Novo recorde do PIX: 152,7 milhões de transações em um único dia (Confira!)

Sistem de pagamento é o mais utilizado pelos brasileiros

O Banco Central anunciou que o sistema de pagamento eletrônico PIX bateu um novo recorde na última quarta-feira (06/09), com cerca de 152,7 milhões de transações financeiras em apenas um dia. Todavia, de acordo com a instituição, o recorde anterior foi no dia 4 de agosto com 142,4 milhões de operações.

A princípio, o Banco Central informou que o sistema de pagamentos eletrônico se tornou um sucesso em todo o país, já que, “os números reforçam a forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”. A instituição afirma que até o mês de agosto haviam 650,7 milhões de chaves cadastradas.

Desse modo, além dessas chaves cadastradas no sistema do Banco Central, até o mês passado haviam cerca de 153,3 milhões de usuários do PIX em todo o território nacional. Vale ressaltar que a instituição financeira informou que espera que o PIX possa ser útil em inúmeras aplicações no futuro, diferentemente das usuais.

Aliás, o Banco Central afirma que o sistema de pagamentos eletrônicos poderá ser utilizado no pagamento de pedágios, estacionamentos e transporte público, por exemplo. Isso se deve ao fato de que o PIX e a utilização de novas tecnologias financeiras, tornam a experiência de pagamentos mais ágil, segura e eficiente.

Sucesso do PIX

Analogamente, o Banco Central ressaltou em seu anúncio, que o PIX poderá ser empregue em um momento oportuno, na realização de operações financeiras internacionais. Isso tornará a ferramenta de transferência monetária instantânea mais eficiente, sendo usada em remessas e na compra de bens e serviços.

Dessa maneira, há uma previsão de que o PIX sofra uma grande expansão, redefinindo o meio de pagamentos eletrônicos em todo o território nacional e em outros países. O Banco Central divulgou um relatório recentemente, relacionado às alterações propostas para o sistema de transações instantâneas mais utilizado atualmente.

Sendo assim, espera-se que haja uma ampliação exponencial do alcance do PIX, abrangendo inúmeros setores da economia do país. Ao longo do tempo, o sistema substituiu outros métodos de pagamentos tradicionais, que eram bastante comuns no dia a dia da população brasileira, por ser mais seguro e eficiente.

O relatório de gestão apresentado pelo Banco Central relativo à utilização do PIX aponta ainda uma direção inovadora sobre a utilização do sistema de pagamentos eletrônico. Como falado anteriormente, ele poderá ser empregue em pedágios, rivalizando com métodos mais tradicionais, como os cartões de crédito.

PIX bate recorde em setembro
PIX bate recorde em setembro/Fonte: pixabay

Novidades do PIX

Em síntese, com a inclusão no PIX neste cenário, espera-se que haja uma simplificação dos pagamentos relacionados, na rotina dos motoristas brasileiros. No caso do pedágio, não haverá a necessidade de utilização de dinheiro em espécie, ou a utilização de certos cartões, que são bastante comuns hoje em dia.

Aliás, o relatório do Banco Central também aponta a possibilidade de os usuários do PIX fazerem um pagamento parcelado. No entanto, a instituição financeira não apresentou detalhes e as regulamentações necessárias neste caso. A internacionalização do sistema de pagamentos eletrônicos também merece um destaque.

Em suma, ao utilizar o PIX em outros países, há uma ampliação exponencial de seu alcance, o que pode facilitar a vida da população em casos de compras internacionais de produtos e serviços. Deve-se observar que os viajantes brasileiros terão vários benefícios, já que acaba com a necessidade atual de conversão de moedas.

Dessa forma, o viajante não precisa enfrentar as taxas cambiais. Há uma grande ansiedade e espera relacionadas às novas aplicações do PIX. Entretanto o Banco Central não diz quando irá ampliar o sistema de pagamento eletrônico, suas funcionalidades e recursos. Deve-se observar que é uma expansão bastante enérgica.

Futuro do sistema de pagamentos

Enfim, espera-se que através das alterações propostas pelo Banco Central, o PIX se transforme em um sistema mais inovador, prático, e seguro. O pagamento parcelado e por aproximação são funcionalidades esperadas já a algum tempo por seus usuários. Estima-se que o comércio também seja beneficiado.

Em conclusão, o sistema lançado em 2020, poderá realizar transações financeiras mesmo sem estar conectado à internet. Isso se dará através do NFC, biometria ou ainda, via Bluetooth. A expectativa é a de que o PIX parcelado esteja disponível para todas as instituições financeiras, diferentemente do que ocorre atualmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.