MCTI e CNPq investem em pesquisas científicas sobre polinizadores

MCTI e CNPq promovem acompanhamento da chamada pública sobre polinizadores. Saiba mais informações oficiais!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realiza nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do MCTI em Brasília (DF), a apresentação de dez projetos contratados pela Chamada Pública MCTI/CNPq/Associação A.B.E.L.H.A. n.º 27/2021, no valor total de R$2,2 milhões, de acordo com recente divulgação oficial.

MCTI e CNPq investem em pesquisas científicas sobre polinizadores

A chamada é uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas ( A.B.E.L.H.A.), que visa o fomento a projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em temas relacionados aos polinizadores e aos serviços ecossistêmicos de polinização. 

Acompanhamento da chamada pública

Participam da 1ª reunião de acompanhamento, os parceiros da chamada e os coordenadores dos projetos selecionados para o “Marco Zero”.

Linhas de pesquisa

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o programa promove o desenvolvimento de produtos, materiais, insumos, conhecimentos, tecnologias e serviços para essas cadeias produtivas, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros,  divididos em quatro linhas de pesquisa: 

  • I – Produtos, insumos e serviços para apicultura e meliponicultora;
  • II-Produtos advindos da apicultura e meliponicultora; 
  • III – Serviços de polinização em culturas de interesse econômico; 
  • IV – Levantamento da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistêmicos de polinizadores.

Inovação 

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que a chamada é uma parceria inédita e inovadora que deu certo entre o setor privado e o setor produtivo da ciência, e essa segunda chamada traz uma nova perspectiva e desenvolvimento de serviços e policultura.

Já o presidente do CNPq/MCTI, disse que o poder do fomento é espetacular, porque ele ajuda a direcionar a pesquisa nacional, e ajuda o pesquisador encontrar o melhor caminho, já que, sem financiamento, não é possível fazer ciência, tecnologia e inovação, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Desenvolvimento

O Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) visa fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção e agregação de valor em cadeias produtivas da biodiversidade brasileira. Considerando a sua sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população que dela dependem. 

Para tanto, foca seus esforços no desenvolvimento de novos produtos, insumos, materiais e serviços a partir para essas cadeias, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros, de acordo com a recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.