O impacto da tecnologia no futuro do varejo

Qualcomm Technologies apresenta tecnologias que vão mudar a forma que as grandes varejistas vendem

A Qualcomm Technologies é a principal fabricante do mundo de processadores para dispositivos móveis, mas a companhia também investe em outros mercados. No varejo, a empresa tem desenvolvido tecnologias que podem mudar a forma que as vendas são feitas nos grandes varejistas no futuro. Devido à pandemia de covid-19, as expectativas e necessidades dos clientes de varejo evoluíram e a tecnologia muitas vezes foi a saída para atender a essas necessidades.

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Durante a principal feira de tecnologia para o varejo, a NRF (National Retail Federation) realizada em New York (Estados Unidos) em janeiro deste ano, a Qualcomm demonstrou o que está preparando. A companhia está focando nas tecnologias de Internet das Coisas (IoT), no intuito de ajudar os varejistas a transformar digitalmente seus ambientes e processos com uma estrutura subjacente que não apenas permite a resiliência dos negócios. 

Entre algumas das tecnologias já apresentadas, está o desenvolvimento de uma solução que aprimora as experiências do cliente na hora do pagamento. Para isso, a Qualcomm usa displays com tecnologia biométrica e inteligência artificial para reconhecer quem é o cliente e agilizar o pagamento. Outra opção são carrinhos de compras inteligentes e dispositivos de compras pessoais para pagamento sem atritos, com displays multimídia imersivos ao longo da loja. 

Mais tecnologias 

Além disso, a empresa apresentou tecnologia para: 

  • Capacitação de funcionários da loja com ferramentas que digitalizam todos os fluxos de trabalho, melhorando a natureza do trabalho para disponibilizar aos colaboradores experiências mais gratificantes. Junta-se a isso o uso de robótica de serviço para assistência adicional e computadores portáteis avançados para maior produtividade. 
  • Otimização operacional com analytics e big data para economizar tempo e dinheiro. A ideia é usar inteligência artificial para atualizar os preços automaticamente (incluindo o uso de etiquetas digitais) e checagem de inventário. Câmeras inteligentes e processamento de IA também podem ser utilizadas para auxiliar na análise das operações na loja. 

A Qualcomm explica que suas soluções querem melhorar as experiências nas lojas, trazendo o melhor do “online” para o mundo real. A intenção é reduzir atrito em cada etapa da jornada de varejo e fornecer mais dados e opções aos consumidores, aprimorando sua experiência de compra. 

Isso pode significar robôs limpando o chão da loja, dispositivos que monitoram a logística ou rastreiam ativos, dispositivos de realidade virtual treinando os funcionários da loja, soluções de pagamento biométrico de última geração e etiquetas de prateleira digitalizadas permitindo “corredores sem fim”. 

A Qualcomm reitera que suas soluções são equipadas com IA, conectividade confiável e segurança cibernética. Por meio de tecnologias de rede, como o Bluetooth, a rede móvel celular, o Wi-Fi e até o 5G privada, a fabricante garante que essas inovações estão gerando eficiências que criam experiências de varejo mais gratificantes e relevantes para clientes. 

Os pilares de tecnologia no futuro do varejo 

Um estudo elaborado pela Trend Micro, fornecedora de soluções de cibersegurança, estabeleceu sete pilares tecnológicos que seriam os facilitadores do futuro do varejo, já levando em conta a expansão do 5G em todo o mundo. São eles: 

  1. Robotização; 
  2. Cadeia de Suprimentos; 
  3. Modelos de Delivery; 
  4. Experiência de Loja (prateleiras e carrinhos inteligentes, etc.); 
  5. Digitalização; 
  6. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina); 
  7. Pagamento eletrônico. 

Segundo a empresa, a IA e o machine learning já podem ajudar a organizar a demanda e evitar gargalos nos processos logísticos. O relatório aponta 2030 como a década do varejo e descreve alguns cenários para mostrar que a experiência de compra será composta por muitas tecnologias que trabalharão juntas. 

Por exemplo, com casas e lojas inteligentes, será possível avaliar os níveis de consumo e estoque, e fazer análises preditivas, tendo como base os padrões de comportamento. O uso de drones para entrega e devolução de produtos oferecerá uma experiência de compra mais eficiente e rápida, encurtando as distâncias e criando uma cadeia logística alternativa. Caminhões poderão ser utilizados tanto para a entrega de produtos por drones como para serem transformados em minimercados móveis, com a oferta de itens na porta do consumidor. 

No entanto, a Trend Micro destaca que todas essas inovações requerem uma preocupação com a segurança cibernética e privacidade de dados. Portanto, o setor varejista precisa começar a se preparar hoje para esse novo normal que já começou a ser desenhado durante a pandemia.

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