Não estou no Cadúnico, ainda posso entrar no Bolsa Família em novembro?

Quem ainda não está no Cadúnico, quer saber se ainda tem chances de entrar no Bolsa Família na próxima liberação

O governo federal deve retomar dentro de pouco mais de uma semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Trata-se do maior programa de transferência de renda do país. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que mais de 21 milhões de famílias estão aptas ao recebimento do benefício social.

Mas existem outros milhões de brasileiros que também estão em situação de vulnerabilidade social, mas que não fazem parte do programa e querem passar a receber o saldo. Agora, estes cidadãos querem saber se eles terão chance de receber o Bolsa Família ainda neste mês de novembro.

A resposta para este questionamento, no entanto, vai depender necessariamente de algumas questões importantes, como a entrada do cidadão no Cadúnico do governo federal. Este é um ponto decisivo para as chances de entrada no Bolsa Família neste mês de novembro.

A importância do Cadúnico

  • Já tenho Cadúnico

Se você já faz parte do Cadúnico, e cumpre todas as demais regras de seleção do Bolsa Família, há uma chance de entrada no programa ainda neste mês de novembro. Afinal de contas, seu nome já se encontra apto ao recebimento do benefício social.

Vale lembrar que mesmo as pessoas que já estão dentro do Cadúnico, precisam manter o cadastro sempre atualizado. As atualizações precisam acontecer sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento ou a troca de endereço, por exemplo.

A partir desta sexta-feira (10), o governo federal deverá começar a atualizar as informações sobre o Bolsa Família no app oficial do programa. Assim, as pessoas que estão dentro do Cadúnico poderão verificar através do seu perfil, se elas foram selecionadas ou não para o programa social neste mês de novembro.

  • Não faço parte do Cadúnico

Se você ainda não faz parte do Cadúnico do governo federal, as chances de receber o Bolsa Família ainda neste mês de novembro são muito baixas. Fazer parte do Cadastro Único é uma das exigências mais básicas do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Mas ainda há tempo de entrar no Cadúnico e receber o saldo na próxima semana? Também é provável que não. Confirme informações oficiais, o Ministério do Desenvolvimento Social está concluindo o processamento da folha de pagamentos de novembro nesta semana.

Assim, é pouco provável que uma inscrição realizada nesta semana, seja atualizada, e o governo selecione este perfil para entrar no Bolsa Família nos próximos dias.

Não estou no Cadúnico. Ainda posso entrar no Bolsa Família em novembro?
Inscrição no Cadúnico é responsabilidade de cada município. Imagem: Tânia Rêgo

Novas chances de entrada

A boa notícia para as pessoas que ainda não estão no Cadúnico, é que outras oportunidades surgirão. Deste modo, mesmo que o cidadão não seja selecionado para os recebimentos, ele terá outras possibilidades de entrada nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e assim sucessivamente.

Para além do Bolsa Família, também é importante lembrar que uma inscrição no Cadúnico é porta de entrada para uma série de outros benefícios sociais, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, e do Auxílio-gás, por exemplo.

Pagamentos do Bolsa Família seguem

Neste mês de novembro, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados a partir do próximo dia 17, e devem seguir até o dia 31. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses para este mês. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

  • NIS terminado em 1: 17 de novembro;
  • NIS terminado em 2: 20 de novembro;
  • NIS terminado em 3: 21 de novembro;
  • NIS terminado em 4: 22 de novembro;
  • NIS terminado em 5: 23 de novembro;
  • NIS terminado em 6: 24 de novembro;
  • NIS terminado em 7: 27 de novembro;
  • NIS terminado em 8: 28 de novembro;
  • NIS terminado em 9: 29 de novembro;
  • NIS terminado em 0: 30 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.