Ministra Luciana Santos reforça que bolsas serão reajustadas ainda no 1º semestre

A ministra da Ciência, Tecnologia e Informação, Luciana Santos, reforçou na última quinta-feira, dia 2 de fevereiro, que o reajuste das bolsas de pesquisa científica será feito ainda no primeiro semestre de 2023. O anúncio foi feito durante a 13º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro. 

Apesar de afirmar que o reajuste será feito ainda neste primeiro semestre, a ministra não informou os valores. Segundo ela, “Quem vai anunciar será o presidente Lula”.

O ministro da Educação, Camilo Santana, chegou a afirmar que o reajuste seria feito ainda no mês de janeiro. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não oficializou o reajuste ou divulgou os valores. 

As bolsas de pesquisa ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as duas principais instituições responsáveis pelo fomento da pesquisa no país, não têm reajuste desde 2013. 

Durante a Bienal da UNE, a ministra falou ainda sobre o direcionamento das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação. De acordo com ela, a pasta irá atuar de forma a contribuir com o desenvolvimento nacional.

“A ciência tem que estar a serviço do combate à fome. Tem que estar a serviço do enfrentamento às mudanças climáticas. Tem que estar a serviço da produção dos insumos para as vacinas, para diminuir nossa dependência de outros países. A política de ciência e tecnologia deve buscar a autonomia brasileira e garantir a soberania nacional”, afirmou a ministra.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFRR publica resultado final oficial do Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.