5 motivos para abrir uma franquia hoje

Confira como abrir sua própria franquia e alavanque seus negócios

Você quer iniciar seu próprio negócio? Qual o formato de negócio que você pretende abrir? Saiba que abrir uma franquia é um excelente investimento, uma vez que as chances de dar certo são bem maiores. Por isso, vamos indicar 5 motivos para abrir uma franquia hoje.

5 motivos para abrir uma franquia hoje -- Reprodução Canva
5 motivos para abrir uma franquia hoje — Reprodução Canva

O que é uma franquia?

A franquia é um formato de negócio realizado entre a franqueadora (proprietária da marca) e o franqueado (pessoa que quer abrir uma franquia), onde ambos lucram. 

A palavra franquia tem sua origem na língua francesa “franchise”, que é um sistema de vendas de licença para uso da marca.

O franqueador cede direitos de uso da marca, bem como as suas operações ao franqueado, em troca de uma parcela do faturamento. Dessa forma, a unidade franqueada se torna uma réplica de um negócio que já está consolidado no mercado, além de possuir uma marca já conhecida por parte dos clientes.

Assim, ao franqueado cabe atender as recomendações da franqueadora, no que se refere à marca e aos produtos, recebendo todo o suporte necessário para realizar as atividades na unidade franqueada.

Existem franquias em todos os ramos de mercado, de diferentes formatos e preços. A característica principal de uma franquia é a padronização de processos e produtos. Cabe aqui indicar que não é só a marca que a franqueadora pode compartilhar, mas, sim, serviços ou conceitos.

Assim, em qualquer unidade franqueada que você entrar, encontrará exatamente uma réplica da franqueadora, em todos os sentidos: mesmos produtos e mesma qualidade.

Confira então os 5 motivos para abrir uma franquia hoje

Vamos apontar 5 motivos para abrir uma franquia. Motivos esses que se tornam vantagens de aquisição desse modelo de negócio!

1. Utilização da marca e sua credibilidade

Para criar uma marca e torná-la conhecida no mercado, é necessário tempo, paciência e muito investimento em marketing! Se você abrir o seu próprio negócio, essa será a sua primeira dificuldade. No caso das franquias, esse processo já está pronto. É só usufruir da marca e da sua credibilidade, além da qualidade que está embutida na marca.

Por exemplo, se você for comprar um chinelo da marca Havaianas, você já sabe que, apesar de existir muitas cópias no mercado, a qualidade do produto supera o preço. Se você tiver que escolher, as Havaianas, por já ser conhecida pela sua qualidade, estarão entre as suas escolhas.

2. Existência de um Plano de Negócios já elaborado

Normalmente, as pessoas que não possuem negócio já estabelecido, nem sabem o que significa isso, bem como não tem conhecimento para planejar a longo prazo os seus investimentos. 

Assim, existe uma dificuldade muito grande nos empreendedores em fazer previsões de cenário, traçar estratégias de ação bem como estabelecer processos produtivos. 

No investimento em franquias isso está tudo pronto. Basta ler e seguir.

3. Apresenta maior segurança e maiores garantias de sucesso

A segurança é outro fator positivo, uma vez que você não está sozinho no negócio, você pode contar sempre com o suporte da franqueadora, em qualquer situação duvidosa que você tiver. 

Quanto às garantias de sucesso, estão implícitas na marca consolidada no mercado, sendo possível prever, a partir das outras unidades franqueadas, o prazo de retorno do investimento, e a previsão do faturamento mensal.

4. Autonomia jurídica e financeira

O franqueado possui autonomia jurídica e financeira para gerir a sua unidade franqueada. Assim, o pode contar com a segurança jurídica necessária para operar seu negócio, bem como conduzir a sua gestão financeira como melhor convier.

5. Pode contar com o suporte da franqueadora

A franqueadora se propõe a oferecer todo o suporte necessário para que a unidade franqueada se estabeleça e funcione de forma adequada.

Esta oferta tem muito a ver com a questão de replicar a franqueadora e orientar para que a unidade franqueada tenha sucesso, e gere lucros para ambos: franqueado e franqueadora.

Desta forma, a decisão passa a ser sua como empreendedor. A nossa intenção com este artigo, é apresentar a franquia como uma proposta para começar seu próprio negócio.

Saiba que o modelo de franquia é uma boa opção para quem está iniciando no mercado do empreendedorismo. Mas cuidado: Mesmo que você tenha uma marca consolidada no mercado, você precisa trabalhar bastante para fazer dar certo. Além disso, você precisa entender como funciona o mercado e suas particularidades.

Por fim, abrir uma franquia pode ser muito interessante e recompensador, afinal, por ser uma empresa de marca já conhecida, é mais fácil de conseguir seus clientes e alcançar o sucesso em seu empreendimento! Assim, desejamos muita sorte e bons negócios pela frente no seu novo ramo de atuação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.