Nubank vê que crise econômica pode ser uma oportunidade de crescimento
O banco digital Nubank enxerga a crise econômica brasileira como uma oportunidade de crescimento da companhia. David Velez, fundador e CEO da fintech informou em uma entrevista exclusiva à Reuters que espera que os empréstimos inadimplentes (NPL) aumentem em 2022. Para Velez, isso deve ocorrer por conta da inflação, aumento das taxas de juros e economia lenta.
“Podemos realmente ter uma oportunidade de acelerar e conquistar ainda mais participação de mercado e deixar as taxas de juros ainda mais baixas para tornar nossos produtos muito mais competitivos“, disse Velez em entrevista à agência de notícias Reuters. “A curta duração da carteira de crédito do banco (seis semanas para empréstimos com cartão de crédito e quatro a seis meses para crédito pessoal) também permite uma melhor avaliação de risco”, completou.
Taxa básica de juros segue aumentando
Desde março de 2021, a taxa básica de juros (Taxa Selic) definida pelo Banco Central do Brasil está aumentando. Quando a Selic começou a subir no início do ano passado, ela estava estipulada em 2% e nesta última quarta-feira (03) foi definida em 10,75% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) após várias altas consecutivas, atingindo o maior patamar dos últimos quatro anos.
Desse modo, os juros em operações bancárias acumularam o maior período de alta dos últimos seis anos, chegando a 33,9% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é de que a Taxa Selic continue aumentando ao longo do ano e só volte a cair a partir de 2023. De acordo com o Banco Central, o aumento da Taxa Selic tem como objetivo tentar conter a inflação no Brasil, que terminou o ano de 2021 em 10,06% (o maior patamar dos últimos seis anos).
Índices de inadimplência no Nubank
A inadimplência é uma realidade para mais de 60 milhões de brasileiros, informa o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Hoje no país, mais de 30% dos cidadãos não conseguem pagar suas dívidas dentro do prazo.
A inadimplência pode trazer inúmeros malefícios para os cidadãos, sejam eles financeiros, emocionais, profissionais e até mesmo sociais. De acordo com um levantamento realizado pelo SPC em parceria com a CNDL, 58% dos inadimplentes entrevistados apontaram estar deprimidos, tristes e desanimados.
Pensando nisso, o Nubank disponibiliza aos seus clientes alguns conteúdos que podem auxiliar no controle dos orçamentos familiares. De acordo com o banco digital, esses conteúdos fazem parte da missão do Nubank de devolver o controle da vida financeira aos seus usuários. Entre os materiais disponíveis estão dicas de como se organizar e até mesmo renegociar dívidas.
Segundo informações disponibilizadas por David Velez, fundador e CEO do Nubank, mesmo com a alta da inflação, o banco digital deve manter seus índices de inadimplência abaixo da média do mercado brasileiro. Isso deve ocorrer por conta do uso avançado de dados para as políticas de subscrição da empresa. Atualmente, no segmento dos cartões de crédito existe uma taxa média de inadimplência de 4,8%. Apesar disso, no Nubank a porcentagem de inadimplência é de apenas 3,3%.