O Currículo Assertivo e a Entrevista de Emprego Direcionada

 O currículo como base de sua narrativa durante a entrevista de emprego

O currículo precisa ser elaborado de uma maneira otimizada para que aumente as suas chances de ser convidado a uma entrevista de emprego.

No entanto, para chegar até essa próxima etapa, é necessário analisar o seu próprio comportamento. Por isso, veja nossas dicas para elaboração de currículo e sobre comportamento em uma entrevista de emprego.

Informações sucintas e direcionadas 

 O currículo se torna mais atrativo quando elaborado de forma sucinta e direcionada. Por isso, cuidado com os excessos de informações.

Seus dados básicos devem estar sempre atualizados. Bem como, deve tomar cuidado com nomes que prejudiquem a sua imagem. Em seu endereço de e-mail  não insira apelidos ou diminutivos, por exemplo.

Além disso, os dados em seu currículo precisam de coerência e direcionamento. Pois, você terá esse documento como base da construção de sua narrativa durante a entrevista de emprego.

Experiências pertinentes à sua área de atuação atual 

Por isso, insira as suas experiências correlatas às vagas nas quais está se candidatando. Sendo assim, deve extrair os pontos fortes para que possa escrever um resumo de suas funções. No entanto, lembre-se de que os detalhes ficam para a entrevista de emprego.

Por isso, nesse primeiro momento você precisa criar um documento que seja uma vitrine que demonstre a sua competência e experiência profissional.

Informações complementares e destaque de competências e habilidades 

 As informações complementares dentro do currículo são bem-vindas, desde que você saiba direcioná-las para as necessidades da empresa.

Além disso, você pode inserir programas de intercâmbios, ações voluntárias que não necessariamente sejam correlatas à sua área de atuação, no entanto, podem servir para que destaque a sua liderança e senso de equipe, por exemplo.

Analise os fatos principais do currículo 

Basicamente, você precisa saber responder tudo sobre os fatos que inseriu no currículo. Por isso, é importante que você analise o seu currículo como se fosse uma outra pessoa e verifique se as informações são de fácil entendimento.

Sendo assim, essa análise ajuda na construção da sua narrativa para responder assertivamente o que for questionado em uma entrevista de emprego.

Por isso, a maneira como você descreve o resumo do currículo é importante, pois será a fonte de todos os pontos explorados pelo seu entrevistador. Sendo assim, a entrevista de emprego é uma continuidade e uma exploração dos dados do seu currículo.

Dessa forma, procure entender os pontos principais inseridos no documento e se sinta mais seguro para a entrevista de emprego, por conta desse alinhamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.