Mitos sobre o ENEM 2023: veja o que é verdadeiro e o que é falso
O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova de nível nacional que foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam concluído o ensino médio.
Atualmente, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país, sendo a meta de milhões de estudantes brasileiros todos os anos.
Porém, é claro que a grande relevância do ENEM faz com que diversos mitos sejam criados e gerem dúvidas e confusões entre os estudantes.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo sobre os principais mitos criados sobre o ENEM 2023. Iremos te mostrar quais desses são verdade e quais são falsos, ou seja, somente boatos. Vamos conferir!
“O TRI prejudica os candidatos”
Um dos mitos mais comuns criados em relação a prova do ENEM envolve o TRI, Teoria de Resposta ao Item. O TRI é um método criado com base em modelos matemáticos para calcular o desempenho dos candidatos no ENEM. Ele é baseado no grau de dificuldade de cada questão, o nível de habilidade de cada estudante e também a probabilidade de acerto e erro dos candidatos.
É verdade que o TRI pode impactar a nota dos candidatos no ENEM, uma vez que o cálculo da nota não é feito com base no número de acertos ou erros, mas também no nível de dificuldade das questões.
Porém, o TRI foi criado como uma ferramenta para ajudar os estudantes e não como um elemento prejudicial. Particularmente, existem duas dicas principais que irão te ajudar a não ser prejudicado de qualquer forma pelo método.
Em primeiro lutar, não “chute” a resposta das questões. Tenha em mente que o TRI foi criado para detectar os “chutes” de candidatos na prova. Dessa maneira, se você chutar as respostas na prova, a chance de errar uma questão fácil é grande: e isso irá prejudicar a sua nota, uma vez que o método irá detectar que você está chutando as respostas.
Por fim, busque priorizar as questões consideradas fáceis. Se você não estiver conseguindo resolver uma questão, pule. Não perca muito tempo tentando resolver uma questão difícil: resolva as perguntas fáceis primeiro e o TRI irá te favorecer.
“Não é necessário estudar para o ENEM”
Um dos mitos mais comuns é a ideia de que não é necessário estudar para o ENEM, uma vez que o exame seria somente uma prova de habilidades naturais, como a lógica e a interpretação de texto.
Porém, nós sabemos que isso não é verdade. O ENEM abrange conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, além da redação. Dessa maneira, é fundamental dedicar um tempo adequado para estudar e se preparar para todas as áreas do exame.
Além disso, a prova do ENEM não avalia somente a habilidade de interpretação de texto dos candidatos, mas também diversos conteúdos estudados nas disciplinas do ensino médio. Dessa forma, é importante que você crie um plano de estudos eficiente para garantir a melhor preparação possível rumo ao ENEM 2023.
“É impossível gabaritar o ENEM”
Muitos estudantes acreditam que é impossível gabaritar o ENEM. Porém, mesmo sendo muito difícil, essa não é uma tarefa impossível.
Se você quer gabaritar as questões do ENEM, então é preciso que você tenha uma preparação adequada e eficiente até a data da prova, estudando de forma consistente e praticamente constantemente a resolução de questões de edições anteriores do ENEM.
“Os estudantes devem escrever a redação do ENEM a partir de um modelo específico”
A verdade é que a redação do ENEM deve seguir um modelo específico, com estrutura rígida e fórmulas pré-determinadas. Muitos professores acabam ensinando um modelo para os estudantes com o objetivo de ajudá-los. Porém, os estudantes não precisam necessariamente seguir um modelo rígido.
Os corretores da redação do ENEM irão examinar a capacidade de argumentação, a coerência textual e a proposta de uma solução para o problema apresentado. Dessa maneira, se o seu texto possuir todos esses elementos, você irá receber uma boa nota, independentemente do uso de algum tipo de modelo.
Porém, é fundamental que o seu texto tenha uma introdução clara, desenvolvimento com argumentos consistentes e uma conclusão que contenha uma proposta de intervenção.
“O ENEM não é importante para o ingresso na universidade”
O mito de que o ENEM não é importante para o ingresso em instituições de ensino superior, especialmente nas universidades privadas, é amplamente difundido entre os estudantes.
Porém, saiba que a pontuação obtida no ENEM é usada com muita frequência como critério de seleção por diversas instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas quanto privadas.
Além disso, não podemos nos esquecer também de que o ENEM é requisito para participar de programas do governo federal, como o ProUni, o FIES e o SISU.