Ata de reunião: o que é e como fazer

Em reuniões acadêmicas ou de trabalho, as equipes costumam discutir vários assuntos e dar diversas ideias. Para garantir a produtividade e o aproveitamento de tudo o que foi posto em pauta durante a reunião, é preciso ter um registro. Por isso, a elaboração de uma ata de reunião nesses contextos é fundamental.

A ata de reunião consiste em um resumo detalhado e fiel das pautas discutidas e das decisões tomadas no decorrer da reunião. Desse modo, a ata contém as próximas ações da equipe, as estratégias estabelecidas, entre outros detalhes, servindo de apoio quando for necessário retomar as decisões do grupo.

Como criar uma ata de reunião?

Em primeiro lugar, para criar uma boa ata de reunião, é preciso ter em mente a sua função organizacional e de registro. Nesse sentido, a sua escrita precisa ser clara e não dar margem a interpretações errôneas. Por se tratar de um texto presente em contextos formais, ele deve ser escrito de acordo com as regras da norma padrão da língua. Portanto, busque descrever de maneira direta as decisões, ações e estratégias definidas, atentando para a formalidade. No entanto, a depender do contexto, ela pode ser mais simples ou mais formal.

Devido a sua função, a ata de reunião possui uma estrutura mais rígida. Desse modo, há uma série de elementos que não podem faltar na composição da ata, como por exemplo, a data de realização da reunião e o nome das pessoas presentes. Há casos em que é preciso tomar a assinatura de cada um dos presentes após a conclusão do texto.

Nas atas, deve haver a marcação das margens dos dois lados, com a devida formatação. Além disso, o texto não deve ser dividido em parágrafos ou alíneas, ou seja, deve ser composto em monobloco, por meio de um único parágrafo. O documento não permite rasuras, erros de conjugação verbal ou quaisquer erros de escrita, além de exigir a escrita dos números por extenso, para evitar possíveis dúvidas na sua leitura. Por fim, ao compor uma ata, é preciso, sobretudo, se atentar aos detalhes da reunião para não deixar de lado nenhuma informação importante.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.