Os criminosos sempre estão buscando novas formas de aplicar golpes à população, sendo que recentemente muitas fraudes utilizando nomes de instituições financeiras vêm ocorrendo. Sendo assim, o Nubank está lançando duas novas ferramentas de proteção aos seus clientes, o Canal de Denúncias e o recurso “Me Roubaram”.
O Canal de Denúncias do Nubank permite que as pessoas relatem golpes, ou tentativas, que sofreram envolvendo o nome da empresa. Já o recurso “Me Roubaram” se trata de um site, disponibilizado aos clientes da fintech, no qual é possível realizar diversos bloqueios de forma rápida e segura nos casos de roubos de celular ou de cartões.
De acordo com o Nubank, o objetivo do Canal de Denúncias é comunicar ao banco as tentativas de golpe envolvendo o nome da empresa. Isso inclui a má utilização da marca por criminosos, que ocorre através de falsos canais de atendimento, anúncios enganosos, ou outros tipos de fraudes feitas para roubar os usuários. É importante destacar que esse canal não é exclusivo aos clientes do banco, permitindo que qualquer pessoa, de forma anônima ou não, realize a denúncia.
Por outro lado, o recurso “Me Roubaram” funciona como um suporte rápido do Nubank aos seus clientes, para que possam bloquear cartões e contas caso tenham seus celulares roubados. Desta maneira, ao acessar o site, apenas com seu login do aplicativo do banco o cliente consegue bloquear temporariamente seu cartão físico e/ou virtual. Além disso, também é possível desconectar a conta do aparelho que foi roubado.
Idec cobra o Nubank
No mês de abril deste ano, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) fez uma cobrança ao Nubank, devido a muitos relatos de clientes que foram vítimas do chamado golpe do acesso remoto. Na ocasião, a fintech deu suas explicações, alegando que os criminosos se utilizam de técnicas de engenharia social para aplicar os golpes. Engenharia social, para quem não conhece, é quando os bandidos enganam a vítima, para que realize downloads de vírus ou para que forneça dados sigilosos.
No entanto, o Idec não ficou satisfeito com as explicações. Isso porque, para o instituto, mesmo com a utilização dessas técnicas de engenharia social, “há falha de segurança do banco ao não dispor de mecanismos que bloqueiam transações realizadas via acesso remoto ou, ainda, que impeçam, com maior efetividade, movimentações estranhas ao perfil dos consumidores”.
Sendo assim, o Nubank conta com equipes especializadas e canais de atendimento abertos 24 horas por dia para casos de golpes. Além disso, caso o usuário suspeite de movimentações indevidas na conta, realizadas por terceiros, ele deve seguir o passo a passo disponível no SOS Nu.
Modo Rua Nubank
De acordo com o Nubank, o Modo Rua é uma ferramenta do aplicativo que funciona como uma camada de segurança extra para a conta do cliente. Sendo assim, através dele é possível que o usuário limite transações de Pix, TED ou boletos sempre que estiver fora de uma rede wi-fi segura, como a da sua casa ou trabalho, por exemplo.
Desta maneira, o dinheiro da conta fica mais protegido, caso o celular do usuário caia em mãos desconhecidas. Para utilizar o Modo Rua, é necessário limitar as transações dentro do aplicativo fora de redes Wifi seguras. Lembrando que as redes consideradas seguras pelo cliente devem ser cadastradas.
Além disso, caso seja necessário, eventualmente, realizar algum pagamento acima do valor limite, existe uma maneira de desbloquear as transações. Isso é feito através de um reconhecimento facial do usuário pelo app do Nubank, que serve como teste de prova de vida.