Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

NOVA idade mínima de aposentadoria INSS confirmada para 2020; veja como fica

Ao todo, são três transições em que o INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. Veja como vai ficar em cada caso

As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão vigorando. Sendo assim, os novos cálculos têm regras mais rígidas para os beneficiários, se comparado aos que solicitaram o pedido de aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro de 2019.

Ao todo, são três transições. O INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.

Por exemplo, na regra da idade mínima progressiva para quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria com idade mínima progressiva (para quem completar as exigências neste ano)

Na regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição). Veja abaixo:

Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.

Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.

Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)

A exigência na transição por pontos também aumentou. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Veja também: Banco do Brasil: linha de crédito que antecipa o FGTS em agosto; veja quem pode

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
43 Comentários
  1. Carlos Eduardo Diz

    Covardes, absurdo, desumano, cadê o bolso, ficou só promessa, esse presidente é uma piada. Fez promessas o nosso digníssimo chefe da nação. Por isso não voto mesmo. Tudo farinha do mesmo saco.

  2. Luiz Carlos Diz

    Tenho 64 e 28 de contribuição ,posso pedir aposentadoria?

  3. Luciano Tinoco Diz

    A minha mãe está com 68 anos, já está pagando os retroativos pelo INSS, pois só tinha 10 anos de contribuição!!! Ela poderia já começar a receber a aposentadoria já com o desconto dos retroativos???

  4. Ailton Brito da Silva Diz

    Vc vai se aposentar com 72 anos.tem que ter os 35 anos de contribuição.Tem aoenas 24 anos contribuido tem que trabalhar mais 8 anos pra completar os 35 anos de contribuição.Vc terá idade mas não terá o tempo exigido.Há pessoas que tem os 35 anos de contribuição mas não tem a idade pra se aposentar.O seu caso é o contrário.

  5. Ailton Brito da Silva Diz

    A gente trabalha pra favorecer esses políticos.O Ministro Paulo Guedes faz uma reforma pra favorecer classe patronais e banqueiros.Querem fazer o renda família tirando dos aposentados, congelando por dois anos a aposentadoria.Quando forem ajustar o salário não vai acompanhar a inflação reduzindo e desvalorizando a aposentadoria do trabalhador.Querem criar uma taxa bancária semelhante a cpmf que foi derrubada pelo congresso nacional.Não corrigem salários e nâo reduzem taxas bancárias, não redu:em impostos.Fazem os planos deles pra se garantir politicamente dirando do suir do próprio trabalhador.Esse governo é um engodo.Só o apoia quem não tem reflexão política.O povo perdeu o poder de compra.Eles nem divulgam dados sobre nossa iinflação.Uma vergonha.

  6. Eclair Diz

    Boa noite ! Fiz 58 anos em junho/2020 tenho 24 e 10 meses de contribuição. Como fica a minha aposentadoria?

  7. Wander nevesde oliveira Diz

    Tenho 64 anos e 27 anos pago de inss.me chamo Wander.em junho no dia 16/06.Fasso 65 anos .Eu estou desempregado..Pois mando curriculom.mas eles me chamam para entrevista.por causa da idade.nao me quer.. fala que vai ver e não vê nada .mas depois te fala.por causa da idade nem tai..me pergunto estou a disposição. .com idade avansada.enquanto os novos nem tá aí para trabalho. O governo tem que ver isto

  8. Antonio Galvao Barbosa Diz

    Estes políticos safados nao dao mole para os trabalhadores mesmo aposto que aposentadoria deles não mexeram vai ficar do jeito que esta cheio de previlegios que si dane os trabalhadores.
    É muinto lamentável e o pior se falando em economia sendo contra a economia porque eu digo isso como que você vai ajudar aquecer o mercado fazendo compras ganhando um salário de R$.1.045.00
    reais a economia só vai para frente se o povo tiver a onde movimentar o dinheiro forando isso esqueci meu amigo leitor.

  9. Joseisa Oliveira Diz

    Boa noite gostaria de saber tenho hoje 45 anos se eu começar a contribuir agora com quantos anos vou me aposentar

  10. Sérgio Rodrigues de Freitas Diz

    Meu ninguém consegue frear estes absurdos. Temos tecnologia suficiente para corrigir os erros do passado recuperar o capital desviado e transparência nos próximos passos. Já descobriram o Brasil ñ vão enterrar.

  11. Rodrigo Paolo Ducatti Diz

    Palhaçada o que esses últimos (des)governos fizeram com nossa aposentadoria.

  12. Evania Diz

    Tenho 42 anos, só contribui até hj 5 anos.
    Estou desempregada há 5 anos. Não consigo emprego. O país não gera oportunidades de trabalho. Então resumindo. Nunca vou me aposentar?

  13. CATIA Terezinha reos firmino Diz

    Tenho 58 anos uns 20 de contribuição. Como fica a minha aponsentadoria.

  14. Ivone Rodrigues Araujo Diz

    Tenho 54 anos de idade e 29 anos de contribuição…qndo vou poder aposentar?…sou funcionária pública

  15. solange . Diz

    Boa tarde
    Tenho 20 anos de contribuição é 48 anos … Qdo fizer 57 anos e 30 de contribuição eu posso me aposentar ? E isso ?

  16. Noemia m de a costa Diz

    Boa tarde tenho 54 anos e so 8 anos de contribuição porque trabalhava na roça tenho apenas as notas que vendia com. Quantos anos vou me aposentar alguém pode me informar
    Por favor

  17. Renato Diz

    A aposentadoria acabou , parabéns governantes vocês acabaram com o povo brasileiro , covardes .

  18. Antonio Cristiano da silva Diz

    Com tanta exigência era bom as pessoas se aposentar só com 100 anos . Porque o homem só pode se aposentar com mais de 60 anos e ter contribuído com mais da metade da vida de imposto. Isso é um absurdo, é só no Brasil mesmo. Mais besta é o povo que de quatro e quatro anos elege um bando de ladrões no governo..

  19. Sueli Diz

    Prestem a atenção,qm tem filho com 14anos comecem a pagar o carne desde já para q não tenham esses preblemas como estamos tendo. Pois do jeito q está indo mais pra frente ao vão se aposentar com 100 anos

  20. Débora Diz

    Oi Girlene, esses 30 anos é pra aposentadoria por tempo de contribuição, mas você pode aposentar por idade também, nesse caso teria que contribuir somente 15 anos e talvez mais uma ano por causa da idade.

  21. sueli Diz

    e eu como fica pensei que iria aposentar agora qui jeito ne estou doente de coluna faço 60 anos agora e 18 anos pago como fica minha situaçáo

  22. Cris Diz

    15 anos de contribuição aí com 60 os 30. Anos e por tempo de serviço aposenta com 56 é isso

  23. Maria marlene da silva Vieira Diz

    Bom dia eu tenho 52 pouco registros tenho que pagar o inns no carnê como eu faço pra adiquirir o carne.

  24. Tleos Diz

    Se.pretende aposentar comece a contribuir o mais rápido, vc pode entrar na aposentadoria por idade:Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos. Mas isso pode mudar com o passar do tempo!

  25. Luzia Diz

    Tenho 51 tenho mas de 15 anos de contribuição vou aposentar quando e como

  26. REGINALDO Diz

    Constaria de saber quem trabalha com em área salubre ,ex ruído.quanto tempo para aposentar

  27. Sueli Meirelles dos Santos Diz

    Bom dia! Eu dei entrada na minha aposentadoria no 10 de Agosto eu completei 60 anos e tenho 22 anos de contribuição,eu consigo me aposentar porque tem mais de 15 anos de contribuição? Gostaria de uma resposta esclarecida.

  28. Paulo Leite Diz

    O pior é que a aposentadoria por tempo de contribuição acabou. O homem que já contribuía antes da Reforma terá que completar 65 anos de idade e ter 15 anos de contribuição, o homem que começou a contribuir após a Reforma terá que contribuir por 20 anos e ter a idade de 65 anos. A mulher terá que contribuir por 15 anos e ter a idade de 62 anos.

  29. Izabel Maria Silva Alvarenga Diz

    Tenho só sete anos e quatro meses de contribuição já fiz sessenta anos quando vou aposentar?

  30. Geraldo Ribeiro Diz

    Para mulheres ter 61 anos de idade e 15 anos de contribuição você tem 43 contribuindo 15 anos vai aposentar com 62 anos com um salário mínimo

  31. Claudio Diz

    Essas coisa me estressa porq se vc tem 45 já não querem mais da empregos porq já falao q a gente tá velho o governo podia ajuda com isso

  32. Otmar Bernardo Diekow Diz

    Ñ, se vc começar a contribuir com 47 anos, contribua apenas 15 anos ai vc se aposenta por idade. No seu caso tera 62 anos

  33. Elaine Diz

    Acredito q essa nova lei como muitas outras q fizeram sobre mexer no pouco q o povo tem direito como diminuir parcelas do desemprego aumentar o tempo de aposentadoria a nova previdencia trabalhista so ajuda msm aos empresarios ricos de posses,pois um cidadao trab a vida tda quando chega o momento de aproveitar algo q ti pertence e ede direito vem o governo e tira tudo,so tenho uma perg que empresario dará trab pra um senhor ou senhora de 60 anos pois ja nao estao em sua melhor forma e nao trará tanto lucro ao empregador muito triste tdo isso qu fazem com a classe trabalhadora nosso governo deveria repensar muito pois sao esse msm que fazem a economia de nosso pais girar 😠😉

  34. Maria Helena Barros castro Diz

    Tenho 62 não contribui tenho sérios problemas de saúde trabalhei desde meus 13 anos mais nunca contribui fui me informar si poderia me aposentar fui informada que eu teria que ser divorciada mais eu trabalho e informao sou cozinheira de eventos e ajudante de churrasqueiro .eu apelo para que eu possa ter o direito de me aposentar gasto muito com remédios e alimentação e não tenho direito de cartão de passagem por ter 62 anos agradeço desde já

  35. Lucitonio Rodrigues Nogueira Diz

    Boa dia meu nome e lucitonio Rodrigues Nogueira tenho 57anos nunca contribui com o inss como eu fasso pra me aposentar

  36. Scott Diz

    Por isso as pessoas tentam morar no Estados Unidos.
    E lá não tem aposentadoria, sus, seguro desemprego e mesmo assim querem ir pra lá, será porque?

  37. Elizabeth Diz

    Boa noite gostaria de tirar uma dúvida tenho 55 ano e 20 de contribuição em qual aposentadoria eu entro

  38. Silva Diz

    Gostaria de saber como fica para segurança de carro forte ?

  39. Maria das Graças Oliveira Santos Diz

    Olá Boa noite. EU gostaria de saber como vai ficar as pessoas assim como EU com 56anos contribui apenas 2anos e meioÉ A parti de hoje tenho que contribuir 30 anos?

  40. Wilma Diz

    Olá boa noite eu tenho 50 anos e 21 de contribuição faltar quanto para eu aposentar

  41. Fabiana Diz

    Tenho 49 anos, 29 anos e meses , de contribuição. Já pagando, os meses, restantes. Onde me enquadro? Já que em novembro de 2019, eu já tinha 48 anos e menos de 2 anos para completar 30 anos de contribuição.

  42. Maria das Graças Oliveira Santos Diz

    Olá Boa noite. EU gostaria de saber como vai ficar as pessoas assim como EU com 56anos contribui apenas 2anos e meioÉ A parti de hoje tenho que contribuir 30 anos isso só vou aposentar com 77anos tiver viva né

  43. Girlene Salles Matos Diz

    Olá Boa noite. EU gostaria de saber como vai ficar as pessoas assim como EU com 47anos nunca contribui. É A parti de hoje tenho que contribuir 30 anos isso só vou aposentar com 77anos se tiver viva né
    Só Deus pra saber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.