O grande vilão da sua conta de energia foi finalmente descoberto

Descubra quem é o grande vilão da sua conta de energia

Você sabe qual o grande vilão da sua conta de energia? Aquele eletrodoméstico que consome mais energia do que o esperado e faz com que sua fatura tenha valores super elevados. Então, venha descobrir qual e conheça dicas simples que vão ajudá-lo a economizar.

A sustentabilidade é um tópico que está em alta cada dia mais. Afinal, as pessoas estão mais conscientes sobre suas responsabilidades com o meio ambiente. Portanto, buscam desvendar os segredos que possam fazer com que melhorem sua participação no mundo. Assim, um dos pontos é o consumo de energia elétrica.

Geladeira é o grande vilão da sua conta de energia?

É muito comum que quando perguntamos qual o grande vilão da sua conta de energia, as pessoas respondem à geladeira. Mas saiba que elas estão erradas. Há outro eletrodoméstico que se popularizou nas casas e tem um consumo bem alto.

A seguir você vai descobrir qual eletrodoméstico é o verdadeiro vilão e certamente vai se surpreender. Além disso, vai conhecer algumas dicas que vão ajudá-lo a economizar de verdade se possuir pelo menos um desses em sua casa.

O ar-condicionado é o eletrodoméstico que aumenta sua conta de energia

Quando pensamos no grande vilão da sua conta de energia, a resposta que deveria vir à nossa cabeça é o ar-condicionado. Afinal, o aparelho que ajuda a tornar os ambientes em locais mais confortáveis e menos quentes, também é o responsável por fazer com que sua conta de luz aumente.

Nos dias mais quentes, para fazer com que a temperatura diminua, o ar-condicionado tem um gasto muito alto de energia elétrica para cumprir sua função. Aliás, se o modelo for mais antigo, ou se for de grande porte, irá consumir ainda mais energia, isso porque, em sua maioria, são menos eficientes que as versões mais novas do mercado. 

Outro fator que vai influenciar no seu gasto de energia é o tempo que você deixa esses aparelhos ligados. Portanto, se é do tipo de pessoa que deixa o ar-condicionado ligado o dia todo, o gasto será ainda maior. Afinal, o uso prolongado será um peso maior para seu bolso.

Além do ar-condicionado, que é o grande vilão da sua conta de energia, há outros aparelhos que também possuem um consumo grande de energia elétrica. Por exemplo:

  • Aquecedores elétricos;
  • As secadoras de roupa;
  • Os fornos elétricos.

Todos esses aparelhos também estão na lista dos que contribuem para o consumo excessivo de energia em sua residência. Por isso, se tiver um ou mais deles deve seguir algumas dicas, como verá a seguir.

Dicas para economizar energia elétrica em sua casa

Para não sofrer muito com o grande vilão da sua conta de energia elétrica, há algumas sugestões que pode seguir. Dessa forma, conseguirá não apenas economizar, mas também colaborar com o meio ambiente.

A princípio, use seus aparelhos com moderação e sempre busque as alternativas mais econômicas. Ou seja, aproveite os dias mais quentes para secar suas roupas no varal, ao invés de utilizar a secadora automática.

Outros pequenos ajustes que fazem a diferença é a troca das lâmpadas incandescentes por modelos LEDs. Assim, além de ter uma redução no consumo, a eficiência desses itens tende a ser maior, bem como, sua duração. Então, terá que fazer trocas com frequência menor.

Fique atento também em desligar as luzes e os aparelhos eletrônicos durante o dia e/ou quando não estiver em uso. Afinal, se eles estiverem conectados na tomada e houver uma luz acessa, é indício que está tendo consumo, mesmo que pouco. 

Quando for usar o ar-condicionado, o grande vilão da sua conta de energia, feche bem as portas e janelas do ambiente em questão. Com isso, evita a entrada de calor e faz com que o resfriamento aconteça mais rapidamente. 

Tenha um consumo consciente

Agora que você sabe qual o maior vilão no consumo de energia e conhece boas dicas é o momento de colocar em prática para gerar economia. Aliás, são ações simples e que podem ser feitas no seu dia a dia e que trazem o resultado esperado.

Reduzir seu consumo elétrico não faz apenas com que economize na fatura mensal, mas também é uma forma de colaborar com o meio ambiente. Portanto, assuma sua responsabilidade e compartilhe esse texto e dicas com todos seus amigos e familiares, para que possam fazer a sua parte também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.