O aquecimento global na era dos dinossauros

Então, o que os dinossauros da Era Mesozoica e os humanos modernos têm em comum em termos de clima? Bem, ninguém afirma que o aquecimento global galopante matou os dinossauros.

Na verdade, Triceratops e Rodantes prosperaram em condições de 90 a 100 graus, exuberantes e úmidas que nem mesmo os piores alarmistas do aquecimento global preveem existir na Terra tão cedo.

Por que o clima era tão opressor há 100 milhões de anos? Mais uma vez, você pode agradecer ao nosso amigo dióxido de carbono:

A concentração desse gás durante os períodos Jurássico e Cretáceo era cerca de cinco vezes maior que os níveis atuais, um nível ideal para os dinossauros, mas não para os humanos.

Estranhamente, é a existência e persistência dos dinossauros ao longo de dezenas de milhões de anos, não sua extinção, que foi apreendida por alguns no campo do “aquecimento global é uma farsa”.

De acordo com o (reconhecidamente maluco) raciocínio, em uma época em que os níveis de dióxido de carbono eram realmente alarmantes, os dinossauros eram os animais terrestres mais bem-sucedidos da Terra – então, o que os seres humanos, que são muito mais espertos do que o estegossauro comum , têm que se preocupar?

Há até evidências convincentes de que uma onda de aquecimento global severo 10 milhões de anos após a extinção dos dinossauros – no final da época do Paleoceno, e provavelmente causada por um “arroto” gigante de metano em vez de dióxido de carbono – ajudou a estimular a evolução de mamíferos, que até então eram na sua maioria criaturas pequenas e tímidas que habitavam as árvores.

O problema com esse cenário é triplo:

Primeiro, os dinossauros estavam claramente mais bem adaptados do que os humanos modernos para viver em condições quentes e úmidas e, segundo, eles tinham literalmente milhões de anos para se ajustar às crescentes temperaturas globais.

Terceiro, e mais importante, embora os dinossauros como um todo tenham sobrevivido às condições extremas do final da Era Mesozoica, nem todos foram igualmente bem-sucedidos: centenas de gêneros individuais foram extintos durante o período Cretáceo.

Pela mesma lógica, você pode argumentar que os seres humanos terão “sobrevivido” ao aquecimento global se alguns descendentes humanos ainda estiverem vivos daqui a mil anos – mesmo se bilhões de pessoas morreram nesse ínterim de sede, inundações e incêndios.

Aquecimento global dos dinossauros x mundo atual

Não podemos nos esquecer que dinossauros eram dinossauros e as pessoas são pessoas. Só porque répteis grandes e sem inteligência não foram particularmente incomodados pelos altos níveis de dióxido de carbono e quedas regionais de temperatura não significa que os humanos terão um dia comparável na praia.

Por exemplo, ao contrário dos dinossauros, os humanos dependem da agricultura – imagine o impacto de uma série prolongada de secas, incêndios florestais e tempestades na produção global de alimentos. E nossa infraestrutura tecnológica e de transporte depende, de forma surpreendente, das condições climáticas remanescentes aproximadamente o mesmo que tem sido nos últimos 50 a 100 anos.

O fato é que a sobrevivência ou a capacidade de adaptação dos dinossauros não oferece virtualmente nenhuma lição útil para uma sociedade humana moderna que está apenas começando a envolver sua mente coletiva em torno do fato da mudança climática global.

A única lição que podemos aprender indiscutivelmente com os dinossauros é que eles foram extintos – e que, felizmente, com nossos cérebros maiores, podemos aprender a evitar esse destino.

E então, o que achou desse conteúdo?

Não deixe de ler também – 5 fatos importantes sobre os dinossauros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.