4 benefícios cognitivos de aprender música

Os pesquisadores ainda estão descobrindo todas as maneiras pelas quais aprender música enriquece seu cérebro, mas o impacto é inegável.

Desse modo, incentivar os filhos a aprenderem a tocar algum instrumento  ou você mesmo embarcar nesse aprendizado pode trazer inúmeros benefícios cognitivos. Descubra a seguir quatro deles.

1. Fortalece o processamento da fala

Não é nenhuma surpresa que fazer música ajude seu cérebro a processar sons musicais. Mas fazer cócegas no marfim ou dedilhar as cordas do violão também ajuda no processamento de sons consonantais e vocálicos na fala.

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriu que alunos do jardim de infância que tocam piano podem distinguir entre tons diferentes e, portanto, são melhores em distinguir entre palavras faladas.

As crianças do estudo que tocavam piano foram significativamente melhores em discriminar palavras que diferiam em apenas uma consoante.

2. Música amplia a memória

Relacionado ao processamento da fala, aqueles com treinamento musical também são melhores em lembrar palavras faladas (memória verbal).

Um estudo publicado na Frontiers in Neuroscience descobriu que alunos do segundo ano na Alemanha, que passavam 45 minutos por semana aprendendo um instrumento musical, lembravam mais palavras recitadas para eles do que crianças que não receberam nenhum treinamento musical ou aqueles que passaram o mesmo tempo nas aulas de ciências.

Fazer música também parece aumentar a memória de trabalho – a capacidade de armazenar e usar temporariamente informações que o ajudam a raciocinar, aprender ou concluir uma tarefa complexa.

3. Música promove empatia

O treinamento musical não apenas atualiza os centros de processamento de som do seu cérebro; também aumenta sua capacidade de detectar emoções no som.

Ou seja, os músicos podem ser melhores na leitura de pistas emocionais sutis em uma conversa. Por sua vez, isso poderia equipá-los para relacionamentos mais suaves e emocionalmente mais ricos.

Se for verdade, o treinamento musical também é um bom presságio para ajudar crianças com problemas de percepção emocional, como autismo.

4. Promove habilidades matemáticas e científicas

Notas musicais, acordes, oitavas, ritmo e métrica podem ser entendidos matematicamente. Então, tocar música deve melhorar seu jogo matemático, certo?

A pesquisa é mista, mas parece haver uma correlação subjacente entre fazer música e melhores habilidades matemáticas.

Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Neurology Research descobriu que crianças em idade pré-escolar que tiveram aulas de teclado tiveram melhor desempenho em um teste de raciocínio espaço-temporal (a capacidade de visualizar padrões espaciais mentalmente e entender como eles se encaixam) do que crianças que tiveram aulas de computador ou aqueles que não participaram de nenhuma das atividades.

Os pesquisadores acreditam que o raciocínio espaço-temporal elevado leva a um melhor desempenho em matemática e ciências.

E então, você já pensou em aprender música? O que acha de tentar?

Não deixe de ler também – Estudar com música ajuda? Veja o que dizem as pesquisas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.