Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

NOVO projeto: 14º salário no INSS em 2020; veja como será o pagamento

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

Sobre o PL

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Veja também: INSS: Antecipação do 13º salário CONFIRMADA após pandemia

149 Comentários
  1. Elza Diz

    Nós brasileiros temos que aprender a votar.
    E não ficar iludidos com palavras bonitas desses políticos sem caráter.
    Quando querem nosso voto, prometem tudo .
    Depois a história muda.
    Acorda Brasil!!!

  2. Lenir Reis Pinto Diz

    Se nao sair convoco todos os aposentados para nao comparecerem mais em nenhuma votaçao. Somos muitos e com essa decisao.muita gente vai ser penalizada.

  3. Marisna Portugal Diz

    Esse dinheiro não vaj sair, afinal quando é para a classe dos aposentados e pensionistas tudo fica para depois .Será um caos total o alimento caro como está .a conta de agua e luz o ano começa com um monte de contas.é realmente desesperador.e saber q deram um fio de esperança só pra ferir ainda mais o pobre q trabalhou a vida toda.Não tenho mais paavras.

  4. Marluce cavalcante de souza Diz

    Hoje acabei de acreditar que nos morremos. No dia que aposentsmos pois somos esquecidos e banidos de todos os direito que tinhamos quando .Estavamos na ativa. Gente nao se esqueçam que estamos vivos e nas eleiçoes nos esquçam tambem. Imaginem quantos aposentados sao no Brasil. Se estamos esquecidos na epoca de votar vamos fazer uma campanha pra esquecermos de votar. Vamos ter uma perda de memoria . Neste dia. Depois vamos ver quantos votos faltaram pra os esqucedores de aposentado ser eleito. Vamos esperar 2022. Chegar. Combinados.

    1. Darci Diz

      Concordo em 2022 não votaremos, é muita injustiça sou pencionista tenho filhos pequenos
      e não vamos ter Natal. Esse presidente nos tirou esse direito, o adiamento do décimo terceiro veio num momento difícil mas isso não foi ajuda foi o nosso direito antecipado. Não tivemos ajuda nesta pandemia.

  5. Guillermo Pinto Seelig Diz

    INCRÍVEL COMO SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS SÃO MENTIROSOS POIS A MAIS DE 4 MESES FALAVAM QUE JA ESTAVA APROVADO NÓ SENADO SÓ FALTAVA A CÂMARA APROVAR , TUDO MENTIRA NEM NO SENADO FOI DESCUTIDO , SAFADOS TEM QUE SER FECHADO , O DELES VEM?????

  6. Cleidilene Eunice da silva Diz

    Fica enrolando a gente, invés de liberar logo.fim do ano já chegou, e nós como,sem dinheiro!!!.liberaro o nosso décimo terceiro porque sabia que voltaria para economia.

  7. Anderson Diz

    Não se iludan nunca que vai saor do papel…. Eles falam falam so pra dar ibope. Mas na pratica o GUEDES CALSA TUDO E O POBRE QUE SE LASQUE. UMA VERGONHA

    1. Marcos J A L Diz

      ATÉ QUE TEU COMENTÁRIO IA BOM🤔SE NÃO CHEGOU ATÉ O GUEDES TÚ QUER O QUÊ? AÍ DO POVO 🇧🇷 SE NÃO FOSSE ESSE NOVO GOVERNO FEDERAL. MEMÓRIA CURTA A SUA 🤔FAZ TÃO POUCO TEMPO QUÊ O PT ACABOU COM O 🇧🇷 ELE CAUSOU O AUXÍLIO EMERGÊNCIAL? SE NÓS ESTAMOS LASCADO A CULPA NÃO É DÁ EQUIPE DESSE NOVO GOVERNO NÃO AMIGO

  8. Zildilenes Diz

    GENTE AGRADECE, EU ESTOU AFASTADA AGUARDANDO APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, TOMO MEDICAMENTOS COMPRADOS TENHO ADVOGADA E MESMO ASSIM NÃO SAIU ESSE ANO .PERDI MINHA CASA TENHO FILHOS PEQUENOS E FUI DESPEJADA MISERICÓRDIA. POR ISSO MINGS GENTE SEJAM GRATOS.

  9. Marcos Diz

    Cambada de ordinários , o povô da classe pobre vai fazer seus finais de anos de que forma ?? Além de terem. Pago o décimo terceiro sem mesmo questionar quem queria rever ou não!!! Eles simplesmente mandam no dinheiro dos aposentados , tudo teve aumento de preço nós supermercado , o salário é um absurdo e ainda não vão pagar o décimo quarto… sinceramente acho que esse colunista tinha que ter um pouco de vergonha e parar de ficar colocando essa matéria em rede social. Dando esperança. Para as pessoas que realmente precisa desse dinheiro , muitos brasileiros vive de aluguel , a maior parte desse dinheiro da aposentadoria vai para o bolso dos proprietários ,,, agora me falem como vivem essas pessoas que tem gás , luz , água, e comida pra por na mesa , queria ver se eles lá vivem com um salário desse que temos aqui em um país onde tínhamos tudo pra ser de primeira.,. Aí depois vem empostos , iptu, IPVA.e outras coisas mais , e não querem nem saber , querem receber,,, acho que o povo brasileiro tinha que fazer manifestação sair nas ruas , e agora início de ano ninguém pagar nada , principalmente os pobres , ele pagou o décimo sem menos questionar quem queria ou não , isso tinha que ter ficado a critério dos aposentados , pelo menos quem não quisesse agora tinha de onde tirar pra pagar suas contas no início de ano….mas fica a dica povo vamos para as ruas se o povo não manifestar eles vão fazer pior …e quem tá se fudendo com tudo o que está acontecendo somos nós.

    1. Maria Diz

      Concordo plenamente com seu comentário, esse colunista fica dando esperanças as pessoas aposentadas, no fim sabemos que vai acabar em pizza, hein! Vc que fica colocando esperança onde não tem, tenha sensibilidade com os aposentados

      1. Marcelomarcelo marinho duarte Diz

        Vdd eu nunca vi um menospreso tão grande. Essa classe de aposentados e pensionistas todos os dia fica essa baboseira de materia sem nem um conteúdo e ainda colocandos o aposentados e pensionista nessa espectativa da nojo de ver eles estão cagando e andando pra nossa classe

    2. Irene Diz

      Concordo plenamente vamos acordar.

    3. Pedro de lima Diz

      Eu concordo não fique ludindo aposentado paga logo é dinheiro nossa não queira fazer politica em sima

    4. Carlos Renato Reis Diz

      Boa noite, parabéns pelas palavras falou a verdade. É isso mesmo eles mandam no dinheiro dos aposentados sem pedir permissão.

  10. Antônio albuquerque Diz

    Vcs estão de sacanagem… não sabem matemática ,muito menos fazer contas. Entendam uma vez por todas, o país está quebrado financeiramente ninguém faz milagre! No final seremos nós mesmos é que vamos pagar a conta. Entenderam????

    1. PpPedro Rodrigues p Diz

      de sacanagem está vc seu ímbecil hipócritas pelas suas palavras no mínimo é mais um gado idiota bolsanarista ignorantes quebrado está a tua ignorância o país está é sem comando com essa dupla desafinada Paulo Guedes e Bolsonaro não entende de nada só arruma confusão aí vêm um cidadão desse querendo ser matemático vê se te encherga ímbecil.

    2. Marcelomarcelo marinho duarte Diz

      Porra irmao entai vc e do contra ou e da panelinha deles saber que isso vai ser cobrado ja estamos sendo o retardado olha a cesta basica o preço do oleo arroz acorda omaniaco ja estao cobrando entai libera essa porra logo pronto só isso fica ai defendo esses cambada de bosta que comem nossas custas

      1. Vera lucia Diz

        Concordo para de ficar postando essa merda de pl sobre 14 tudo mentura e so pra dizer ls na frente que tentou esses politicos tem o povo por trouxa so pode e esse presidente pq nao toma a frente nao foi ele que autorizou o adiantamento do 13 então 😡

    3. Ângela Margarete Siqueira Diz

      Quebrado com esse auxílio emergêncial..Para quem nunca trabalhou na vida..E para os aposentados nada.. Isso é covardia.ninguem pediu antecipação do 13 agora natal do pobre como fica.

  11. Leonardo Zanoli Diz

    Só se vê notícias de novo projeto de 14° salário,mas votação e aprovação que é bom nada. Vai dar em pizza assim como a PL de $600.
    Esse Brasil foi feiparfeito para políticos e não para a população brasileira.

  12. SIDNÉIA Diz

    Ainda não liberou sem comentários só enrolação

  13. Antônio Carlos da Silva Nonô Diz

    Sou cadeirante e ganho um salário mínimo, minha esposa tem que trabalhar para podermos pagar água, luz, telefone, impostos (IPTU,IPVA e outros) sobra muito pouco para podermos nos alimentar enquanto os políticos comem camarão, caviar. Nunca mais vou votar em ninguém. Cambada de CANALHAS.

    1. Lucinei Diz

      Paulo se vc tava de carteira assinada ,agora vc é cadeirante vc tem o direito de 25 % a mais no seu benefício,guando vc faz o pedido,demora sai leva uns três meses mais vc teve tudo desde da part do dia q vc fez o pedido

  14. Antônio Carlos da Silva Nonô Diz

    Sou cadeirante e ganho um salário mínimo, minha esposa tem que trabalhar para podermos pagar água, luz, telefone, impostos (IPTU,IPVA e outros) sobra muito pouco para podermos nos alimentar enquanto os políticos comem camarão, caviar. Nunca mais vou votar em ninguém. Cambada de FDP.

  15. Maria Sueli Salvador Marques Diz

    Eu estava esperando e pedindo a Deus para que desse çerto, porque por causa da pandemia não consegui consultas especializadas através do T F D da prefeitura da minha cidade em Pedro Leopoldo Minas Gerais com o adiamento do 13 salário fiz consultas espec e exames particulares ainda estou em tratamento com neurocirurgiao e necessito de ajuda de terceiros 24 horas por ordem médica só uma consulta de 300,00 reais mais o exame de 980,00 reais meu pagamento desse mês mal deu para pagar. Moro sozinha como pagar alguém para me ajudar? Outra coisa aqui tem farmácia da prefeitura só o de pressão consegui o restante ficou em 475,00reais eles nos inlude com a esperança de um 14 terceiro que achamos que vai nos ajudar. Ilusão pura nos fazendo acreditar que podemos para coisas de extrema necessidade em meu caso para minha saúde

  16. Maria Antônia Rodrigues Borges Diz

    Acho um absurdo , os presos receberem 13 salário matam. Estupram, roubam é tem mais direitos que os aposentados que trabalhou a vida toda e não tivemos ajuda nenhuma até agora . Essa pandemia subiu tudo . Um absurdo viver nesse país , mas eleições esta chegando pagaremos nas urnas .

    1. Malvadeza Diz

      Deputados , ministros ,senadores que todos
      vão pra pqp,qdo é pra eles é votado até na calada da noite qdo para os pobres a coisa vira uma novela.

  17. Luciano Diz

    E só juntar os aposentados na próxima eleições não vota nesses políticos sujou ok em e deputados e nem senadores ok

    1. Rosana Zanin Diz

      Concordo plenamente 👏👏👏

    2. MARIA GORETE GURGEL COELHO RODRIGUES Diz

      Se nos unirmos somos mais fortes, basta irmos nas mídias e falarmos tudo isso.

  18. Paulo Cezar Gaiba Diz

    Continuem votando nessas pragas.

  19. Lazara Nunes Diz

    Como vamos pagar os impostos em 2021? Aposentadoria já foi pra cobrir altos preços de alimentação, remédios, muitos estão passando fome, esse 14⁰ salário e a esperança de muitos aposentados.

    1. Valdinei Rodrigues de Souza Diz

      E verdade, eu não tenho como pagar IPVA, IPTU, e outros impostos, além do mais o dinheiro sempre acaba voltando para os cofres do governo.

    2. Isabel Cristina Alves Ramos Diz

      Meu Deus esse dinheiro tem q sair, olho todos os dias e nada de votação, já q não vai pagar pq não fala logo para não ficarmos iludidos affs.

  20. Claudio Clair Violin Diz

    Se fosse pra aumentar o salário deles que não é pouco, já teriam aprovado na calada da noite, como é para o povo aposentado fica nessa lenga/lenga infelizmente.

  21. Valdenice Miranda. Diz

    Quem vive de promessas e santo.Eles só estão enrolando , não vai pagar 14 nenhum,e simples na próxima eleição votem de novo no Jair Bolsonaro, e o que vai acontecer ele se reeleito. Tenho vergonha de ser brasileira.

    1. Alair Antonio Diz

      Esses que votarem contra serão banidos do poder não terão voto algum

  22. Vanderlei Gamba Diz

    Tem que parar com essa palhaçada e abrir o jogo: paga ou não! Tá muita frescura, muito mimimi
    Somos velhos, não otari não

  23. Wanderley Diz

    Aprova logo por favor

  24. CHRISTIANE ALVARENGA CAMARGO Diz

    Se fosse sair, já estaria no pgto de final de novembro e começo de dezembro. Mas infelizmente não está. Não se iludam

  25. Raimundo pereira dos Santos Diz

    Todo dia eu olho pra ver se esse 14º ja foi aprovado parece ser um engano esse projeto. Nunca ele vai sair se fosse coisa do interesse desses deputados e senadores ja tinham aprovado mais como pro aposentados nunca aprovaram e vamos deitado pra nao ficarmos cansados ok

  26. Izabel Cristina Diz

    Boa noite e as pessoas que estão esperando aposentar meu esposo estar dois anos esperando e só enrolação na fila que não anda não tem com que reclamar até quando isso 😡😡

  27. Elisenir mendes Diz

    Isso e uma mentira e palhaçada se tivem que aprovar ja o tinham feito prejudicou muita muita gente eles nao fazem nada pros aposentados mais deixa chegar as eleições que nao iremos esquecer

    1. Ana Regina Diz

      Se fosse 14 e 15 salários dos deputados senadores , ministros aí sim já teriam aprovado a muito tempo

      1. Rosa Diz

        Com certeza

      2. Wilson Diz

        Nois brasileiro tem que laga de se bobó esse governo não está com nada principalmente o ministro
        da economia ele queria tira ate a farmácia poupula só esta distragando o Brasil tenho saudade do Lula meu povo ai sim aquele pensava no probre

  28. Flaudimir Diz

    Vamos nos unir e solicitar que todos os auxílios dados pelo governo sejam descontados do salário dos deputados. Não vamos permitir que gastei somente com uma parte da população, ou é para todos ou não é para ninguém.

    1. Erika Diz

      Concordo com você

    2. Marcia de Mar Diz

      Concordo. Tenho 42 anos, não recebo auxílio, sempre contribui e contribuo. Acho uma vergonha tratarem os idosos dessa maneira.

    3. Luciana Diz

      Já estão tentando matar nós pobres de fome, se falar isso mandam nos matar msm kkkk

    4. Bernadete Diz

      Preso tem que pagar pelos erros e não ter regalias. Décimo quarto salário não é mais que obrigação, esse dinheiro saí do Fundo de Guerra, não sei pq a demora , não tem muito que pensar é direito, auxílio emergencial demoraram pra liberar? Não !!! O auxílio saí do mesmo lugar, e abono de 2 mil para aposentados já deveria estar sendo pago, o governo não está falido como alguém citou, falidos estamos nós nas mãos desses incompetentes, pq o salário deles não diminuiu, as mordomias não acabam. Povo imbecilizado, pela demora dessa PL acaba a pandemia e aposentados não vão receber nada. O presidente está preocupado com reeleição. Estou respondendo no seu contato pq já não me deixam responder

  29. Carlos Alberto Moreira Diz

    TEM 4 MESES QUE ESSE 14º VAI SER VOTADO ! TODO DIA VAI SER COLOCADO EM VOTAÇÃO MAS NUNCA É COLOCADO. ESSES POLÍTICOS SÓ PENSAM NAS RACHADINHAS DELES. ELES NÃO GANHAM SALÁRIO-MÍNIMO. NOSSO CONGRESSO É UMA VERGONHA. ALCOLUMBRE SÓ PÕE EM VOTAÇÃO O QUE O BOLSONARO QUER. É UM VASSALO !

    1. SaAabsA no Diz

      Alcolumbre só põe vc em votação PLs contra Bolsonaro, o Senado não deixa passar nada que seja projeto do governo Bolsonaro

  30. Jj Diz

    Tudo conversa fiada. Vê se as grandes mídias falam sobre isso. Só esses jornalecos que no Guam conhece.

  31. Celso Laurentino dos santos Diz

    Vcs falaram que ia pagar dia 27 desse nes. Agora ja ta mudando po

  32. CLEA DE ASSIS CORDEIRO DE ABREU XIMENES Diz

    Recebo 1 salário mínimo, já não está dando pra comprar meus remédios e comida. Tenho que ficar pedindo favores a outras pessoas. Os remédios que eram fornecidos pelo governo não tenho mais, ir ao médico nem pensar e os alimentos quase triplicaram de preços. E pensar que eu também votei em vocês. Corja de políticos sujos. Trabalhei uma vida inteira pra hoje ficar mendigando migalhas para as pessoas. Que situação difícil estou passando.

  33. Eddie Diz

    Só faltam mais dois anos, com certeza muitos cidadãos estão com arrependimento de terem votado neste governo. Pois é, quem trabalhou a vida toda tem menos direitos do que esse bando de ladrões. Aumentam tudo, além é claro, o salário deles na calada da noite. Espero que o povo ACORDE na próxima e não eleja ninguém que faz campanha digital enganosa. 14° PURA HIPOCRISIA!!!!

    1. Girlane Diz

      É verdade tudo lorotas e os bpc não recém o 13 deixou caducar igual o 14 vai ser a mesma coisa

  34. Elenita Angélica Santos Diz

    Bando de idiotas mentirosos , ficam enganando os outros

  35. JORGE ALBERTO DA SILVA Diz

    Eu espero que saia que seja verdade

  36. Benedito Nunes Diz

    Esse Deputado Rodrigo Maia; é um safado vagabundo em 2022 está chegando a respostas vem nas urnas.Desde Agosto estão falando nesse 14 o salário só existem mentiras em Simão de mentiras; vai todo mundo senadores e deputados vai para PQP.-!!!!

  37. NADJA C SANTANA Diz

    Eu não acredito mais nessas balelas de propostas pra 14o-salário é tantas promessas as aposentados e pensionistas que já não Acredito, INFELIZMENTE NOSSOS DIREITOS SÃO SEMPRE TIRADOS 👱🏼‍♀️😡

  38. Carlos Diz

    Tomem vergonha na cara na hora de dar aumento pra vcs ninguem coloca em pauta vcs vao logo decidindo quanto vao ganhar e para os aposentados tem que passar por todos aqueles que colocamos no poder sem mais mentiras aprovem logo

    1. Josi Diz

      Se nós estivéssemos governantes de verdade e sérios, já teríamos uma reforma política com urgência…

    2. alexandre hime Diz

      foi falado, ha proposta relatada mas nao vai sair, tirem da cabeca, o centrao, Bolsonaro e o Guedes nao vao deixar

  39. Márcia Luziano Diz

    Ainda dizem que se não for aprovado neste ano fica para o próximo, absurdo , estamos precisando e neste momento, falam isso porque não é com eles.

    1. Paloma silva Diz

      Por favor tome vergonha na cara e salário de vcs pro nosso e uma vergonha temos que esperar pra ver se vai ser aprovado sendo que vc vai ter oque criar cm suas família e nois vamos comer oque

    2. Marconi de Resende Diz

      Imagina muito pobres aposentado precisado 14salario pra poder ter natal mais feliz e viver dia especial melhor q filhos e filhas (melhor familia ) possam ter noite natalia junto sera q deputadoe senadores e ate presidente vai poder passar noite natalina junto com suas familia e lembrar q muito pobres aposentado nao pode ter uma noite natalina com familia …porque eles nao aprovaram 14 salario.,… pra essa familia pobre ter gesto carinho solidario com suas familia so porque pesaram nas familia outros …sera q isto seria gesto carinho solidario com as familia mais carente …pensa nisso seu deputado e senadores e seu presidente jair messias bolsonario …

  40. Antônio colares Filho Diz

    O povão não estou acreditando nesse tal de 14° salário porquê se fosse verdade já teriam resolvido essa situação só ficam empurrando para frente eu não vou ficar contando com esse dinheiro vou gastar menos para não me afundar nas dividas esse 14° salário é igual a aquele ditado esperem sentados porquê se ficarem em pé vão cansar certo chega de ficar acreditando só isso que tenho a dizer e tchau brigado.

    1. Cacilda Diz

      Concordo plenamente nunca que este governo que só pensam no bem estar deles os pobres que se ferem nunca vai sair este 14 salario e só pra enganar nós aposentados estou diminuindo tudo tá difícil tudo muito de caro remédio alimentação simples eu não voto nem acredito em políticos mais

  41. Jose Diz

    Tenho serteza foce eles já tava aprovado mas com nao coisa muda figura pobre aposentad ta lascado isso Brasil nao vai frente uns ganho mais outros bem menos vergonha

    1. CÉLIA HONÓRIO DA SILVA BRITO Diz

      Só Deus nesta causa, essas pragas de políticos só vêem o lado deles, duvido que algum deles irão passar fim de anos duro com agente, eu ja tirei da minha cabeça esse 14⁰ salário da minha cabeça, estou em uma péssima situação acho que nem ovo vai ter na minha mesa no natal, enviei um imail para o presidente Jair Bolsonaro para ele me convidar eu meu marido minha filha e minhas netas pra passar a ceia de natal na casa dele, bom e sério eu enviei o imail agora só não sei se ele recebeu, ta feio o negócio pro meu lado, são 1.045,00 para mim sustentar 6 bocas, seria bom mesmo morrer doque ver a familia passando tantas necessidades

  42. José Alves do Nascimento. Diz

    Eu não com isso porque eu sei que isso e so conversa fiada desses políticos safado nois so tem valor para eles quando quer um voto mais deixa elis ta ficando perto

  43. jluizdealmeida47@gmail.com Diz

    É incrível quando as coisas é do interesse dos deputados ou o próprio governo ele ficam aprovando na calada da noite quando dar 5 hospital da manhã começar saír a noticias o congresso aprovou na madrugada a lei tal e tal , só por que é para os aposentados ficam colocando informações falsas enganando os sofredores informando que o 14⁰ já foi aprovado e sendo mentiras

  44. Marlene Silvano Sousa Costa Diz

    Eu tenho vergonha de saber que eu fui uma das pessoas que votou nestas pessoas que estão no Congresso Nacional, sorrindo dos pobres que trabalharam muito para com seguir um salário mínimo e hoje estam passando nessecidades até para comprar remédio isto é uma vergonha. Acorda tu que dormes …

  45. Ana Maria Marostica Argiala Diz

    E uma vergonha nao aprovarem ,sou usuario de oxigenio tenho muitos problema de saude sempre trabelhei muito na roca e tem .ilhares de pessoas como eu que vive por ajuda de outras pessoas para nao morrer de fome e estes deputados so pensao neles quamdo vamos ter alguem que possa fazer algo por nos pelo Amor De Deus nos ajude .

  46. Yoshio Diz

    Mentira coisa de politico

  47. António Santos Diz

    Auxílio sim,aposentados porquê não?

    1. MARIA DAS GRAÇAS CLEMENTINO DA SILVA Diz

      POR TEREM CONTRIBUÍDO UMA VIDA PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL!! ELES PAGARAM MUITOS IMPOSTOS, SUARAM A CAMISA PRA NO FINAL GANHAREM UM SALÁRIO MÍNIMO E OS POLÍTICOS QUE SÃO EMPREGADOS DO POVO TEM TODO TIPO DE AUXÍLIO, PORQUE OS APOSENTADOS NÃO PODEM TER??? MUITOS ESTÃO SUSTENTANDO FILHOS E NETOS NESSA PANDEMIA… É PRA TER AUXÍLIO EMERGENCIAL E DÉCIMO QUARTO TAMBÉM, AFINAL ESTAMOS NUMA PANDEMIA E O DINHEIRO É DA NAÇÃO, O GOVERNO TEM OBRIGAÇÃO DE SOCORRER O POVO COM O PRÓPRIO DINHEIRO DO POVO ENTENDEU…

  48. Dirlene Diz

    #NÃO VAI SAIR 14°NEM NADA PARA OS APOSENTADOS, INFELIZMENTE É TUDO BALELA…NOTICIAS FALSAS, ENGANADORAS,ELES NÃO ESTÃO NEM AI PRA NÓS 😒SO TEM SAIDO AUMENTO DE MEDICAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, AGUA,LUZ,E UMA TORMENTA DE LIGAÇÕES DESSES CARNICEIROS OFERECENDO EMPRÉSTIMO PRA GENTE PAGAR EM 84 VEZES…ISTO DA 7 ANOS PAGANDO MICHARIA, PORQUE O GOVERNO LIBEROU 5%…O GOVERNO ACHA QUE ISTO É AJUDA,,,BOBO QUEM FIZER…VAI TA SEMPRE ENDIVIDADO E O SALÁRIO CADA VEZ MAIS BAIXO.ISTO É NOJENTO 🤮😡#QUEREMOS SER ASSISTIDOS DEVIDAMENTE COM PROJETOS REAIS ,#NÃO FANTASMA!!!!

    1. Yoshio Diz

      Isso mesmo só balela

      1. Marilzadossantos Diz

        Voçe falou tudo que sabe.

      2. Pedro Roberto Neves Diz

        Daqui a menos de 24 meses teremos eleições majoritária, é não termos memória curta e lembrar dos nomes desses usurpadores que estão hoje no poder e NÃO OS REELEGERMOS

  49. Angeila Diz

    Eu queria saber por que diabos aumentaram a margem dos consignados eu tô no máximo de consignados não vou cair nessa pra endividar mais os aposentados e pensionistas… não quero margem e ainda por cima meu telefone não para de receber mensagens para consignado não quero porra…..
    Eu queria ter recebido o décimo terceiro agora simplesmente depositaram nas nossas contas sem
    eu não pedi nada minha fica aqui minha indignação eles só estão esquecendo que as eleições estão chegando bando de políticos filhas da pura…

  50. Analia Dias Faustino Diz

    Isso mesmo, todos os aposentados já não conseguem mais sobreviver porque tudo triplicou o valor de compras e só os aposentados que não receberam apoio algum e enquanto isso os bancos que estão levando vantagens pois os juros não baixam e os aposentados estão cada dia mais fazendo consignados , essa é a situação é o presidente não resolve isso pelo menos dando uma solução com esse apoio do 14o salário.
    Só no Brasil mesmo, que isso acontece.
    Meu Deus!!!!!

  51. Sirlei Diz

    Os aposentados e pensionistas sem dinheiro no natal. Para quem paga aluguel. Os deputados fazendo festa no natal e as pessoas k precisa nada.

  52. Tânia Maria Rodrigues de Melo Diz

    Meu Deus como é difícil viver em um país que se prega a democracia e quem passou sua vida toda trabalhando ter que passar por uma humilhação dessa quando se precisa de um socorro, vendo pessoas que nunca trabalhou na vida tem direito a auxílio emergencial para fazer festinha e os aposentados nem dinheiro para os remédios tem . obrigada senhores políticos .

  53. Adalberto guisordi Diz

    Nunca se esqueça este país, foi construído pelos aposentados que merece respeito, agora sobre os políticos deputados, e senadores e presidente aguardem as próximas: eleições com certeza o troco vira!!

  54. Moises Diz

    Tomamos de novo aposentado tem que morre

  55. Lenir ribeiro Diz

    Se

    Se não aprovado, será um deboche,
    Isso é brincadeira!

    1. Sueli de Jesus Damasceno Felix Diz

      Sou aposentada, só eu e Deus sei o que passo.
      Pago aluguel…
      Acho um descaso com os aposentados.
      Enfim:
      Sem mais comentários, sigo confiando no bom senso.

      1. Maria Rosa Teles Diz

        Tô numa pendenga danada, meu décimo terceiro já foi adiantado, não deu pra nada, porque muito pouco, tô esperando esse décimo querto neste fim de amo para da uma emenidada na minha situação neste Natal, más não acredito nestes congressistas, se fosse pra eles com certeza já tinha aprovado!

    2. EDNA DE ARAUJO Diz

      Eu nem acredito mais nisto, só tá no projeto e nada mais, estamos QUASE no final de mês e nada ainda

  56. Edinaldo Diz

    O dia é como vai ser pago não fala ajudou muito?

  57. Angeila Diz

    É tô tentando comprar minha casa própria, Fui dar entrada nos papéis, tô devendo o cartão pago aluguel, minha dúvida de 1700 reais si o governo aumentou a margem no outro mês já estava em 2000 e carregada…. não aguento mais .ontem tive que vir durmir na casa do meu amigo com meus filhos . Tenho vergonha de falar que eu estou sem comida em casa eu dou adulto e meu filho que tem 8 anos vou falar o que pra ele, vou ter que morar dentro de uma barraca pra poder sobrar dinheiro pra comer….
    Que vergonha bando de filha da pura eu não queria ter recebido o décimo terceiro adiantado. Filhas da pura tô com meu aluguel atrasado vou acabar sendo despejada, ou eu pago aluguel ou eu como…..
    Vamos parar de reclamar vamos nos unir e agir….
    A eleições estão chegando vamos dar nosso recado nas urnas …não voto mais….
    O governo tá achando que o povo tá bobo a gente com cara de palhaço vocês não se esqueçam que eu estou de olho e anotando todos que estão chegando os projetos. politicos não se esqueçam eleições estão chegando são mais de35 milhões de aposentados e pensionistas…

    1. Antonio Diogo Diz

      Disse muito bem! Vamos dar o troco nas urnas!
      Nós aposentados, deveríamos ser mais unidos! Trabalhamos a vida toda, para no final nem assistência médica descente termos. Enqto os supostos representantes do povo ” ” Qualquer dorzinha de barriga, vai para onde? Hospital Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, eu e vc só levando SUSto. Troco será nas urnas.

  58. Edmundo Diz

    Srs. Deputados, e senadores. Não se sintam ofendidos com alguns comentários impertinentes , aqui contidos. Muitos dos seres humanos são revoltados em sua essencencia.
    Esperamos, poder contar com um grande esforço da parte dos senhores, para aprovação do 14 salário. Nós, os aposentados estamos precisando por demais, Deus abençoe vcs

    1. Angeila Diz

      Meu querido eu sei que não são todos os políticos mais a maioria é uma cambada de filhos da puta eu nasci em brasilia sou brasiliense estou tentando comprar minha casa própria imagina é porque eu tenho renda daqui uns dias eu estou morando debaixo da ponte…

  59. Luiz FIORANI Diz

    CAMBADA DE SAFADOS, INUTEIS ELES NAO TEM CONSIDERACAO NEM COM A FAMILIA DELES. TINHAM QUE IR TUDO PRA FOGUEIRA. VAGABUNDOS.

  60. Gilmaro Diz

    Isso já virou palhaçada sebos palhaços somos nós aposentados quem acredita em papai Noel? Natal já tá chegando kkkk

  61. Jose Antonio de Oliveira Diz

    Políticos que ganham muito já tem décimo quarto, nós aposentados ganham mixaria ,quem ganha acima do salário mínimo não vai te nada é uma vergonha, deveria pagar pelo menos a metade

    1. Valdereiz Diz

      Ka era p ter sido aprovado

  62. Lourdes Herrschaft Binhardi Diz

    Isso virou palhaçada, se fosse pra essa cambada de ladrões corruptos já tinha sido aprovado por eles mesmos, não acredito que vai ser, está há mais de seis meses pra ser votado e enviado para ser sancionado pelo presidente , decepção total, muito descaso.

  63. Maria Diz

    Isso é somente mídias os governantes não tem presa se fosse para aumentar os salários dos políticos ja teria sido aprovado, fica esses joguinho para enganar o povo brasileiro quê pagar seus impostos altíssimos e pagar os salários dos governantes em todo Brasil

  64. Magaly de Souza Bolcato Diz

    Isso está parecendo uma piada só q em capítulo kda dia é uma novidade só q com essa piada os aposentados não estão rindo … parece q não tem o q publicar ai eles inventam algo e jogam … Será q ainda tem alguem acredita nesse 14 salário?

  65. Maria Lucia moreira Aragão Diz

    Estão só esperindo as eleições passar para falar que não vai ter o 14 salário dos aposentados 😆

    1. Maisa Santos Diz

      Concordo plenamente com você

  66. Eliane Rosati Diz

    Gostaria de saber o q esses políticos tem na cabeça, a quem eles pensam q enganam. Aposentado, com todo direito, reclama de 14°, e os coitados dos aposentados pelo Loas q nem13° tem? Pq são pobres não fazem parte do grupo de risco? Não precisam comer? #naovotomais

  67. Jorge Luiz Lima Rodrigues Diz

    Nunca vi tanto blá blá blá e nenhuma ação.
    Esse tipo de matéria que há meses se arrasta falando a mesma coisa se tornou uma tortura psicológica para os pobres aposentados. Não existe almoço grátis e portanto tirem os seus “cavalinhos” da chuva, pois essa matéria é uma pegadinha

    1. Maria Estaquia Diz

      Cm crtz é uma grande piada
      Revoltante
      Deveriam ser processados os caras que publicam isso repetindo a mesma coisa todo dia
      Deveriam ser processados por propaganda enganosa e tortura psicológica

  68. Albano Diz

    Se fôçe aumento de salários para os palarmentários já estaria resolvidos.

  69. Nilda Cândida de Castro Diz

    Pra quê ficar iludindo os aposentados..não vai sair vão inventar uma desculpa e pronto.

  70. Wilson Garcia Diz

    Se fosse para eles políticos já estava aprovado em julho mas como é prós aposentados que deram suas vidas trabalhando para o País ficam nesta palhaçada malditos políticos o salário deles estão bem gordinho…

  71. Giselia Maria Diz

    Espera as próximas eleições pra vocês verem o quando o povo estará esquecido do pouco caso que estão fazendo com os aposentados, que por sua vez estão cada vez mais se endividando com esses 5% que foi o que o governo acha que é ajuda aos aposentados, ajuda essa que está sendo paga com juros. TALKEY

  72. Rute Malta dos Santos Diz

    O que deveria ser votado pela população era o salário desses deputados é uma vergonha mendigar 14° salário e ficarmos a mercê de deputados e senadores! Sou de Alagoas e infelizmente o senador de Alagoas é um que não nos defende, vamos dar o troco seus miseráveis

  73. Wander sem lei, sem som Diz

    Acredito tbm , que eles, os políticos, estão fazendo pouco caso da gente. Aposentados e pensionistas do INSS. Se fosse do interesse deles, já tinha aprovado. Temos que parar de votar nessas porcarias, de vez. Quem sabe, fazendo isso, se lembram da gente. Não é Vdde.

  74. Rozalvo Loula Dourado Diz

    Se não for aprovado não iremos votar em nen um deles tamojunto

  75. Luiz Tadeu vendrame Diz

    Não publicaram o que eu falei 😡😡😡😡😡

  76. Lucimarazielonka5@ gmail.com Diz

    Dde

  77. Sônia Maria caçador dos Santos Diz

    Será que se fosse para o parlamentares ia ficar em análise? Meu esposo é aposentado mais passamos aperto,,tá difícil.

  78. Luiz tadeu Diz

    É UMA VERGONHA OS POLÍTICO POVO BRASILEIRO NÃO TEM QUE VOTAR PARA SENADOR DEPUTADO VEREADOR, NÃO MUDAM AS LEIS, RECEBEM UM SALARIO QUE É UMA VERGONHA, SÓ VOU VOTAR QUANDO OS POLÍTICOS GANHAR UM SALARIO MÍNIMO E UMA CESTA BÁSICA , ESSE AUXILIO RECRUZAO KKKKKKKKKKKKKKK, SÓ NO BRASIL

  79. Luiz Tadeu vendrame Diz

    Eu e os aposentados não trabalhamos tanto é pagamos o INSS a vida toda pra fazerem, auxílio recruzao, de criminoso , isso é um insentivo ,para a criminalidade, voces, tira o dinheiro de quem trabalhou a vida toda, e água acham que tão fazendo muito em dar 14 décimo quarto salário, voces recebem senadores deputados vereadores um salário que é uma vergonha, o povo é os aposentados uma miséria, eu não voto mais, só quando voces ganhar um salário mínimo e um cesta básica, é Bom ser político, pra não fazer nada, não mudam as leis. O povo morendo assassinado nas ruas e ainda tendo auxílio recruzao ,o povo tem que parar de votar, tem que ter intervenção militar já!!!!!!!!

    1. Ivaldo Pereira Lima Diz

      Também acho.

    2. Flavia Diz

      Já tá virando palhaçada sacanagem nos beneficiários do INSS precisamos muito enquanto isso esse auxílio emergencial sai todo mês eu queria adiantar meu fgts gerente da caixa não me atendeu devido esse auxílio disse que não tem funcionários suficientes e a preferência e desse auxílio emergencial então nos trabalhadores de carteira assinada afastados estamos como se fossemos um zero a esquerda minha indignação mais que justo o décimo quarto

    3. Dulce Diz

      Acho justo receber 14° salario pq como todos sabem nosso sakario nao acompanha a inflacao e tdo o qye sobe e uma vergonha os politicos ganharem tanto e demorar para aprovar esse direito que temos pela pandemia voto afavor de receber sin

  80. Elvira Teresinha Pedrotti Diz

    Já devia ter saído o décimo quarto mas não esquecem que 2022 vai ter eleição aí vai o troco

    1. Alexandre Diz

      COM CERTEZA ABSOLUTA…

  81. Maria Aparecida Henrique Da Silva Henrique Diz

    Nos aposentados só está faltando um nariz de palhaço. Até quando teremos que aguentar estes deputados senadores decidirem por nós? Teria que ser uma medida provisória vinda do Sr Presidente da República que teve vitória graças aos aposentados que votou nele para ajudar na sua vitória.so que ele se esqueceu disso . Sem precisar passar por esses cambada que só enxergam o próprio umbigo.

  82. elessandro silva Diz

    Infelizmente para o povo e principalmente para aposentados não se tem direito a nada, do que ele mesmo já tenha direito, foi assim com os 5% do consignado, um monte de vagabundo fazendo firula em cima do dinheiro do próprio aposentado, como se estivessem fazendo um favor, agora 14 décimo quarto, não vai sair nada, isso é só pra o povo tomar vergonha na cara na hora de votar nesses vagabundos, pra eles tem tudo para o povo nada, esqueçam essa porcaria, pois infelizmente não vai sair, não e do interesse do governo, não vai beneficiar ninguém, semana que vem e dezembro , e fica pra lá, cai em esquecimento esse e o país chamado Brasil um bando de políticos vagabundos, que só pensam neles mesmo e um povo onde após tantos anos não aprendeu a votar e lamentável! Não corre atrás do seu e fiquem dependendo dos políticos pra vê, se vai pagar as contas, vc só tem direito mal e porcamente ao que já é seu como antecipar o décimo terceiro, uma coisa que já é sua, aí aparece alguém pra por a melancia na cabeça e aparecer, esse e nosso país!

    1. Angeila Diz

      Concordo estou quase sendo despejada tenho filhos ou compro comida ou eu pago aluguel e aí o que eu faço… não vou roubar …to desesperada não pedi pra adiantar porra nenhuma nenhuma de decimo terceiro.filhas da pura……

  83. Sonia Diz

    Não deveria nem ter começado para nós não ficarmos ansiosos esperando algo que não vira

  84. ROSEANE GOMES FIRMINO DA SILVA Diz

    Ainda não foi aprovado? Se fosse do interesse dos políticos já tinha sido aprovado desde do 1° mês ,mais como é de interesse do povo brasileiro tá essa demora toda.se fosse o aumento dos salários dos políticos já tava em vigor. Isso é de se lamentar que o nosso aposentado e pensionistas tenha que passar por mais uma humilhação para obter um pouco de sobrevivência.

    1. Luiz Diz

      O povo não deve votar pra ninguém

  85. Maria José Belemer Diz

    Sw fosse para os senhores,deputados e senadores, já teriam votado e aprovado,mas como é para o povo mais necessitado,eles não tem pressa!
    Não se esqueçam senhores,eles também são eleitores.

    1. Noemi dos santos Diz

      Verdade sempre quem sofre e nos deputados e senador lembram de nós quando e pra ganhar votos

  86. Maria José Belemer Diz

    Só falam em projeto do 14 salário, mas não votam,quem dirá aprovar,malditos mentirosos🤬

    1. ANTONIO CESAR MENEGASSI MENEGASSI Diz

      Esse Pain só faz fumaça !!! Inventa um monte de projeto para se promover e não aprova nada ……

      1. Edilson Pereira da silva Diz

        Isso mesmo esses asseclas sao um bando de idiotas esse paim é igualzinho a andre janone

    2. João Antonio matos. Diz

      Penso como sera o final de ano pra os aposentados se nao sair o décimo quarto pricipalmente pra nos que pagamos aluguel .bando de mentirossos.

    3. Daniela Diz

      Tem meses que foi apresentado esse projeto.E está em tramitação ainda,quando descaso com nossos aposentados e pensionistas.
      Senadores e deputados aguardem a próxima eleição.

  87. Antonio carlos Floriano Diz

    Não estou botando fé que vai sair esse 14º Não

    1. Suhellem Diz

      Vocês poderia deixar logo uma resposta concreta e para de deixar as pessoas criando expectativas, a minha mãe e aposentada e serviria muito como essa ajuda .. agora essa proposta já tem meses e nada de sair esse resultado .

    2. Osmar Mamoru Orikasa Diz

      Estamos num mato sem cachorro, tudo aumentou absurdamente, principalmente as de primeiras necessidades, remédios, e alimentação. A dificuldade é muito grande é deplorável a nossa situação. Depois de contribuir mos por longos anos, seria justo um vida sem preocupações e sofrimentos mas a realidade é esta que estamos vivendo um futuro sombrio sem perspectiva onde a economia do nosso país cada vez mais nos estrangula sem piedade.

  88. Peracio Silva nascimento Diz

    Gostaria de saber se vai sair esse 14 salário ou não? Se não sair esses senadores e deputados vão sofrer na próxima eleição

    1. Nilza Pnereira de carvalho n Diz

      Quando vão para de iludir os aposentados e pensionistas tem pessoas que recebe em novembro já era para esta no sistema o pagamento e o décimo quanto e não está só o pagamento isso seginifica que não vão da nada quem nuca contribuiu a maioria estão recebendo alcilio emergencial nos até agora nenhuma ajuda isso é revoltante e uma vergonha sem aposentados e pensionistas comprando a economia do país vai ficar muito prejudicada sem dinheiro sem consumo porque quem consome mais é nos que temos pagamento fixo

    2. MARISA MENDES DA SILVA Diz

      O 14 TEM DE SAIR!!! OS APOSENTADOS NÃO SUPORTAM MAIS!!!

      1. Cecília Mendes Diz

        Aff todo dia a gente lê esse décimo quarto ,sai não sai ,isso da e infarto nós idosos revolta total 😠

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.