Em benefício das habilidades dos estudantes de graduação, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o acesso e o incentivo à permanência dos discentes na educação superior a partir do Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital).
Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital)
O Reuni Digital foi projetado para expandir as matrículas na modalidade a distância (EaD) e assegurar a qualidade da oferta, assim como contribuir para o atendimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).
O MEC atua no aprimoramento das habilidades dos graduados para o mercado de trabalho atual
É importante destacar que o Ministério da Educação (MEC) tem formulado programas que buscam aprimorar as habilidades dos graduados, uma vez que a sociedade e o mercado têm transitado para a automatização e a transformação digital dos mais diversos setores, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República.
A inteligência artificial deve ser considerada na educação
Em virtude desse cenário de mudanças, as Unidades Embrapii e o Reuni Digital revelam-se como propositores de avanços na inteligência artificial, bem como de novas metodologias de ensino e a automatização da indústria, a partir do movimento da Indústria 4.0.
Elevação do eixo tecnológico Gestão e Negócios nos cursos técnicos e superiores
A respeito dos cursos técnicos e superiores de tecnologias, percebe-se um aumento expressivo no número de matrículas no eixo tecnológico Gestão e Negócios, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República. No intervalo que compreende o período 2015–2020, os números refletem o interesse pelas áreas de negócios, que possuem forte correlação com o empreendedorismo.
Pensamento crítico no ensino e na tecnologia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um marco na educação brasileira, pois conferiu atualização, contextualização, inclusão e promoção de habilidades e competências fundamentais, voltadas para a adequação às realidades dos arranjos produtivos locais e nacionais, ao desenvolvimento de competências socioemocionais, à cultura digital e às demandas de uma sociedade global.
Novo paradigma na educação nacional
Conforme divulgação da Secretaria-Geral da Presidência da República, dentre as inovações da BNCC para essa mudança de paradigma da educação brasileira destacam-se como premissas do novo currículo o desenvolvimento das competências de consciência crítica, autonomia, resiliência e determinação.
Plataforma AVA Ministério da Educação (MEC)
Ademais, para que os currículos sejam efetivamente implementados nas escolas, o Ministério da Educação do Brasil distribuiu novos livros para o Programa Nacional do Livro Didático, disponibilizando mais de 160 formações para mais de três milhões de professores cursistas na plataforma AVA Ministério da Educação (MEC).