Nubank está PAGANDO multa para os clientes? Entenda SOBRE O QUE SE TRATA
Muito vem se falando a respeito, mas será que é mesmo verdade
Será mesmo verdade que o Nubank está enfrentando penalidades financeiras? Na esfera digital, certas notícias despertam uma atenção imediata. Ultimamente vem se insinuando que o roxinho está prestes a sofrer uma sanção de grandes proporções.
Esta informação, disseminada amplamente pela rede, levanta algumas indagações, bem como incita reflexões da condição em que a instituição financeira se encontra. Consequentemente, deve-se verificar bem o fundamento de tais notícias sobre o Nubank para saber se é real a questão da multa para os clientes ou não.
Nubank pagará grande multa para clientes?
Na era da disseminação instantânea de notícias, os rumores frequentemente se difundem tão rapidamente quanto informações autênticas. Surgiu recentemente uma especulação da possível penalidade financeira, em termos significativos, que o Nubank vai enfrentar.
Contudo, é essencial salientar que a fintech refuta veementemente as alegações, revelando que é uma fake news. Portanto, quando se deparar com informações sobre o roxinho enfrentando multas milionárias, esteja ciente de que se trata de uma falsidade.
Criminosos estão usando essa tática a fim de simular algumas páginas com notícias falsas. A intenção é disseminar informações erradas relacionadas aos saques em dinheiro associados ao banco digital.
Não há nenhuma multa para o Nubank pagar: clientes caem no golpe
Na fake news, os criminosos dizem que o roxinho teria ganho uma suposta disputa judicial. Dessa maneira, recompensaria financeiramente seus clientes, oferecendo um valor de multa por meio de saques.
Contudo, há uma condição: o pagamento da taxa “irrisória” para o valor ser depositado na conta indicada. Clicando no botão da notícia fraudulenta, a vítima é redirecionada para uma outra página, onde começa a interagir com falsos atendentes. Os criminosos instruem a vítima a fornecer os dados pessoais, além de pagar a taxa para receber a multa.
A prática é o famigerado “phishing”. É uma tentativa que golpistas usam para roubar dados, bem como dinheiro de clientes na internet. Para o golpe ficar mais convincente, eles recriam totalmente o ambiente da instituição, ou simulam a página semelhante à do portal de notícias. Mas, uma boa análise revela os indícios de fraude, como o domínio do site.
Já tem muitos registros do golpe no site Reclame Aqui. Em um dos relatos, o cliente diz ter sido informado do direito a receber R$ 4 mil. No entanto, para concretizar a transação, era necessário fazer um depósito no valor de R$ 97,74.
Comunicado do Nubank
A fintech emitiu um comunicado oficial sobre isso expressando: “Se você possui uma conta no Nubank e recebeu qualquer informação relacionada a saques em dinheiro, independentemente do valor, esteja atento: trata-se de um golpe”.
Como denunciar os golpes que utilizam o nome da fintech
Caso você tenha sido vítima de golpe, a recomendação do Nubank é entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento. Os meios para contato com o banco incluem alguns números, por exemplo:
- 4020 0185 (exclusivo para as capitais e as regiões metropolitanas);
- 0800 591 2117 (exclusivo para as demais localidades).
Adicionalmente, consegue-se entrar em contato com a instituição bancária usando um chat que fica disponível para os clientes do roxinho no app. Ademais, é possível também enviar um e-mail para o endereço eletrônico meajuda@nubank.com.br. Então, para ressaltar, que os clientes do Nubank Ultravioleta, terão um Suporte Emergencial 24 horas por dia. Ele está acessível dentro do campo seção “Central de Proteção” no app.
Além do mais, a sugestão é que se registre imediatamente um boletim de ocorrência com todos os detalhes do ocorrido, mantendo salvo registros, como captura de tela ou mensagens que os fraudadores enviaram. Tais informações podem ser usadas como provas, auxiliando a polícia a identificar os criminosos.