Entenda o que são papéis sociais 

Os papéis sociais são possibilidades sociais construídas através do comportamento de um indivíduo em determinada posição social. 

Os papéis sociais concentram-se no processo de construção da nossa identidade cultural e visa o propósito individual do sujeito dentro do contexto em que ele vive. 

Ou seja, consiste na busca do que o indivíduo deseja tornar-se. Desse modo, acaba sendo a visão pessoal como parte essencial da identidade individual, conquistada através do conjunto cultural que as pessoas carregam. 

Desse modo, entende-se com a cultura que absorvemos através do convívio com o meio em que vivemos. 

Trata-se do modo pelo qual as crianças e novos membros de uma sociedade aprendem o modo de vida de um povo, denomina-se como socialização, sendo o principal meio de transmissão cultural. 

Os papéis sociais poderão surgir em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Entenda as funções dos papéis sociais

Através do processo de socialização os sujeitos aprendem sobre os papéis sociais, ou seja, possibilidades socialmente definidas sobre o comportamento de uma pessoa em conformidade com a sua posição social. 

Um exemplo básico é o comportamento esperado de uma mãe, definido muitas vezes através de convenções sociais. Ou seja, deve ser seguido como modelo por todas as mulheres que vierem a ser mãe, sem levar em consideração suas perspectivas sociais. 

Isso acontece por causa do enorme caminho que a sociedade percorre em direção à contínua edificação da nossa identidade. 

Ademais, segundo alguns sociólogos a escola de pensamento sociólogo que compreende as sociedades são “sistemas orgânicos”. 

Dessa maneira, as estruturas sociais trabalham juntamente na geração de estabilidade, pois entendem que os papéis sociais são fatos sociais. 

Nesse contexto, o indivíduo cumpre o seu papel ao mesmo tempo em que colabora para a organização social ao realizar suas funções. 

Todavia, a escola interacionista afirma que as relações humanas acontecem através da troca de símbolos e significados que podem variar em relação às particularidades do indivíduo. 

Essas pessoas mudam os significados através das experiências da sua vida social através do processo interpretativo de cada indivíduo em relação às suas interações. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre papéis sociais?

Não deixe de ler também – Antiguidade greco-romana: 9 referências para enriquecer sua redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.