de realizar promoções e liquidações.
- Verificar se o negócio possui recursos suficientes para sua manutenção ou se é necessário buscar dinheiro fora da empresa.
Por que o fluxo de caixa é importante para a empresa?
Basicamente, são três motivos que fazem com que o fluxo de caixa seja de suma importância para o seu negócio. Acompanhe:
Este é um dos principais fatores, pois, tendo organizadas todas as receitas e despesas, separadas por data e categoria, é possível perceber todos os movimentos financeiros da empresa. Assim, o empreendedor terá certeza de onde vem e para onde vai o dinheiro do seu empreendimento.
Realizando o controle financeiro, é possível avaliar quais são os investimentos que são pouco rentáveis e reprogramar processos, ou então, realizar o planejamento de novas apostas para investir.
Auxiliar na tomada de decisão
Com a clareza proporcionada pelo fluxo de caixa, é possível tomar decisões mais acertadas como, por exemplo:
- Perceber os gastos se não estão sendo em demasia e aproveitar para aplicar um programa de redução de gastos na empresa.
- Avaliar quais os produtos que estão tendo mais vendas, para direcionar ações de marketing, para aumentar as saídas.
- Descobrir quais são os produtos que possuem pouca compra para, assim, promover descontos e liquidações. Ou ainda, focar ações de marketing para que haja a saída destes produtos.
Realizar o planejamento financeiro
Conhecendo o fluxo de caixa da empresa, é possível que você use estas informações para fazer projeções sobre as finanças. Você pode, por exemplo:
- Criar metas de expansão e acompanhar os resultados.
- Avaliar a possibilidade de aumentar o fluxo de receitas da empresa.
- Avaliar pontos de gastos desnecessários.
Perceber quando há problemas financeiros no negócio
Acompanhando a movimentação do fluxo de caixa, é possível prever problemas financeiros da empresa e, assim, evitar que o saldo fique negativo no final do mês.
Veja como exemplo: chegou uma época de aumento de vendas como Natal ou Páscoa e você precisa se programar para comprar mais produtos, para ter em estoque, o que é necessário. Depois destas datas, com as vendas em alta, é possível guardar dinheiro para manter aqueles meses que são fracos em vendas.
Por fim, conhecer a movimentação do fluxo de caixa da empresa é de extrema importância para o crescimento do empreendimento de forma sólida e segura.
Além disso, possibilita controlar e planejar financeiramente todos os próximos passado, afinal, é muito importante saber como está a saúde financeira da empresa antes de tomar novas e grandiosas decisões, não é mesmo?
Caso não seja muito a sua “praia”, procure sempre o auxílio de um bom profissional da área. Ninguém quer perder dinheiro e ter grandes prejuízos financeiros em absolutamente nenhum momento da carreira, concorda? Então se informe bastante, pondere sobre a situação atual e tenha em mente que ninguém constrói nada totalmente sozinho, então isso não seria diferente em assuntos específicos do negócio!