Ministro anuncia uso de IA no pente-fino do Bolsa Família

Ministro do Desenvolvimento Social anunciou que vai usar inteligência artificial para fiscalizar dados de usuários do Bolsa Família

Em breve, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome vai usar Inteligência Artificial (IA) para fiscalizar os dados de usuários do Bolsa Família. A ideia é usar a tecnologia no processo de pente-fino do programa social, e pagar o benefício apenas para quem atende as regras de entrada e de permanência.

A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) na tarde desta terça-feira (19). Segundo ele, cerca de 2% dos usuários que estão dentro do Bolsa Família atualmente, não poderiam fazer parte do programa.

A meta do Ministério é alcançar esses 2% e fazer com que 100% dos usuários do programa social sejam realmente as pessoas que atendem a todas as regras do programa social.

“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, informou Dias.

Eleições municipais

O governo federal está preocupado com a possibilidade de uso eleitoral do Bolsa Família. Em outubro, o país vai passar pelas eleições municipais, e há um temor de que alguns prefeitos usem o Cadúnico e o recebimento do benefício como uma espécie de moeda de troca por voto.

O Cadúnico é integralmente gerido pelo governo federal, ou seja, apenas o poder executivo nacional é que tem o poder de definir quem pode e quem não pode receber o Bolsa Família. Mas há uma preocupação porque algumas gestões municipais poderiam encorajar pessoas a mentirem no processo de entrada no Cadúnico.

“Preciso reconhecer que no ano eleitoral, por exemplo, de 2022, aumentou a fraude. Agora, o que queremos é evitar a fraude na base da prevenção. Eu digo que qualquer líder que tiver juízo nesse instante tem que saber: há uma rede federal de fiscalização do Bolsa Família e quem se atrever a fraudar vai pagar”, frisou Wellington Dias.

“Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Nós queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa que é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que tem no Brasil. […]Há uma rede federal de fiscalização do Bolsa Família e quem se atrever a fraudar vai pagar”, afirmou Dias.

Ministro anuncia uso de IA no pente-fino do Bolsa Família
Ministro prometeu rigor contra fraudes. Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil

Bolsa Família segue

O governo federal liberou nesta terça-feira (19) mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país está atendendo pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os repasses devem ser feitos até o próximo dia 28 de março de maneira escalonada. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 15 de março;
  • Usuários com NIS final 2: 18 de março;
  • Usuários com  NIS final 3: 19 de março;
  • Usuários com  NIS final 4: 20 de março;
  • Usuários com  NIS final 5: 21 de março;
  • Usuários com  NIS final 6: 22 de março;
  • Usuários com  NIS final 7: 25 de março;
  • Usuários com  NIS final 8: 26 de de março;
  • Usuários com  NIS final 9: 27 de de março;
  • Usuários com  NIS final 0: 28 de de março.

Cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o saldo do Bolsa Família. Caso contrário, o dinheiro pode ser realocado para os cofres públicos mais uma vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.