O Nubank vem apresentando mais e mais inovações na sua tecnologia a cada dia que passa. A partir desta quarta-feira (16), a empresa oferecerá acesso a um QR code fixo sem valor definido para pagamentos via PIX. Este novo recurso permite que o empreendedor tenha um único código para receber pagamentos dos consumidores, sem a necessidade de gerar um novo código a cada venda.
Além disso, o Nubank informou em seu blog, que basta gerar o QR code uma única vez, compartilhá-lo com os clientes na tela de um celular e pedir para cada um incluir o valor de sua compra. Esta nova modalidade se junta às opções já existentes para o PJ receber dinheiro do cliente: PIX Copia e Cola, que transforma em um link ou código o QR code enviado a alguém para o pagamento; e QR Code único para cada cobrança.
Funcionamento do QR Code
Para a empresa gerar o QR Code é rápido e fácil, basta apenas entrar no aplicativo do Nubank e seguir o seguinte passo a passo:
- Na tela inicial da sua conta PJ do Nubank, clique em “Cobrar” (logo abaixo do saldo);
- Selecione “Transferência por PIX”;
- Toque em “Não quero especificar um valor” (logo abaixo do campo para inserir o valor da cobrança);
- Com o QR code gerado, você pode capturar a imagem da tela do celular e compartilhar com seus clientes.
Agora, para o cliente conseguir pagar o QR Code fixo do pix basta apenas seguir os seguintes passos:
- Abra o app do banco ou instituição financeira;
- Acesse a área PIX;
- Clique em “Pagar”;
- Selecione a opção de pagar com QR Code;
- Escaneie o código com a câmera do celular (pode ser necessário autorizar o aplicativo a acessar a câmera, caso a pessoa nunca tenha feito isso);
- Insira o valor da compra;
- Digite a senha.
De acordo com a diretora de PJ do Nubank, Julia Martini, o PIX é o meio de pagamento mais utilizado pelos seus clientes PJ, representando 83% das transações recebidas. Com o QR code fixo sem valor definido, o dono do negócio evita ter que compartilhar informações como CNPJ e celular, que são os meios mais usados como chave PIX.
Nova tela de cobrança Nubank
Agora a fintech também apresenta uma nova interface em seu app, contando com uma nova tela de cobrança para seus clientes PJ. Com ela o empreendedor pode criar uma cobrança e enviar aos clientes em uma das três modalidades, Pix Copia e Cola, Pix QR Code ou link de cobrança.
Para gerar uma cobrança PIX na conta PJ basta apenas entrar na tela inicial na conta PJ do Nubank e seguir os passos a seguir:
- Clique em “Cobrar” (seja no botão abaixo do saldo da conta, seja no botão abaixo do valor na área “Minhas vendas”);
- Selecione “Transferência por Pix”;
- Insira o valor da cobrança;
- Dê um nome para a cobrança (isso ajuda a acompanhar o status depois);
- Escreva uma descrição para quem vai receber a cobrança;
- Clique em “Gerar cobrança”;
- Escolha uma forma de compartilhar a cobrança com o cliente: o código Pix Copia e Cola, um link de cobrança (que contém tanto o QR Code quanto o código Pix Copia e Cola) ou o QR Code.
Agora para os clientes pagarem o PIX copia e cola basta:
- Copiar o código Pix Copia e Cola compartilhado;
- Abrir o app do banco ou instituição financeira;
- Acessar a área Pix;
- Clicar na opção de “Pagar”;
- Selecionar a opção “Pix Copia e Cola”;
- Colar o código Pix Copia e Cola compartilhado;
- Inserir a senha.
De acordo com o Nubank, esta área do aplicativo facilita o acompanhamento do status do pagamento, o que ajuda a organizar as finanças do negócio. Se necessário, dá para mandar um lembrete para o cliente, reenviar uma cobrança atrasada ou mesmo cancelar.