Netuno: O que estudar sobre o planeta

O distante planeta Netuno marca o início da fronteira do nosso sistema solar. Além da órbita desse gigante de gás / gelo está o reino do Cinturão de Kuiper, onde lugares como Plutão e Haumea orbitam.

Netuno foi o último grande planeta descoberto e também o gigante gasoso mais distante a ser explorado por espaçonaves.

Netuno da Terra

Como Urano, Netuno é muito escuro e sua distância torna muito difícil localizá-lo a olho nu. Os astrônomos modernos podem localizar Netuno usando um telescópio de quintal razoavelmente bom e um gráfico mostrando onde ele está. Qualquer bom planetário de desktop ou aplicativo digital pode apontar o caminho.

Os astrônomos já o haviam visto por meio de telescópios já na época de Galileu, mas não sabiam o que era. Mas, como se move tão lentamente em sua órbita, ninguém detectou seu movimento imediatamente e, portanto, provavelmente se pensou que fosse uma estrela.

Em 1800, as pessoas perceberam que algo estava afetando as órbitas de outros planetas. Vários astrônomos elaboraram a matemática e sugeriram que um planeta está mais longe de Urano. Então, ele se tornou o primeiro planeta previsto matematicamente. Finalmente, em 1846, o astrônomo Johann Gottfried Galle o descobriu usando um telescópio observatório.

Netuno em Números

Netuno tem o ano mais longo dos planetas gigantes de gás / gelo. Isso se deve à sua grande distância do Sol: 4,5 bilhões de quilômetros (em média).

Demora 165 anos terrestres para fazer uma viagem ao redor do sol. Os observadores que rastreiam este planeta notarão que ele parece permanecer na mesma constelação por anos a fio. A órbita de Netuno é bastante elíptica e às vezes sai da órbita de Plutão!

Você também pode gostar:

Este planeta é muito grande; mede mais de 155.000 quilômetros ao redor de seu equador. É mais de 17 vezes a massa da Terra e poderia conter o equivalente a 57 massas terrestres dentro de si.

Tal como acontece com os outros gigantes gasosos, a maciça atmosfera de Netuno é composta principalmente de gás com partículas de gelo.

No topo da atmosfera, há principalmente hidrogênio com uma mistura de hélio e uma quantidade muito pequena de metano. As temperaturas variam de bastante frias (abaixo de zero) a incrivelmente quentes 750 K em algumas das camadas superiores.

Netuno de fora

Netuno é uma cor azul incrivelmente adorável. Isso se deve em grande parte à pequena quantidade de metano na atmosfera. O metano é o que ajuda a dar a Netuno sua intensa cor azul.

As moléculas desse gás absorvem a luz vermelha, mas deixam a luz azul passar, e é isso que os observadores notam primeiro. Netuno também foi apelidado de “gigante do gelo” devido aos muitos aerossóis congelados (partículas de gelo) em sua atmosfera e às misturas lamacentas em seu interior.

A atmosfera superior do planeta é hospedeira de uma série de nuvens em constante mudança e outros distúrbios atmosféricos. Em 1989, a missão Voyager 2 passou voando e deu aos cientistas sua primeira visão de perto das tempestades de Netuno. Na época, havia vários deles, além de faixas de nuvens altas e finas. Esses padrões climáticos vêm e vão, assim como padrões semelhantes na Terra.

Netuno de dentro

Não é de surpreender que a estrutura interna de Netuno seja muito parecida com a de Urano. As coisas ficam interessantes dentro do manto, onde a mistura de água, amônia e metano é surpreendentemente quente e energética.

Alguns cientistas planetários sugeriram que na parte inferior do manto, a pressão e a temperatura são tão altas que forçam a criação de cristais de diamante. Se existissem, estariam chovendo como pedras de granizo. Claro, ninguém pode realmente entrar no planeta para ver isso, mas se pudesse, seria uma visão fascinante.

E então, curtiu conhecer mais sobre o planeta Netuno?

Leia outro artigo: Marte: Tópicos importantes sobre o planeta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.