Mind dump: O que é? Como fazer?

Mind dump: O que é? Como fazer?

Você já ouviu falar na técnica de mind dump em algum momento? Se ainda não, talvez este seja um bom momento para conhecer essa possibilidade de restabelecimento do foco e concentração.

Isso porque essa técnica foi desenvolvida com o propósito de ajudar as pessoas a “limparem” a mente de todos os pensamentos que estão atrapalhando o raciocínio e tarefas específicas. Para que assim se torne viável um maior foco e concentração.

Acompanhe, a seguir, algumas considerações importantes sobre o tema.

O que é a técnica de mind dump?

Basicamente, a técnica de mind dump consiste em colocar no papel, ou em um arquivo em branco, todos aqueles pensamentos que podem estar atrapalhando o seu foco em determinada tarefa.

Por exemplo, se você está estudando, mas a sua mente insiste em pensar no almoço que deve ser feito, ou na conta que deve ser paga, você deverá escrever esses pensamentos no papel para que eles sejam resolvidos depois dos estudos.

É como se fosse uma forma de “varrer” os pensamentos para que eles fiquem voltados ao que você precisa concluir no presente.

Como fazer mind dump?

Para fazer o mind dump você não precisa de muitos recursos, mas precisa de dedicação.

Por conta de preconceitos, muitas pessoas fazem a atividade de qualquer jeito ou com a ideia de que “não vai dar certo”. Isso pode atrapalhar os resultados, obviamente.

Por isso, expanda a sua mente pensando nessa possibilidade como uma nova forma de manter o foco nas suas demandas diárias. Veja abaixo:

1. Está desfocado? Separe 10 ou 15 minutos de pausa

Quando você perceber que está desfocado no trabalho ou nos estudos, separe de 10 a 15 minutos para ter uma pausa.

Mas não se engane! Essa pausa não deve ser, sempre, para um cafezinho ou algo do tipo. No caso do mind dump, a pausa deve ser especificamente para essa atividade.

2. Uma folha ou arquivo em branco para despejar ideias

Pegue uma folha de papel ou abra um arquivo em branco no seu computador. Em seguida, comece a despejar todas as suas ideias e pensamentos do momento.

Não precisa ser organizado, tampouco fazer sentido. Você pode criar lista, fazer texto corrido, conversar com o papel, enfim.

O importante é escrever e pôr para fora todos aqueles pensamentos que estavam “passando por cima” da atividade que você deveria estar executando com atenção.

Algumas pessoas podem, ainda, desejar desenhar ou rabiscar alguns traços que criem uma forma para sensações e emoções. Isso também ajuda na “varredura interna”.

Esse tipo de técnica fará com que você fique ciente de que todas as suas preocupações ficarão anotadas e, portanto, você não irá se esquecer delas mais tarde.

Além disso, quando colocamos as nossas dores em palavras, a tendência é que elas diminuam e pareçam cada vez mais simples.

Com o mind dump você pode voltar mais focado às atividades

Com o mind dump o seu foco pode ser restabelecido nos mais diversos momentos do seu dia. Talvez, na primeira vez não seja exatamente sim. Mas persista! Quem sabe isso lhe ajuda a ser mais focado. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.