Muitos fatores impactam o resultado de uma empresa no mercado atual, por isso, o entrante no empreendedorismo precisa lidar com diversos desafios de forma simultânea.
O atendimento ao cliente como um conceito holístico no empreendedorismo
O cliente da era digital possui um comportamento volátil, considerando o estímulo contínuo que ocorre no mercado por meio de novos produtos e serviços e as inovações oriundas de fatores tecnológicos. Por isso, a fidelização do cliente na era digital possui valor de mercado para que a marca cresça e se estabeleça. Haja vista a necessidade de atender o cliente de forma total.
Atendimento: o fluxo holístico e intangível que impacta o resultado da marca
Sendo assim, o atendimento ao cliente na era digital deve ser conceituado como um fluxo holístico e intangível que impacta diretamente o resultado de uma empresa, independentemente da atuação da marca se direcionar para o empreendedorismo.
Direcionamento estratégico e investimento em fatores tecnológicos
A partir do conceito do atendimento holístico, se torna mais fácil direcionar as ações estratégicas da empresa, haja vista que o atendimento ao cliente é feito de maneira indireta por todos os fatores que resultam na qualidade do produto ou serviço; bem como pela maneira como a empresa se direciona por meio do seu serviço pós-venda.
O cliente é atendido dentro do seu processo de compra quando a empresa minimiza seus gargalos, bem como, o cliente é atendido quando a empresa entrega o produto dentro do prazo prometido; ou ainda, quando o desconto anunciado em uma promoção é realista quanto ao valor de mercado do produto. Dessa forma, o cliente não se sente prejudicado; o que torna a fidelização do público-alvo da marca um fator orgânico para a empresa.
Sistema ERP de gestão e os indicadores personalizados da marca
No entanto, para que este atendimento ocorra de maneira fluida é necessário que o empreendedor invista em tecnologia de modo direcionado para que obtenha métricas importantes e indicadores customizados.
Dessa maneira, o investimento em um sistema de gestão integrada pode facilitar os fluxos internos e ampliar o canal de vendas da empresa. Certamente, a quebra de barreiras na comunicação faz parte do atendimento ao cliente na era digital.
A desburocratização de processos é fundamental na era digital
Uma vez que é necessário que a empresa não conceitue o seu atendimento apenas como uma área que lida com os problemas ocasionados por todos os fluxos; embora – em muitos casos – seja necessário que essa área funcione de maneira resolutiva e desburocratizada.