Recentemente o Nubank sofreu muitas críticas dos seus clientes com relação ao funcionamento do aplicativo, no entanto, a instituição financeira atingiu a marca de sétimo lugar no ranking global de aplicativos mais baixados. Nesse sentido, o app da fintech totalizou 49 milhões de downloads. As informações pertencem a uma pesquisa realizada pela Adjust.
As críticas citadas ao Nubank ocorreram devido a um episódio que ocorreu nesta quarta-feira (26). Na ocasião, os clientes da empresa ficaram aflitos, pois o número indicando o saldo da conta havia desaparecido do aplicativo. Com isso, o assunto chegou a ficar em alta no Twitter e no DownDetector, registrando mais de 500 reclamações sobre o ocorrido.
No entanto, pouco tempo depois, o Nubank tranquilizou os seus clientes emitindo um comunicado, no qual alegava que o problema já havia sido solucionado. Além disso, a fintech informou que se tratava apenas de uma instabilidade momentânea, mas mesmo assim alguns usuários da plataforma chegaram a duvidar da segurança do aplicativo.
Aplicativo do Nubank
De acordo com o relatório “Mobile App Trends”, mesmo com um cenário adverso nos últimos anos, os aplicativos de fintechs ao redor do mundo cresceram de forma significativa. O Nubank se enquadra nesta situação.
Além disso, a América Latina demonstrou o maior crescimento consolidado de downloads de aplicativos relativos a esta área. Nesse sentido, vale ressaltar que o Nubank, apesar de ser uma empresa brasileira, também possui atuação em outros países latino-americanos.
O relatório também traz alguns outros dados interessantes. Por exemplo, os aplicativos de pagamentos possuem uma adesão de 51% com relação à quantidade de downloads de apps referentes a serviços financeiros. Além disso, as instalações de aplicativos de serviços especificamente bancários representam 40%.
Novas ferramentas de segurança
Recentemente, muitos brasileiros estão sofrendo golpes que se utilizam do nome de instituições financeiras e até mesmo empresas. Sendo assim, devido a esta situação, o Nubank criou novos sistemas de defesa, que prometem ser eficientes, para proteger os seus usuários. Desta forma, o Alerta de Golpe foi criado pelo banco, sistema que inclui o Modo Rua e as Defesas Inteligentes.
O Alerta de Golpe é uma ferramenta criada pelo Nubank, com o intuito de proteger os dados de seus clientes. No entanto, mesmo com a novidade, é importante que os usuários fiquem atentos a potenciais golpes.
Sendo assim, o novo sistema de defesa do Nubank utiliza como base o banco de dados do Banco Central, assim como o próprio banco de dados da empresa. Com essas informações, somadas a tecnologia da fintech, o aplicativo consegue alertar os clientes quando uma conta de destino de transação não é confiável.
O alerta é feito através de uma mensagem na tela do celular do usuário, que diz: “Suspeita de fraude detectada”. No entanto, mesmo após o alerta, ainda é possível finalizar a transação, e enviar o dinheiro para a conta suspeita. Desta maneira, fica a critério do usuário se irá prosseguir com a transação ou não, ou seja, caso decida prosseguir será por sua conta e risco.
Além disso, os usuários do Nubank também contam com o Modo Rua. Esta função do aplicativo da fintech permite que o usuário limite o valor de transferências de Pix, TED e boletos bancários quando estiver fora de casa. Desta forma, o dinheiro disponível na conta fica mais protegido em casos de furtos do celular e outros tipos de golpes.