Networking: como melhorar a sua empregabilidade

Construa uma rede de relacionamentos qualificada e eficiente

Com o networking, o profissional amplia a sua rede de contatos, através da troca de informações pertinentes, procurando por uma cooperação entre as duas partes envolvidas. Ademais, é uma maneira de se fazer conhecer, construindo uma relação entre pessoas de uma mesma área de atuação, que se ajudam em busca de um maior desenvolvimento, aumentando a sua empregabilidade, através de várias estratégias.

O profissional que busca fazer um networking em sua área de atuação consegue realizar novos negócios e também conseguir uma vaga de emprego. A princípio, ao entrar em contato com pessoas que trabalham no mesmo setor, as novas oportunidades aparecem, o trabalhador se mostra  comprometido e interessado. É um momento de se fazer parcerias e se tornar conhecido.

É preciso fazer o networking em toda a sua carreira profissional. Ao ter bons contatos, pode-se ser indicado para trabalhar em uma empresa importante. Aliás, com a colaboração de parceiros, é possível crescer profissionalmente. Vale ressaltar, que a cooperação deve ser mútua, ou seja, você também deve auxiliar seu colega.

Unesp oferta mais de 7 mil vagas para o Vestibular 2023; veja principais datas

Quem amplia sua rede de contatos acaba por se tornar reconhecido no mercado e é lembrado quando uma vaga de trabalho surge. Por exemplo, um contato pode lhe indicar para um serviço na empresa onde ele trabalha. Aos poucos, várias oportunidades vão surgindo e você se tornará um profissional requisitado. Vejamos abaixo algumas estratégias para se fazer um bom networking.

1 – Seja eficiente em seu trabalho

Se você é um prestador de serviço, é importante que entregue um trabalho muito bem feito. Dessa maneira, faça mais do que foi pedido. Desta maneira você surpreende a pessoa que te contratou. em síntese, seu perfil acaba por ser valorizado, possibilitando uma imagem de um profissional gabaritado e competente.

2 – Inspire os outros através de seu exemplo  

Mostre na empresa onde trabalha que você é um profissional organizado e eficiente. Através de seu exemplo você pode inspirar os outros colaboradores a fazer o mesmo. Busque ser altamente produtivo em seu trabalho. Dessa maneira, as pessoas vão notar e poderão te indicar para uma vaga melhor ou mesmo para uma promoção na empresa onde trabalha.

FACIMA: formas de ingresso

3 – Não peça um favor de imediato  

Se você conheceu um contato há pouco tempo, evite pedir logo por um favor. É preciso, primeiramente, conquistar a sua confiança. Mostre primeiro que você tem valor. Se o seu contato é uma referência no mercado, ele é solicitado o tempo todo. Demonstre que você é diferente. Aliás, ofereça para ele uma solução de algum problema. 

4 – Utilize as redes sociais para o networking

É possível encontrar várias vagas de empregos e oportunidades de negócio nas redes sociais presentes na internet. As mais importantes são o Facebook, o Instagram e principalmente o Linkedin, que é um ótimo ambiente empresarial. É preciso conversar com os outros usuários, trocar experiências e interagir. Em suma, você com certeza fará ótimos contatos em sua área de atuação.

5 – Mostre que você é um ótimo profissional

Para conquistar seus objetivos deve-se passar a imagem de um ótimo profissional. As pessoas com quem você interage, devem te indicar para uma vaga, tendo certeza de que estão recomendando alguém que trará resultados satisfatórios para a empresa em questão. Sobretudo,procure causar uma boa impressão para as pessoas que vier a conhecer.

Vale-Gás de R$ 110: Quem recebe nesta segunda (15)?

6 – Trace um objetivo  

Antes de buscar os contatos de sua área, procure traçar um objetivo. Tenha em mente as empresas onde deseja trabalhar, seu cargo de interesse. Primordialmente, coloque em um papel e estabeleça metas que deverão cumpridas. Procure conhecer as pessoas que se destacam em sua área de atuação.

7 – Participe de eventos e faça um networking

Ir a palestras e workshops pode ser uma ótima oportunidade de se conhecer novos contatos. Geralmente estas pessoas têm o mesmo interesse e também procuram fazer networking. Todavia, estes lugares oferecem uma ótima oportunidade para trocar experiências e buscar indicações para uma vaga ou para a realização de novos negócios.

8 – Crie uma rede de contatos variada

Procure conhecer pessoas que estão em níveis variados de atuação. Analogamente, é uma boa maneira de trocar experiências diferentes. Converse com profissionais iniciantes, experientes e altamente qualificados. Dessa forma você amplia seus horizontes de forma que receba uma indicação para diferentes áreas.

9 – Ofereça ajuda para seus contatos

É preciso observar que um networking efetivo deve ser feito com a colaboração dos dois lados. Se você puder, auxilie seu colega nas questões e problemas apresentados. Em conclusão, no futuro ele se lembrará de você e poderá lhe indicar para uma vaga ou para a realização de algum negócio. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.