Novas regras do Detran para formação de condutores entram em vigor

A notícia é que agora, vai existir menos burocracia para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para veículos, motos e ciclomotores de até 50 cilindradas. A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor na segunda-feira (16) está trazendo novas regras para formação de condutores. Por exemplo, há uma redução no número de horas/aula e o fim de obrigatoriedade das aulas em simuladores de direção.

Para a categoria A (Motocicletas), o número de horas/aulas passou para 15. No caso da categoria B (Carros), o número de horas/aulas práticas caiu para 20. Em ambos os casos, será obrigatório ter 1 hora/aula prática noturna, em vez de 5, como era antes.

Outra mudança é que as horas/aulas obrigatórias em simuladores agora são facultativas, ou seja, fica a critério do futuro condutor fazê-las ou não.

Os que desejarem dirigir ciclomotores de até 50 cilindradas não vão precisar esperar até setembro do ano que vem realizar aulas práticas, podendo fazer apenas provas teóricas e práticas, sendo que se repetirem nas aulas práticas, será obrigatório fazerem mais 5 horas/aulas práticas. Antes dessa atualização, as horas obrigatórias nesse caso seriam 20. A partir de setembro do ano que vem passará a valer 5 horas/aulas práticas para obter autorização nesse caso.

Para quem já estiver nas aulas práticas nessas categorias, as novas regras já estão valendo. Nesse caso, irão precisar completar a carga horária para a realização das provas. Os que fizeram aulas em simuladores, podem descontar na categoria B (veículos) as horas/aulas realizadas no simulador das 20 horas obrigatórias, no limite de 5 horas/aula com uma hora/aula noturna.

Quer oportunidades de Emprego? Clique Aqui
Oportunidades de Estágio? Clique Aqui
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.