Molho industrializado faz mal à saúde? Entenda!

Afinal, o molho industrializado faz mal à saúde? Essa pergunta é muito recorrente na cozinha da casa de muitas pessoas. Até porque, por ser um alimento muito prático e fácil de consumir, costuma fazer parte da rotina alimentar de muita gente. Por isso, neste texto nós trouxemos algumas considerações importantes sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Será que o molho industrializado faz mal à saúde? Entenda os possíveis malefícios!

Infelizmente, sim! O molho industrializado faz mal à saúde sim. Afinal, ele possui uma composição que pode ser bastante negativa para a nossa saúde. A seguir, descrevemos, com mais detalhes, quais são os fatores que tornam esse alimento ruim para nós. Veja só:

1. Alto teor de sódio

O molho industrializado normalmente é rico em sódio, o que aumenta as chances de crises de pressão arterial e provoca problemas como inchaço e má circulação. Por conta disso, e só por isso, o molho ultraprocessado já poderia ser descartado de nossas cozinhas.

2. Alto teor de açúcar

Você sabia que o molho industrializado é rico em açúcar? Pois é! Talvez você nem tenha conhecimento disso. Porém, a verdade é que este alimento industrializado contém 3 vezes mais açúcar do que um molho que poderia ser feito em casa, com uma quantidade de ingredientes mais equilibrada.

O consumo excessivo de açúcar pode causar aumento no peso corporal e até mesmo desenvolver problemas de saúde como a diabetes.

3. Uso de conservantes e outros aditivos químicos

Os alimentos industrializados, de forma geral, possuem uma composição rica em aditivos químicos. É o caso do acréscimo de conservantes, aromatizantes e até corantes. Tudo isso artificial!

No longo prazo, o consumo dessas substâncias químicas podem causar efeitos colaterais na nossa saúde. Por isso, o molho industrializado faz mal à saúde e não é bem visto pelos nutricionistas.

4. Baixo valor nutricional

Não existe um valor nutricional significativo nos molhos industrializados. Afinal, a função deles é apenas o sabor, o que reduz qualquer chance de proporcionarem nutrientes, vitaminas e minerais de acordo com as nossas necessidades energéticas e alimentares.

Portanto, além de estar ingerindo diversos componentes que fazem mal à saúde, ao consumirmos um molho desse tipo nós também não estaremos ingerindo nada de bom.

Basicamente, é uma “bomba” de malefícios e apenas isso. Fique de olho!

5. Calorias excessivas

O excesso de calorias presentes nos molhos industrializados é outro problema que devemos considerar. Eles costumam ser bem calóricos, impactando no peso corporal e resultando em outros efeitos na saúde do consumidor.

Por isso, optar por fazer molhos caseiros e mais naturais pode ser uma excelente ideia.

No entanto, caso isso não seja possível para você, procure pesquisar por locais onde há a venda de alimentos saudáveis e mais naturais, incluindo molhos diversos que não contenham tantos componentes maléficos como os que citamos neste texto.

Além disso, não se esqueça de manter uma dieta balanceada e saudável, a fim de aumentar o seu bem-estar e evitar problemas de saúde. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.