Língua Portuguesa: Tipos de narrador

Uma história pode ser narrada de diversas maneiras, seja oralmente ou por meio da escrita. Assim, o texto narrativo é composto por diversos elementos. Entre os elementos indispensáveis a uma narrativa, há o enredo, espaço, personagens, espaço-tempo e, principalmente, o narrador. O narrador é justamente aquele que conta a história, ou seja, que conduz a narrativa.

Tipos de narrador

A escolha do foco narrativo, que determina aquele que irá narrar a história, é fundamental para definir o ponto de vista por meio do qual a narrativa irá se desenrolar. Há três tipos de narrador: o narrador personagem, o narrador observador e narrador onisciente.

Narrador personagem

O narrador personagem é aquele que participa da história. Desse modo, a narração é feita em 1ª pessoa. Esse narrador está presente na história, fazendo parte do enredo, dos acontecimentos. Assim, o leitor consegue acompanhar os acontecimentos a partir do ponto de vista de uma das personagens da história. Um exemplo clássico de narrador personagem está presente no romance Dom Casmurro, obra de Machado de Assis. Quem guia a narrativa é Bentinho, uma das figuras centrais do enredo:

“(…) Minha mãe, dizendo tio Cosme que ainda queria ver com que mão havia eu de abençoar o povo à missa, contou que, dias antes, estando a falar de moças que se casam cedo, Capitu lhe dissera: “Pois a mim quem me há de casar há de ser o padre Bentinho, eu espero que ele se ordene!” Tio Cosme riu da graça, José Dias não dessorriu, só prima Justina é que franziu a testa, e olhou para mim interrogativamente. Eu, que havia olhado para todos, não pude resistir ao gesto da prima, e tratei de comer. Mas comi mal, estava tão contente com aquela grande dissimulação de Capitu que não vi mais nada, e, logo que almocei, corri a referir-lhe a conversa e a louvar-lhe a astúcia. Capitu sorriu de agradecida.” (Trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis).

Narrador observador

O narrador observador compõe a narrativa em 3ª pessoa, pois ele não participa da história como protagonista, apenas narra o que vê, com certo distanciamento. Nesse sentido, esse narrador não tem conhecimento sobre todos os acontecimentos e conta só as cenas e acontecimentos que pôde observar. Assim, o leitor só tem acesso a partes da história. Veja abaixo um exemplo:

“(…) os homens caíram na gargalhada ao ver o garoto enfurecido, empunhando uma espada que mais parecia um brinquedo. Um deles segurou Abel pela túnica, de modo a deixá-lo imobilizado. Ainda assim, ele agitava a espada no ar, tentando atingir seu desafeto, o que só fez crescer o riso de todos.” (Trecho de A lenda de Abelardo, de Dionisio Jacob).

Narrador onisciente

Por fim, o narrador onisciente é aquele que possui total conhecimento sobre os acontecimentos da história. Com foco narrativo em 3ª pessoa, a história é completa pois o narrador sabe de tudo. Nesse sentido, pode contar sobre fatos do passado, do presente ou do futuro. Além disso, o narrador onisciente conhece os sentimentos e pensamentos de todas as personagens.

Esse tipo de narrador aparece na obra O Cortiço, de  Aluísio Azevedo: “E devorava-a de beijos violentos, repetidos, quentes, que sufocavam a menina, enchendo-a de espanto e de um instintivo temor, cuja origem a pobrezinha, na sua simplicidade, não podia saber qual era. (…) Leonie fingia prestar-lhe atenção e nada mais fazia do que afagar-lhe a cintura, as coxas e o colo. Depois, como que distraidamente, começou a desabotoar-lhe o corpinho do vestido”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.