O novo investidor deve se atentar a muitos pontos para que possa diversificar seus investimentos de maneira segura e aumentar a sua rentabilidade, considerando todos os riscos que envolvem o mercado financeiro e o cenário econômico.
Para isso é importante que você faça um mapeamento de sua situação financeira, de modo que você faça um planejamento que considere as vertentes relacionadas ao mercado de investimentos.
Por exemplo, você deve fazer um planejamento financeiro que considere os custos atuais e também deve responder a algumas questões sobre o mercado financeiro. Tais como:
Defina suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo. Dentre outras questões que façam jus aos seus objetivos pessoais.
Adquira conhecimento por meio de fontes confiáveis. Você pode fazer uso de plataformas como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3); já que são sites que transmitem muitas informações e também disponibilizam simuladores que são de grande valia para novos investidores.
A rentabilidade das opções de renda variável pode ser até mais atrativa. Entretanto, para o novo investidor é mais seguro que comece pelas opções de renda fixa; já que é uma maneira de entender na prática o comportamento do mercado de investimentos. Você pode investir valores baixos para que diversifique o máximo possível, considerando que você seja um entrante no mercado de investimentos.
Por exemplo, o Tesouro Direto permite investimentos a partir de R$ 30. Sendo assim, é importante que você considere o Tesouro Direto como opção segura, já que é uma maneira de entender na prática esse fluxo. Posteriormente, você poderá entender melhor as opções variáveis e diversificar seus investimentos de forma mais ampla.
No entanto, é importante que no início do seu processo, não coloque todos os valores em uma única opção; já que você deve conhecer mais sobre a volatilidade do mercado e entender melhor a oscilação inflacionária e seu impacto nos resultados dos investimentos.